Melhores Tradições e Simpatias de Ano Novo

Dicas

No ano novo há várias superstições, todas com o intuito de desejar que o ano seja maravilhoso, que traga sorte, que ocorram mudanças e por aí vai.. Qualquer simpatia, ritual ou tradição é válida na virada, basta você acreditar nela!

Há quem goste de fazê-las antes ou mesmo durante a virada, para dar certo. Quer saber mais sobre as tradições de final de ano? Separamos as melhores nesse post!

Pular 7 Ondas

É a mais conhecida e praticada, quem passa o ano novo na praia costuma sempre fazer essa simpatia! O ritual consiste em pular 7 ondinhas depois da meia noite e para cada onda fazer um pedido que deseja realizar no próximo ano. Após realizados os pedidos não deve virar as costas para o mar, pois isso pode trazer má sorte.

Pular 7 ondas no mar
Fonte: Circulando aqui

Agora, você sabe a origem e real significado das 7 ondas? 

Essa tradição é de origem africana, da tribo umbanda para homenagear Iemanjá, conhecida como Rainha do Mar. Acredita-se que a pessoa que realizar esse ritual vai ter a purificação e proteção para o próximo ano. Já o número 7 é considerado muito espiritual e representa Exu, filho de Iemanjá.

Cores para passar o Réveillon

 Decidir a cor que deseja passar o ano novo é fundamental, pois cada cor transmite uma energia e possui um significado  especial, conheça elas:

Cores para usar na virada
Fonte: Paipee

Branco: é a mistura de todas as cores e simboliza paz, pureza e harmonia. Em outras palavras, desejar que o próximo ano seja leve e tranquilo.

Vermelho/ Rosa: para quem deseja encontrar “a cara metade” usar as cores rosa ou vermelho são perfeitas, pois significam amor e paixão.

Azul: como um porto seguro, o azul caracteriza segurança nas ações e decisões, assim como serenidade e tranquilidade para conseguir realizá-las.

Amarelo/ Dourado: remete ao ouro, e está relacionado a riqueza e prosperidade. Muito usado para quem procura estabilidade financeira e sucesso.

Verde: simboliza a esperança de um ano melhor! Também remete a saúde e equilíbrio, que são essenciais em nossas vidas.

Roxo/ Lilás: cores com significado muito espiritual. Além disso, foi escolhida como a cor Pantone 2022, por isso as expectativas estão altas para essa cor durante a virada.

Laranja: força, coragem e ousadia. A cor laranja transmite muita energia, ideal para quem busca por mudanças e novos desafios.

Preto: existe um tabu a ser quebrado, pois a cor preta também pode ser usada na virada. O preto representa inteligência e sabedoria, por ser uma cor sóbria.

Comidas Especificas

Evitar comer carne de aves: costumam dizer que as carnes de animais que ciscam devem ser evitadas na virada, por exemplo, as aves. Esse é um sinal de má sorte e atraso na vida, para os supersticiosos acredita-se que a vida ande pra trás e que o ano anterior se repita.

Frutas Secas: simbolizam sorte e fartura, e foi assim que surgiu a tão polêmica uva-passa no arroz. Além disso, podem ser usados outros tipos de frutas secas ou mesmo cristalizadas.

Comer Lentilha: é uma tradição muito popular comer lentilha e existem vários pratos para fazer no réveillon. Ela simboliza boa sorte para o ano que se inicia. 

Comer Uva ou Romã: as duas frutas são sinônimos de fartura e prosperidade por apresentarem bastantes sementes. Quando comer a fruta guarde suas sementes na carteira e garantirá dinheiro o ano todo.

Dica Extra: outra tradição com uva é comer 12 gomos, que representam os doze meses do ano e fazer um pedido para cada um.

Brinde com espumante

Até quem não acredita em superstições faz o tradicional brinde às 00:00. Além de um costume de virada de ano, brindar esteve presente desde as celebrações ancestrais. O ato de brindar com espumante representa festividade e alegria, que é o que queremos durante a virada, não é mesmo?

Brinde de espumante no ano novo
Fonte: Sabor a vida

Supersticiosos ou não, simpatias e tradições não faltam! Desde colocar dinheiro dentro do sapato, usar alguma cor específica ou folha de louro na carteira, o intuito é desejar um ano excelente, tanto financeiramente, espiritualmente ou no amor.

E você faz alguma tradição diferente das que citamos? Deixa aqui nos comentários, vamos adorar saber!

Sendo assim, desejamos um ano de muita harmonia, paz e conquistas.. Feliz e Próspero Ano Novo!!!

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *