Como fazer uma decoração de festa junina inesquecível

Dicas

“Olha isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais, olha, quem tá de fora quer entrar, mas quem tá dentro não sai”. As comidas típicas, quadrilhas, brincadeiras e tradição das festas juninas animam o inverno e contagiam todas as idades. A decoração de festa junina é um dos itens indispensáveis para garantir a festança, e nesse post vamos te mostrar o que não pode faltar, quem continua nessa quadrilha?

Sobre as festas juninas

“Pula a fogueira iaiá, pula fogueira ioiô”. É nesse clima que nós vamos falar um pouco da tradição por trás dessa festa típica brasileira. Você conhece a história? Sabe como ela surgiu?

Em homenagem aos três santos católicos (São Pedro, São João e Santo Antônio), as festas juninas acontecem no Brasil há mais de quatro séculos, e embora a tradição de hoje em dia seja celebrar os santos, elas surgiram já na época da colonização, quando os portugueses trouxeram para cá vários costumes europeus, dentre eles, as festas juninas.

Hoje em dia as festas juninas são tão tradicionais no Brasil, que só perdem para a maior festa nacional, que é o carnaval. A comemoração típica agrada todos os estados do Brasil, e muitas pessoas acabam comemorando ela diversas vezes, e é por isso, que ela é estendida também para o mês de julho.

No Nordeste a festança é tão grande, que chega a movimentar o estado todo, a economia, e ainda é motivo para concursos culturais.

decoração de festa junina
Fonte: Blog Viagem e Turismo

Já as várias receitas feitas com milho (pipoca, curau, milho cozinho, bolo, pamonha…), simbolizam as boas colheitas de milho da época da colonização. A fogueira, que é um ícone das festas juninas, passou a ser usada para aquecer os festeiros, já que o evento normalmente acontece em noites frias de inverno.

decoração de festa junina
Fonte: Como fazer em casa

Dizem que a tradição de usar bandeirinhas na decoração de festa junina, vem do hábito que os antigos tinham de gravar imagem de santos em grandes bandeiras coloridas para homenageá-los. Com o passar dos tempos, as bandeiras foram mudando, até chegarem nos formatos pequenos e coloridos que temos hoje para decorar as festas.

bandeirinhas na decoração
Fonte: Pinterest
bandeirinhas na festa junina
Fonte: Pinterest

Já o uso dos balões, conta-se que eram usados para avisar a vizinhança que a festa iria começar. Embora eles sejam proibidos no Brasil, pois são bem perigosos, eles podem ser usados de forma pendente e decorativa nas festas juninas, dessa forma eles enfeitam sem riscos. 😊

festa junina com balão
Fonte: Pinterest

Decoração de festa junina

Se você vai organizar um arraiá para os amigos ou familiares, já sabe que a decoração de festa junina é o fator chave para caracterizar o evento. O evento é simples, e por isso não precisa de grandes investimentos para garantir uma festança bem temática e divertida. Mas apostar em detalhes e muuuitas cores para animar a festa é essencial! Nós vamos te mostrar o que você não pode esquecer, bora acompanhar?

Bandeirinhas por toda parte: São elas que criam a identidade do evento, por isso, vale a pena apostar em muitas bandeirinhas coloridas para decorar a festa junina. Você pode fazê-las com papel seda, papel crepom, revistas e jornais, e até mesmo de TNT ou retalhos de tecido, dá para personalizar e investir em bandeiras com as cores do Brasil em anos de Copa do Mundo também!

decoração de festa junina

festa junina decorada

Além das tradicionais bandeirinhas e dos balões, os tecidos xadrez e os itens feitos em palha, também são aliados da decoração de festas juninas.

festa junina decorada
Fonte: Fazendo a nossa festa
mesa de festa junina
Fonte: Blog SEPAC

Como em qualquer festa, a mesa de quitutes é a estrela do evento, e nas festas juninas, ela pode ser caprichadíssima recheada de delícias da época que adoçam e ajudam a decorar a festança! Além disso, você pode envolvê-la com tecido xadrez, ou ainda deixá-la à vista se for de madeira. Decore-a também com bandeirinhas coloridas, chapéus de palha, caixotes de madeira, flores coloridas e comidas temáticas.

mesa de festa junina
Fonte: Pinterest

Olha só quantas ideias nós encontramos para servir as comidas típicas de festa junina na mesa decorada:

comida de festa junina
Fonte: Pinterest
comida de festa junina
Fonte: Pinterest
comidas de festa junina
Fonte: Pinterest
comida típica festa junina
Fonte: Pinterest
comida festa junina
Fonte: Pinterest

O que não pode faltar? Pipoca, Canjica, Maçã do amor, Pé de moleque, Cocada, Bolo de fubá, Quindim, Pinhão, Doce de abóbora, Pamonha e quentão. Eita trem bom essa festança, ein?

Ah, um bolo temático também é ótimo para fechar a decoração da festa junina com chave de ouro. Ainda mais se a decoração que você procura, é para uma festa de aniversário, olha só quantas ideias legais nós encontramos:

bolo de festa junina
Fonte: Ideias Decor
bolo de festa junina
Fonte: Pinterest

Se você é daqueles que adora fazer esses encontros temáticos na sua casa, mas gosta sempre de entregar algum mimo para agradecer a presença do seu convidado, que tal essas sugestões de lembrancinhas juninas? São simples, econômicas e super fofas.

lembrancinha de festa junina
Fonte: Pinterest
lembrancinha de festa junina
Fonte: Pinterest

Agora é só reunir o povo e organizar aquele “arraiá” caprichado sô!

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *