Dicas para conservar seus móveis de área externa

Dicas

Da mesma forma que os móveis internos, os móveis externos também merecem atenção quando se trata de cuidados para que se mantenham sempre muito bem preservados, mesmo com as variações do clima e temperatura.

Se você está lendo esse post e sabe o quanto é bom aproveitar os dias livres, férias e finais de semana na área ao ar livre de casa, você certamente é uma pessoa privilegiada, por isso separamos essas dicas essenciais para você poder sempre curtir tendo móveis bem conservados, veja: 

  • Produtos impermeabilizantes
  • Higienização correta 
  • Proteja os móveis da exposição 
  • Substâncias que causam manchas
  • Almofadas também merecem atenção
  • Verifique os parafusos

Acompanhe abaixo todas essas dicas de forma detalhada e mantenha seus móveis da área externa conservados por muito mais tempo.

Produtos impermeabilizantes

Sabemos o quanto é complicado a manutenção de móveis que são expostos ao tempo, por isso, um fator essencial e de muita eficácia na hora de cuidar dos nossos móveis é impermeabilizá-los, por trazer um nível de proteção a mais em relação a fatores como chuva, garoa, e até mesmo longa exposição ao sol.

Para os móveis de madeira, por exemplo, os produtos indicados são stain e verniz. Com eles, a tinta terá uma maior durabilidade e terá uma proteção adicional em relação à água, fator que não combina muito com móveis de madeira.

Impermeabilizar móveis
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Higienização correta

A limpeza adequada para cada tipo de móvel é de extrema importância para a sua durabilidade estendida. Para os móveis de ferro, plástico e alumínio,  a dica é que se faça a limpeza com frequência com água e sabão neutro, de forma rápida e prática, bem como evitar o uso de produtos abrasivos como palha de aço e cloro, os quais podem danificar os móveis e manchá-los.

Entretanto, para os móveis de madeira não é indicado que se lave com água e sabão, o fundamental é que os mesmos sejam limpos suavemente com um pano úmido, para tirar o pó.

Higienização dos móveis
Fonte: Pexels

Proteja os móveis

  • Móveis de madeira

Por serem mais delicados, os móveis de madeira são os que mais merecem atenção,  ou seja, quando não estiverem sendo usados, o ideal é que se recolham ou cubra-os de forma que fiquem protegidos de todas as variações do tempo.

  • Móveis de ferro

A preocupação em relação a esse material é a chuva, por eles ficarem expostos a atenção deve ser maior para que não ocorram oxidações. Então, na  hora de escolher seus móveis de ferro para área externa, opte pelos que são galvanizados ou revestidos de tinta esmalte (epoxi pesquisar)

  • Móveis de alumínio e plástico

Já os móveis de alumínio e plástico são mais resistentes ao ambiente externo e acabam não precisando dessa proteção adicional, por isso, são ótimas opções para quem deseja facilidade no dia-a-dia. 

Móveis protegidos
Fonte: Unsplash

Substâncias que causam manchas

Quando estamos curtindo a área externa de nossa casa, principalmente em dias de sol, é ótimo levarmos petiscos e comidas rápidas para degustarmos, porém temos que ter atenção em relação a esses alimentos e o contato com nossos móveis.

Para o ferro, substâncias como: vinagre, cebola e limão merecem cuidado por serem ácidas e terem a possibilidade de manchar o mobiliário. Em contrapartida, para a madeira a atenção é redobrada, por a peça possuir poros, as substâncias que entrarem em contato podem causar manchas muito mais rápido e torna-se mais difícil mantê-los intactos, o cuidado especial vale com gordura, refrigerante e panelas quentes.

Portanto, independente de qual o material do móvel de sua casa,é recomendado que sejam usadas tábuas, suportes, porta copos ou até mesmo toalhas de mesa nesses momentos de refeição para proteger as mobílias e mantê-las bem cuidadas.

Toalha de mesa
Fonte: Mago de Casa

Almofadas também merecem atenção

Junto com sofás, puffs e cadeiras de áreas externas, as almofadas são itens que trazem conforto e dão um toque especial para um ambiente descontraído entre família ou amigos. 

As opções ideais de almofadas são as que possuem tecidos impermeáveis, além de serem mais fáceis de limpar, são mais resistentes e possuem maior durabilidade. Outros pontos essenciais são: lavar com água e sabão neutro periodicamente e quando não estiverem sendo usadas o ideal é que se armazene em locais secos e arejados.

Conservar móveis de área externa
Fonte: Santa Helena

Verifique os parafusos

Mesmo que seja um passo simples, é fácil de ser esquecido ou deixado para trás e causar algum dano para o móvel, ou seja, é fundamental que se verifique os parafusos do seu móvel (de madeira, alumínio ou ferro) de tempos em tempos, sabendo que essas peças podem afrouxar é uma forma de trazer mais segurança para você e sua família.

Viu só? Com essas diquinhas ficará mais fácil de organizar os pontos de limpeza e organização dos seus móveis de ambiente externo. Esperamos que tenha gostado das dicas! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *