Curiosidade: Por que móveis de madeira estalam?

Dicas

Quem nunca sentiu medo ou se arrepiou todo quando os móveis de madeira dão um estalo durante a noite? 

Não é só você quem “sofre” dessa sensação de viver em um filme de terror quando isso acontece, e fique tranquilo, pois o motivo real está longe de uma atividade paranormal! 

Móveis de Madeira de Maciça
Fonte: Iaza

Móveis de madeira, principalmente os de madeira maciça como o nosso Aparador Flora passam por um processo de expansão com o calor e de contração com o frio, essa regra se aplica também a outros objetos.

Aparador de Madeira Maciça
Fonte: Iaza

Esse processo gera um ruído, o notável estalo que escutamos principalmente à noite, pela amplitude térmica e pelo silêncio que a noite concebe.

Assim, a mobília se contrai em maior ou menor grau quando esfria durante a noite, ajustando suas diferentes peças entre si, em composições como na sala ilustrada, onde há mais de uma peça de madeira maciça,  é comum escutar mais de um tipo de estalo com timbres diferentes.  

Ambiente com Móveis e madeira
Fonte: Iaza

A umidade também pode influenciar, pois à medida que o ar esfria, diminui a capacidade que ele tinha de conter o vapor d’água quando sua temperatura era mais alta, e se produz umidade capaz de exercer alguma influência sobre o estado dos objetos, sobretudo a madeira, que é matéria viva. 

Gostou da explicação? Espero que você se sinta mais confortável na próxima vez que escutar tais estalos durante a noite! E para ter acesso a mais conteúdo exclusivo sobre decoração e móveis de madeira, acesse o nosso Blog!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *