Dicas para deixar seu jardim mais acolhedor

Decoração

Ter um jardim em casa é perfeito para quem gosta de plantas e de ter uma área extra para descanso, lazer e receber visitas. Quanto mais acolhedor for esse espaço, melhor!

No entanto, não é todo mundo que sabe como deixar o jardim mais acolhedor e aconchegante. Este é o seu caso? Então, continue a leitura e confira dicas para transformar esse espaço!

1. Invista em móveis para jardim

Uma das dicas mais eficazes é comprar móveis para jardim, espalhando-os estrategicamente nessa área. Dessa forma, terá um local perfeito para se sentar, admirar a paisagem e receber visitas com todo o conforto.

Existem várias opções de móveis que contribuem para ter um jardim acolhedor, como o banco de madeira. Ele oferece espaço para se sentar, além de colaborar com a decoração do jardim.

Há uma grande variedade de bancos, como os que são feitos com madeira maciça, material resistente a danos. Se preferir, também dá para garantir modelos que mesclam madeira maciça e ferro, alternativas modernas e que fogem um pouco do clássico.

Se quiser complementar a decoração, dá para investir em banquetas ou cadeiras, passando a ter mais assentos para acomodar a família ou recepcionar visitas.

banco de ferro para jardim
Foto: Iaza

Quer diferenciar a decoração de seu jardim? Então, experimente trabalhar o espaço vertical, utilizando uma estante com vasos de plantas. O resultado é muito mais bonito e original, com um clima mais aconchegante.

Se o jardim tiver um espaço para refeições, considere comprar mesa de madeira com cadeiras. Assim, terá um móvel perfeito para reunir a família e visitas, passando momentos inesquecíveis juntos em seu jardim!

Um detalhe importante: a madeira é um material perfeito para uso em áreas verdes! Ela garante um ambiente mais harmônico e visualmente agradável, combinando melhor com jardins.

Portanto, dê preferência a esse material ao comprar móveis para o espaço, mas lembre-se sempre consultar o fabricante e ver se os móveis que você escolheu servem para as áreas externas e para ficarem expostas ao tempo, com muita incidência de sol e chuva.

Se quiser montar uma decoração que fuja do óbvio, uma alternativa é escolher móveis que combinam madeira maciça e ferro, bem como que tenham um design mais moderno e atual.

E se a sua opção for um jardim de inverno, ou até mesmo um espaço, no seu jardim, sem alta incidência de sol e chuva, na Iaza Móveis há uma seleção de peças perfeitas para deixar o seu espaço e jardim mais acolhedor!

Leia também:

>>> Como criar um jardim de inverno na sua casa

2. Cuide das plantas

Pode parecer uma dica óbvia, mas não é! Há quem não cuide regularmente do jardim, seja por falta de tempo ou por não saber como, e é aí que está o problema.

Quando não se faz regas e podas de maneira correta, há o risco de as plantas morrerem ou ficarem secas e com folhas mortas. Isso causa uma impressão ruim de pouco ou nenhum cuidado, além de tirar o aconchego do espaço.

Quer evitar esses problemas? Então, cuide de seu jardim com maior frequência. O ideal é estabelecer uma rotina de análise, rega, poda e adubação, considerando os tipos de plantas para jardim que possui.

As regas e podas variam de acordo com a planta, mas há duas dicas para jardim que lhe ajudam nesses processos. Uma delas é fazer a rega quando notar que a terra está seca. Ela deve ficar úmida e não encharcada. Por isso, não exagere na água.

Outra dica é sobre a poda: é comum realizá-la quando notar folhas amareladas e caules secos. Faça esse processo preferencialmente no outono, que é uma época mais favorável à poda, contribuindo para o desenvolvimento saudável das plantas.

Mulher cuidando do jardim de casa.
Foto: Freepik

No que se refere à adubagem, ela deve ser feita de acordo com cada tipo de planta. Sua finalidade é fornecer nutrientes para que se desenvolva de maneira saudável, com crescimento adequado.

Se notar sinais de pragas e fungos, consulte um especialista para saber o que usar para eliminar esses problemas de uma vez. Normalmente, atendentes de lojas especializadas conseguem identificar o problema e indicar o produto ideal para solucioná-lo.

3. Limpe o jardim

Um jardim limpo passa uma imagem de organização e beleza, tornando o ambiente agradável. Por isso, não abra mão de realizar limpezas periódicas na área. 

Remova folhas e galhos que estão no solo, varrendo a área com uma vassoura própria para uso em terra. Se as folhas de plantas estiverem com pó, experimente borrifar água nelas ou limpá-las com um pano macio seco.

Possui móveis no jardim? Então, não se esqueça de limpá-los! Siga as orientações de limpeza do fabricante, para minimizar o risco de danos nas peças, mantendo-as em perfeito estado.

4. Aposte na iluminação especial

Uma iluminação especial faz toda a diferença no ambiente, principalmente à noite, valorizando seu jardim. A dica é usar luminárias, feixes e cordão de luz, posicionando-os de modo estratégico. Assim, conseguirá evidenciar suas plantas!

Além disso, o ideal é que trabalhe com luzes em cores que passam sensação de aconchego. A luz amarela é a que mais remete ao conforto e ajuda a realçar a cor das plantas. Deixe a luz branca para clarear locais que precisam de uma iluminação maior, como caminhos e portas.

5. Use objetos decorativos

Outra dica perfeita para transformar seu jardim é usar objetos decorativos! É possível trabalhar com vasos, suportes, pendentes, caixotes, bicicletas, esculturas e fontes. Há, ainda, a possibilidade de investir em gazebos, redários, pergolados, entre outros.

Na hora de escolher esses itens, dê preferência para os que combinam melhor com a decoração do espaço. Por exemplo, se for um jardim clássico, esculturas e fontes são perfeitas para o ambiente. Caso seja um jardim mais romântico, vasos, pendentes, bicicletas, cordão de luzes, entre outros, combinam melhor.

Um dos diferenciais desse tipo de material é que costuma ter preços acessíveis, portanto, dá para deixar seu jardim ainda mais bonito e aconchegante sem gastar uma pequena fortuna.

pergolado com bancos suspensos
Foto: Dia de Brilho

6. Invista num projeto de paisagismo

Não sabe exatamente como montar um jardim bonito e aconchegante? Uma dica é investir em um projeto de paisagismo jardim, que planeja e executa espaços verdes de modo a ter o melhor resultado possível, com um ótimo aproveitamento da área.

Além disso, envolve a escolha das plantas certas para o tipo de jardim que pretende montar, considerando características como quantidade de luz solar recebida, espaço disponível, floração, porte e necessidade de manutenção.

Gostou das nossas dicas? Então acesse o site da Iaza Móveis e garanta seus produtos favoritos para criar um jardim incrível!

 

Leia também:

>>> Como conservar móveis de madeira maciça?

>>> 4 passos para ter sua horta em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *