Redescubra seu lar! Renovação da cozinha

Dicas

Nesse período que estamos em casa temos mais tempo para redescobrirmos nosso lar, pensando nisso vamos fazer uma série de posts para renovar cada ambiente da sua casa. O primeiro ambiente será a cozinha e vamos seguir para os outros cômodos.

Para dar uma cara nova a sua cozinha não é preciso gastar muito ou reformá-la por inteiro, basta fazer algumas mudanças que a deixarão com um novo visual.

Separamos aqui ideias e dicas para essas mudanças, confira a seguir:

8 dicas para você renovar a cozinha

renovar a cozinha de madeira
Fonte: Iaza Móveis de Madeira
  1. Deixe o ambiente bem iluminado

Um ambiente bem iluminado é um ponto forte em qualquer cômodo da casa. Na cozinha a luz natural permite mais leveza e aconchego, além de melhorar a circulação do ar. Essa iluminação pode ser feita também com pendentes, fitas de LED nas prateleiras ou luminárias, fazendo pontos de luz super charmosos para destacar os moveis ou mesmo a decoração. O uso de cores claras também é uma boa aposta para deixar a cozinha iluminada e visualmente maior.

cozinha clara
Fonte: Behance
cozinha com luz de led
Fonte: Casa.com.br
  1. Reorganize os utensílios

Organizando a cozinha também é uma forma de decorá-la, colocar prateleiras e ganchos ajudam a deixar os utensílios organizados, a dica é colocar os itens mais utilizados expostos, trazendo mais praticidade para a cozinha. Caso seu espaço seja limitado, aproveitar os espaços em baixo dos armários é uma opção, pode ser colocado suporte para papel toalha, ganchos para os utensílios ou prender potes de mantimentos, basta parafusar a tampa no armário e o pote ficará pendurado, liberando espaço dos balcões.

organização para cozinha
Fonte: Artesanato Passo a passo
organização cozinha
Fonte: Casa & Decor
  1. Faça a sua própria mini horta

Mesmo morando em apartamento é possível cultivar seus próprios temperos e hortaliças. A opção de mini horta pode ser feita em vasos, garrafas, latinhas ou floreiras, o ideal é o recipiente ter no mínimo 10 cm de profundidade para plantar suas mudinhas. Uma boa dica é plantar cada tempero em um vaso diferente e etiqueta-las pelo nome, além de ficar organizado a cozinha estará muito bem decorada.

mini horta cozinha
Fonte: Follow the Colours
horta vertical na cozinha
Fonte: The kitchn
  1. Dê vida nova às paredes

Sem dúvida mexer nas paredes muda completamente seu ambiente, para fazer essa renovação podem ser utilizados adesivos decorativos, papeis de parede, pastilhas, tintas ou fazer uma pintura desconstruída para dar um pouco mais de vida para sua cozinha. Outra ideia super criativa é fazer uma parede de louça, pela versatilidade dessa ideia o ambiente sempre vai estar diferente pois em um dia pode-se escrever uma mensagem e em outro dia fazer um desenho, com a opção de mudá-los sempre que quiser ou de acordo com as ocasiões.  Nesse post temos um guia para como escolher o revestimento ideal para cada ambiente da casa.

parede de cozinha personalizada
Fonte: Homify
parede de lousas-cozinha
Fonte: Carol Tasiro
  1. Troque as peças chaves

Trocar peças chaves também ajudam para renovação cozinha, como os puxadores dos armários, dá para substitui-los por novos ou fazer seus próprios puxadores como por exemplo de corda, couro ou tecido. Trocar as torneiras e as portas dos móveis também fazem bastante diferença, caso não queira trocar as portas, pinta-las já vai ser de grande valia.

dicas renovar a cozinha
Fonte: Ikea
redecorar cozinha
Fonte: Casa Vogue
  1. Não esqueça da decoração

Trocar a decoração é uma boa opção se está querendo mudar seu ambiente, para isso tente utilizar os próprios utensílios da cozinha que ficaram lindos como decoração e ainda se torna funcional. Se você tem uma coleção de canecas deixá-las expostas como decoração deixam o ambiente muito charmoso, deixar os talheres e mantimentos rotulados expostos em cima do balcão ficam uma graça também.

decoração com utensílios de cozinha
Fonte: Inspiration for Moms
decoração com canecas
Fonte: Rhode Island Prep
  1. Um tapete pode fazer toda diferença

Há quem goste e quem não goste de tapete na cozinha. Porém ele é uma peça coringa na hora de decorar. Um tapete simples ou estampado pode fazer a diferença na renovação do seu ambiente, não precisam ser grandes e nem muito volumosos. Eles ajudam na proteção em pisos escorregadios para evitar quedas. Costumam ser colocados em áreas próximas a pia, fogão e geladeira. Veja também essas dicas de como incluir tapetes na decoração.

decorar tapete na cozinha
Fonte: Casa.com.br
cozinha com tapete
Fonte: Blog VivaDecora
  1. Aposte em uma mesa ilha

As ilhas são ótimas para refeições rápidas e economizam bastante espaço na cozinha, pois acomodam várias pessoas e as banquetas podem ser guardadas em baixo ou junto à mesa liberando espaço para circulação. As mesas e cadeiras dispõem de bastante espaço sendo ideias para salas de jantar, acomodando todos familiares para as refeições e reuniões. Que tal trocar a mesa da sua cozinha por uma mesa ilha? Confira na loja Iaza Moveis de Madeira algumas opções de móveis para sua casa.

conjunto cozinha de madeira completo
Fonte: Iaza Móveis de Madeira
conjunto cozinha modulada
Fonte: Iaza Móveis de Madeira

Confira outros posts com dicas para sua cozinha parecer maior e qual a cozinha ideal para você. Vamos nos beneficiar desse momento em casa da melhor forma possível, ocupando tempo de maneira produtiva e ainda renovando a casa. Cuidem-se e até logo.

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn
Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 19 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn