Mesinhas na decoração: Tudo sobre mesas de centro e mesas laterais

Dicas

Você acha lindo usar mesinhas na decoração, mas tem dúvida de qual, como e onde usar? Não se preocupe, você não é o único, a maioria das pessoas fica indecisa na hora de decidir pela mesinha ideal, e às vezes acaba esquecendo de algumas coisas básicas que podem ajudar e muito!

Porque usar mesinhas na decoração?

Mesa de centro, mesa lateral, mesa de canto, mesa de apoio… As mesinhas são móveis que combinam com qualquer estilo de decoração e nunca deixarão de ser usadas, no centro ou na lateral da sala de estar, elas são multifuncionais e enchem a decoração de charme e estilo.

Nesse post nós vamos te mostrar a funcionalidade das mesinhas laterais e das mesinhas de centro na decoração. Você vai saber os melhores formatos, medidas e também como decorá-las.

Vamos começar pelas mesas de centro?

Como escolher a mesa de centro ideal

Para um ambiente agradável, é indicado deixar no mínimo 60cm entre a mesinha e o sofá, tenha sempre em mente que você não pode sufocar o espaço de circulação das pessoas, então, antes de escolher a sua mesinha, verifique as medidas da sua sala e descubra qual é a ideal pra você!

Conjunto Sala de estar

E o formato? Se a sua sala de estar for quadrada, a melhor opção de mesinha, será no formato quadrado ou redondo. Agora se a sua sala for retangular, opte pelas mesas ovuladas ou retangulares, essas combinações darão a sensação de continuidade ao ambiente.

mesinhas na decoração

mesinhas na decoração

Quanto ao tamanho da mesinha de centro, como já falamos, não existe muito segredo na hora de escolher a sua, a dica básica é o tamanho do espaço que você tem disponível. Se o seu ambiente é compacto, opte por móveis menores, existem várias mesas de centro com medidas especiais para ambientes pequenos.

mesinhas na decoração

Decorando as mesinhas de centro

Além de serem versáteis e decorativas, as mesinhas na decoração servem para apoiar objetos na sala de estar e para deixar o ambiente ainda mais charmoso. A dica principal para decorá-la e mantê-la funcional, é atentar-se para as peculiaridades dos moradores da casa.

Se tiver crianças, por exemplo, evite materiais com vidro ou qualquer material que possa machucá-las. O mesmo vale para quem tem bichinhos de estimação, artigos frágeis e que quebram com facilidade devem ser deixados de lado para evitar problemas.

mesinhas na decoração

Não esqueça de deixar espaço disponível para apoiar xícaras, copos e aperitivo por exemplo. Afinal, as mesinhas na decoração da sala não servem só para decorar, mas também como apoio.

Uma dica para decorá-la em qualquer estilo é apostar em arranjos, miniestátuas, velas, livros e revistas. Se puder colocar objetos que transmitam a personalidade dos moradores da casa, melhor ainda, Isso criará um ambiente ainda mais convidativo e personalizado.

mesinhas na decoração

mesa de centro de madeira com espelho

Para não errar na composição dos objetos, coloque-os de forma simétrica, variando a altura, espessura, cores e formatos das decorações. Aah, uma dica importante: opte por artigos decorativos mais baixos, assim não atrapalhará a visão da TV.

mesinhas na decoração

mesinhas na decoração

Uma dica bacana pra quem tem bastante espaço na sala de estar, é usar duas mesinhas de centro, uma maior e uma menor, olha que lindo fica!

mesinhas de centro na decoração

Mesinhas laterais: Porque ter uma?

Para garantir uma decoração esplêndida na nossa casa, vários detalhes são levados em consideração, e é o conjunto desses detalhes, que resultam em composições harmônicas e charmosas. As mesinhas na decoração são móveis chaves no processo de organização de um ambiente, já falamos dos detalhes das mesas de centro e agora vamos falar das mesinhas laterais.

A mesinha lateral não é um móvel que costuma estar na listinha de móveis necessários para a casa, mas ela é capaz de dar um toque final super especial na sala de estar.

1. Conhecer os estilos de mesinhas laterais

2. Escolher a medida ideal

3. Aprender onde colocá-las

4. Decorar sua mesinha lateral

1. Conheça os estilos de mesinhas laterais

As mesinhas laterais ou mesinhas de canto  são ótimas para servir de apoio no ambiente, e também para completar a decoração, por isso, ela precisa casar com os demais móveis, e seguir o mesmo estilo da casa. Para isso, você tem diversas opções no mercado.

Mesinhas de vidro ou com espelho: Os móveis que levam vidro ou espelho na composição, acrescentam um toque super especial de glamour e sofisticação ao ambiente, então se você pretende ter uma mesinha mais decorativa do que funcional, sem dúvidas essa é a escolha certa!

mesinhas de centro na decoração

Mesinhas rústicas: Se você é do estilo rústilo e mais sustentável, a escolha certa é a mesinha lateral rústica. Ela deixa o ambiente mais natural e aconchegante, e combina facilmente em diversos estilos de decoração.

mesinhas laterais na decoração

mesinhas de canto na decoração

Mesinhas com gavetas: Quando a realidade é um espaço minúsculo, tudo precisa ser otimizado, não é? As gavetas são fortes aliadas da decoração compacta, afinal, um dos maiores desafios dos pequenos ambientes é: Onde guardar as coisas? E vamos combinar, nada como gavetas para organizar o cômodo, ainda mais na sala que tem controle remoto, livros, chaves…

mesinhas na decoração

mesinhas na decoração

Mesinhas modernas: Mesinhas com design diferenciado são ótimas apostas para quem deseja dar um “tchãn” na sala de estar. Delicadas e funcionais, elas serão destacadas na decoração e transformarão o ambiente, que tal?

mesinhas na decoração

2. Escolha a medida ideal:

Existem diversas medidas para mesinhas na decoração, e escolher a medida certa é fundamental para conseguir uma boa harmonia no espaço. Se você tem pouco espaço sobrando ao lado do sofá por exemplo, opte por um modelo pequeno e simples para ocupar o lugar sem prejudicar o restante do espaço.

Se a sua sala de estar é pequena e você não abre mão de ter uma mesinha, uma ótima solução é substituir a mesa de centro pela mesinha lateral, assim você não atrapalha a circulação das pessoas, e usa como apoio a mesinha lateral.

3. Saiba onde colocá-las

Pra falar a verdade a mesinha lateral é uma inovação da tradicional “mesinha de telefone”, e por isso o lugar original dela é ao lado do sofá. 🙂 Como hoje o telefone fixo deixou de ter um lugar exclusivo para ele (rs), a mesinha lateral se tornou o lugar para porta-copos, controle de TV e enfeites, mas continua sendo usada na maioria das vezes, na lateral do sofá ou entre poltronas.

mesinhas na decoração

Mas nada impede que você não aproveite aquele cantinho vazio e sem função da sua casa, para incluir uma mesinha lateral e usá-la como suporte e decoração do ambiente.

mesinhas na decoração

4. Decore sua mesinha lateral

Certo, você já decidiu o estilo da sua mesinha, já sabe qual é a medida certa e onde você irá colocá-la. Mas o que colocar sobre ela? Como decorar esse móvel delicado e cheio de charme? Você pode decorá-lo com relógio, vasinhos de flor, lembranças de viagens, luminárias…

mesinhas na decoração

As mesinhas na decoração realmente são bem versáteis e podem ser usadas de diversas formas na sua casa. Agora você tem as dicas na mão, e sabe como e onde usá-las. Bora apostar nesse móvel pra dar um tchãn na sua sala? Ah, se você precisar de ajudar para escolher o sofá da sua casa, confira esse guia definitivo para escolher o sofá, ele vai te ajudar muuuito. 😊

Móveis de madeira para sala de estar

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *