{Decoupage na madeira} Como personalizar móveis com papel contact

Publicado por Jociane Richter em 15/05/2018 às 11:33



Você sabe o que é decoupage? Tem móveis ou objetos antigos em casa que precisam ser transformados? Já pensou em personalizar móveis com papel contact? Sim? Então esse post foi feito pra você!

O que é decoupage?

Decoupage é uma técnica artesanal de colagem usada para reaproveitar e transformar móveis e objetos antigos de madeira ou outro material.

Como fazer?

Vamos te mostrar um passo a passo e também algumas inspirações aqui nesse post, acompanhe!

Essa técnica é muito usada por artesãos e por pessoas que adoram renovar a decoração da casa sem gastar muito. Da tábua de cortar a carne ao guarda-roupas, a decoupage na madeira pode ser feita tanto em objetos menores quanto maiores, e sua aplicação é fácil e divertida. Veja o que você vai ver por aqui:

  • Transforme móveis com papel contact

  • Decoupage na madeira

Transforme móveis com papel contact

O papel contact é um papel adesivo e decorativo que tem uma infinidade de cores e estampas, e é encontrado com muita facilidade em papelarias e livrarias do Brasil inteiro. Sua versatilidade e baixo custo fazem com que ele seja um dos coringas da decoupage em madeira.

móveis com papel contact

Como aplicar o papel contact?

Se o móvel for de madeira maciça, o papel contact poderá ser aplicado com o auxílio de uma esponja molhada, ela ajudará a fixar o papel e alisar a superfície. Se a aplicação for feita em um móvel de MDF, ele não poderá ser molhado.

Para limpar sempre use um pano úmido, nunca com álcool ou qualquer outra substância para evitar que as cores desbotem. Caso você se arrependa da mudança, e queira tirar o papel depois de um tempo, utilize um removedor de cola para eliminar os excessos que permanecerem no móvel de madeira.

Agora que você já sabe como aplicar o papel contact em móveis, veja quantas ideias nós separamos, é possível transformar o visual da sua casa com a técnica de decoupage na madeira usando papel contact.

criado-mudo com papel contact

móveis com papel contact

Você pode revestir tanto a parte externa de um móvel quanto as internas! Olha que lindos esses armários de cozinha com detalhes de contact floral, um mimo!

papel contact em móveis

papel contact em móveis

Para os amantes da decoração colorida, que tal colocar em prática a decoupage em gavetas ou ainda nos degraus da escada?

papel contact em móveis

decoupage em móveis

Degraus coloridos

Escada personalizada

Decoupage com outros revestimentos

Além do papel contact, você também pode usar retalhos de tecidos, cartões, recortes de revistas e jornais, papel de arroz, sacos de papel ou ainda outro revestimento que encontrar para aplicar nessa técnica.

Separamos um passo a passo que vai te ajudar a colocar a dica em prática, acompanhe:

Você vai precisar de:

  • Cola branca;
  • Material para revestir a madeira;
  • Pincel;
  • Verniz;
  • Tesoura;
  • Fita;
  • Tinta branca;
  • Lixa;
  • Rolo ou esponja.

Já sabe qual será o móvel transformado? Pode ser uma cômoda, uma cadeira, um guarda-roupas, uma banqueta, ou então, objetos como caixas organizadoras, tábua de cortar carne ou outros itens que você deseja transformar.

Depois de decidir a peça que receberá a reforma, você deve escolher com que fará o revestimento, se for tecido por exemplo, precisará de cola branca para tecido, mas, se for usar papel, poderá usar cola branca convencional, e finalizar o trabalho com verniz. Acompanhe o passo a passo:

1º – Antes de tudo, limpe bem o móvel deixando-o livre de qualquer resíduo de sujeira ou pó. Depois disso, lixe a peça para tirar qualquer imperfeição.

2º – Marque o formato e o tamanho que o tecido/papel ficará no móvel, e recorte de acordo com a medida prevista.

3º – Passe uma demão de tinta branca, e quando secar, se for necessário, lixe novamente as imperfeições.

decoupage em madeira

4º – Aplique a cola no verso da gravura ou direto no móvel, e cole com cuidado o tecido/papel para que não sejam formadas bolhas. Caso alguma se forme, utilize o rolo ou a esponja delicadamente para dissolvê-las.

decoupage na madeira

O segredo principal para o resultado sair impecável, é tomar cuidado para que a imagem total fique bem colada na madeira, principalmente as bordas. Depois de ter verificado se o decoupage ficou completo, deixe secar.

5º – Por último, aplique o verniz. Quanto mais camadas de verniz você incluir, melhor ficará o acabamento. Caso não tenha verniz, uma alternativa é aplicar cola branca, ela também ajuda a conservar.

como fazer decoupage

Esse é um passo a passo curinga que você pode adaptar de acordo com o móvel que for transformar, o e revestimento que usar. Separamos algumas ideias para te inspirar a decidir o que personalizará na sua casa.

como reformar móveis

renovar móveis com papel contact

decoupage em móveis

Gostou das ideias? Então você também vai amar esse post sobre como usar caixotes de madeira na decoração e essas 5 ideias de DIY para transformar a casa. Navegue a vontade pelo Blog da Iaza, e aproveite nossas ideias de decoração para deixar a sua casa ainda mais deliciosa e agradável.

 


MEIO AMBIENTE

Leia Também

Recicle e decore: Decoração com pneus

Sabe aqueles pneus velhos que não servem mais pra nada? Você não imagina a utilidade que ele podem ter na decoração da sua casa. Nesse artigo você vai aprender a importância de reciclar pneus e ainda vai conferir dicas de como reaproveitar e usar na decoração.

 

Como usar crochê na decoração da sua casa

crochê na decoração

O crochê é uma ótima forma de criar ambientes descontraídos, alegres e originais. Nesse artigo vamos mostrar como ele pode ser usado em cada ambiente da casa, vale a pena conferir, se inspirar, e aproveitar as dicas na sua casa!

 

Carretéis de madeira na decoração: aprenda como reutilizá-los!

Os carretéis de madeira são usados para embalar e transportar fios e cabos, e podem ser reutilizados na decoração. Nesse post você vai conferir um passo a passo de como fazer uma mesa com o carretel, acesse e confira tudinho!

 

Comentários

  1. Maria Regina Pimenta dos Santos disse:

    Adorei as ideias de decoração com papel contacto.

     
    1. Iaza Blog disse:

      Olá Maria, que bom que gostou, ficamos felizes com sua visita, volte sempre. ♥

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Siga o instagram da iaza e acompanhe nossas inspirações!