DIY: Decoupage na madeira

Dicas

A técnica de decoupage é uma maneira fácil de dar uma nova cara tanto para a sua mesa de jantar quanto para uma tábua de cortar carne. Aprenda a fazer você mesma essa técnica super fácil, confira!

O QUE É?

Se você tem em casa aquele móvel em que é muito útil e indispensável, a técnica de decoupage na madeira ensinada nesse post servirá perfeitamente para você!

   Essa técnica é uma maneira divertida e fácil de decorar não só móveis, mas sim como qualquer objeto, tanto menores ou maiores em dimensões. Aquele vaso sem graça que você tem guardado? Quadros, caixinhas, prateleiras? Mesas de jantar desde tábua de cortar carne? Sim, para tudo isso você consegue aplicar uma nova superfície, dando vida nova rapidamente, assim como é fácil aprender a técnica.

QUAIS MATERIAIS PRECISO?
Para cada objeto em que você for manusear, você poderá manusear meterias diferentes. Para cobrir a superfície você pode usar cartões, pedaços de tecidos finos, recortes de revistas e jornais, papel de arroz, sacos de papel, embrulhos ou papel específico para esse tipo de técnica. A escolha dos materiais irá depender dos seus gostos, da necessidade e função da superfície a decorar.

A princípio você irá precisar de:

– Cola Branca
– Material para revestir a superfície
– Pincel
– Verniz a base de água
– Tesoura

Para um melhor resultado você poderá utilizar também:

– Fita
– Tinta branca
– Lixa
– Rolo ou esponja

 Se o seu material for tecido, opte por cola branca específica para tecido. Você também pode estar fazendo seu próprio verniz natural: parta um ovo e separe a clara. Em seguida, junte uma colher de chá de água destilada, outra de óleo de linhaça e misture. Você utilizará esse isolante natural no final do processo.

PASSO A PASSO

1° Antes de tudo, limpe a superfície deixando-a livre de sujeira e pó. Lixe o móvel para retirar pequenas imperfeições;

2° Marque previamente o formato que o papel ficará no móvel, recorte o papel no formato que você marcou;

3° Aplique uma demão de tinta branca e depois de secar de mais uma lixadinha;

2a

 4° Cole a gravura no local desejado – a cola pode ser aplicada no verso da imagem ou direto no móvel. Coloque o papel sobre a superfície do objeto com cola e tire as bolhas cuidadosamente com um rolo, uma esponja ou mesmo com o polegar.

 Cuide para que a totalidade da imagem fique bem colada, principalmente suas bordas. Deixe secar – Se o papel for grosso, mergulhe-o na água apenas o tempo suficiente para ele relaxar, cerca de 10 segundos. Isto tornará mais fácil de moldar o papel no seu mobiliário.

2b

 5° Por último, aplique o verniz. Quanto mais camadas de verniz, mais parecido com pintura ficará e melhor será o resultado. Também pode-se usar várias camadas de cola branca para finalizar a técnica, o resultado ficará bem parecido com a aplicação de verniz.

2c 2d 2e

INSPIRAÇÕES

 Viu só como é fácil? Em uma tarde você consegue dar uma cara nova a qualquer objeto ou móvel. Aqui separamos algumas imagens de decoupage na madeira para você se inspirar e fazer você mesma, confira:

3g 3h 3a 3b 3e

 

 

2 Comentários

    • Iaza Blog

      Oi Ana, ficamos felizes em ter te ajudado com o post 🙂 Mas não vendemos o papel. Você deve encontrar em grandes papelarias, de uma olhada nas opções de papelaria online 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *