3 formas incríveis de usar cristaleira na decoração

Dicas

A cristaleira é um móvel envidraçado feito para expor louças, cristais e decorações na sala de jantar ou em outro ambiente da casa.

Surgiu da paixão que a Rainha da Inglaterra Mary, na época, tinha por louças e desejava expor suas porcelanas azuis e brancas, cores do seu País de origem, a Holanda. Mary pediu para que um artesão a fizesse, e desde então ela não deixou de ser usada nos interiores. Inicialmente o costume foi adotado em toda a Europa, EUA e chegou ao Brasil com a corte portuguesa.

Depois de saber um pouquinho mais da história desse móvel, ficou mais fácil entender porque ela é símbolo de nobreza e poder, não é? Por se tratar de um móvel bem tradicional, as cristaleiras além de incluírem um charme todo especial à decoração, elas também adicionam nostalgia na casa, já que remetem a algumas memórias afetivas, como por exemplo, a lembrança de tradicionais cristaleiras na casa de avós.

Investir em uma cristaleira na decoração é garantir um espaço muito mais aconchegante e intimista. Elas agregam um valor sentimental ao ambiente, e fazem com que boas lembranças sejam despertadas.

Elas estão voltando a ganhar muito destaque nas tendências para interiores e para te ajudar na hora de incluí-la na decoração, separamos algumas sugestões de como e onde usá-las, acompanhe no artigo de hoje.

1 – Cristaleiras na sua função original: Exibir cristais, louças, coleções e até mesmo objetos herdados e valiosos nas cristaleiras, ainda é o principal objetivo desse móvel. As cristaleiras fazem toda a diferença na decoração, e podem ser usadas na sala de jantar, salas de estar e também na cozinha. Seu estilo é variado, tem desde os modelos mais rústicos, com toque vintage, até as mais modernas com design diferenciado.

Cristaleira de madeira e vidro
Fonte: Iaza

Confira essa cristaleira em nossa loja!

Essa é a função original, além de complemento para a sala de jantar, armazenando louças e cristais utilizados em jantares, elas também dão um destaque todo especial na decoração quando estão reluzindo os cristais que estão no seu interior.

Cristaleira na sala de jantar
Fonte: Iaza

Investir em uma bela cristaleira na lateral da mesa de jantar, é sem dúvidas, acertar em um complemento que fará toda a diferença no ambiente.

Sala de jantar com cristaleira
Fonte: Iaza

 

2 – Cristaleiras para exibir coleções ou guardar livros: A cristaleira fica maravilhosa para ser usada como vitrine. Seja para expor coleções, lembranças de viagens ou objetos antigos, essa é uma função que foi dada às cristaleiras ao longo dos anos e hoje vem sendo cada vez mais usada em todos os estilos de decoração.

Cristaleira na decoração
Fonte: Pinterest

Você pode categorizar os enfeites no móvel, e usá-los para destacar a decoração. Como as cristaleiras são móveis envidraçados, tudo o que está nela fica à vista, e você pode usar isso para preencher o ambiente e enche-lo com coisas que falem sobre sua personalidade.

Cristaleira na decoração
Fonte: Pinterest
Cristaleira envidraçada na decoração
Fonte: Iaza

Confira essa cristaleira em nossa loja!

Além de exibir coleções, você também pode gostar de usá-la para livros. Com várias prateleiras internas, as cristaleiras ótimas para organizar e proteger livros da poeira no seu home Office ou sala de estar. As portas de vidro permitem que os exemplares sejam expostos e fiquem bem fáceis de ser encontrados.

Cristaleira na decoração
Fonte: Pinterest

3 – Cristaleiras na área gourmet: E as cristaleiras que servem como apoio da área gourmet? São opções perfeitas para decorações modernas, sua funcionalidade e beleza enchem o ambiente de elegância e descontração, um móvel perfeito para montar um cantinho charmoso e com tudo o que você precisa.

Cristaleira de madeira na decoração
Fonte: Iaza

Confira essa cristaleira em nossa loja!

Cristaleira na área gourmet
Fonte: Iaza

Confira essa cristaleira em nossa loja!

Como não errar na escolha: Existem diferentes formatos e tamanhos de cristaleiras, e o primeiro detalhe que você precisa atentar-se, é para as medidas. Decida o lugar onde colocará o seu móvel, e verifique todas as medidas que ali cabem.

Depois de saber quais são as medidas que você precisa, é hora de decidir a função da sua cristaleira. Se ela for usada para servir de apoio e decoração na sala de jantar por exemplo, você pode optar por um modelo que tenha portas de vidros e várias prateleiras para armazenar e expor o máximo de itens possíveis.

Mas além desse modelo servir para salas de jantar, as cristaleiras envidraçadas podem ser usadas em diferentes ambientes e para distintas funções. É só você escolher onde deseja expor seus itens favoritos na decoração da sua casa, que ela fará seu papel. <3

Cristaleira de madeira e vidro
Fonte: Iaza

Confira essa cristaleira em nossa loja!

Independente do estilo de decoração da sua casa, você percebeu que a cristaleira pode ser usada em qualquer um deles?

Escolha a sua e monte um cantinho incrível. 🙂

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *