Otimize seu espaço: Conheça tudo sobre coberturas retráteis!

Dicas

As coberturas retráteis surgiram inicialmente com o intuito de proteger ambientes externos da chuva, principalmente em casas e clubes de piscinas. Com o passar do tempo, sua utilidade foi mais explorada, e em diversas ocasiões as coberturas retráteis são fundamentais. Proteger ambientes da poluição, ajudar na ventilação do local, e otimizar espaços são algumas das características dessas coberturas.

Podem ser usadas em ambientes domésticos ou empresariais, onde conferem sofisticação e modernidade para os espaços. Além de muito versáteis, elas são práticas e bem duráveis.

Cobertura retrátil

Cobertura retrátil

 

Nesse artigo você vai descobrir vantagens, como e onde usar as coberturas retráteis! Confira uma série de dicas para você saber tudo sobre essa estrutura! Você não vai se arrepender!

Quais as vantagens de uma cobertura retrátil?

A principal vantagem de uma cobertura retrátil é a sua versatilidade! Ela pode ser mantida aberta ou fechada, perfeita para aquele espaço que queremos manter coberto somente em períodos de chuvas. A praticidade de abrir e fechar também facilita o manuseio desse tipo de estrutura.

As coberturas são capazes de proteger o local contra chuva e sol, e também otimizam espaços que muitas vezes não seriam utilizados. Com elas você pode transformar a sacada ou o jardim externo, em ambientes utilizáveis em todas as situações (com ou sem chuva, por exemplo).Sacada com cobertura retrátil

Cobertura retrátil

Jardim externo com cobertura retrátil

Onde utilizar?

Essas estruturas podem ser usadas tanto em ambientes residenciais como comerciais. Muitos clubes, hotéis e parque aquáticos utilizam essas coberturas, tanto para garantir conforto aos clientes, como para deixar o ambiente mais sofisticado.

Nos ambientes residenciais os locais de utilização são bem variados. Os espaços mais comuns são: jardins, quintais, piscinas, churrasqueiras, varandas, coberturas de apartamentos, salões de festas, corredores e estacionamentos. Em qualquer lugar que precise de proteção, a cobertura retrátil é bem-vinda. Inseri-la na decoração é uma maneira prática de sofisticar seu ambiente, e garantir iluminação natural.

Cobertura retrátil

Cobertura retrátil

Cobertura retrátil no jardim

Espaço para festas com cobertura retrátil

Como utilizar?

Coberturas retráteis podem ser usadas como uma estrutura de extensão de ambientes fechados, e ainda protegem o lugar da sujeira, chuva e demais intempéries. Os casos mais comuns em que elas são usadas, são nas sacadas de apartamento com coberturas retráteis, dessa forma, a área externa é integrada aos ambientes internos da casa.

Uma ideia interessante, é unir a sala de jantar ou a cozinha com a sacada fechada, formando um espaço gourmet mais descontraído.

Área gourmet com cobertura retrátil

Essas coberturas também se encaixam em casas que não possuem garagens, assim, abrigam o veículo de uma maneira bem moderna e diferenciada.

Garagem com cobertura retrátil

Garagem com cobertura retrátil

Garagem com cobertura retrátil

Tipos de coberturas retráteis

Os materiais da cobertura devem ser essenciais na hora da escolha da compra. Tipos mais comuns são os vidros, os policarbonatos, as lonas e os tecidos.

O vidro tem como sua principal vantagem, a alta proteção contra raios ultravioletas e mantém seu aspecto transparente por muito tempo.

Cobertura retrátil de vidro

Já o policarbonato é ideal para compor coberturas curvas e possuí uma alta resistência a impactos e intempéries, em contraponto, tem uma durabilidade menor e pode riscar com o tempo.

Cobertura retrátil de policarbonato

As lonas e tecidos são mais convencionais e oferecem proteção a chuva e a incidência de sol, permitindo que a luz natural transpasse de uma forma mais sútil.

Cobertura retrátil em lona

Móveis da Iaza em ambientes com cobertura retrátil

Para seu ambiente externo, a Iaza móveis de madeira oferece opções de cadeiras, banquetas, mesinhas e poltronas para você melhor adaptar com seu ambiente coberto. Nossa linha Ilha Bela conta com produtos feitos para área externa que combinam perfeitamente em frente a uma piscina ou em um jardim com plantas.

Se você adora esse contato com a área externa, confira também o artigo sobre móveis para jardim e descubra como decorar esse espaço de sua residência.

 

Conjunto Ilha Bela Iaza
Conjunto Ilha Bela Iaza

Para sofisticar sua sacada com cobertura retrátil, contamos com a poltrona e o sofá com almofadas removíveis Brugge, ideais para ambientes descontraídos.

Linha Brugge Iaza

E aí, gostou dessas dicas sobre as coberturas retráteis? Deixe seu comentário sobre como gostaria de usar essa estrutura, vamos amar saber!

Sobre o autor:

Christian Saidok

Catarinense, o Chris tem 20 anos e é apaixonado por futebol e fotografia. Futuro publicitário, ele acredita que a propaganda é a chave para o consumidor. No blog, busca todas as tendências no campo da decoração e se renova dia a dia atrás de informações relevantes para o ramo moveleiro.

Veja mais artigos dele

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *