Decoração sustentável: sustentabilidade aliada à sofisticação

Meio Ambiente

Os projetos sustentáveis começaram a invadir os interiores das casas por volta de 2016, e com o passar dos anos a tendência tem sido ainda mais forte. Investir em uma decoração sustentável, vai muito além de incentivar o desenvolvimento sustentável do país. Projetos ecológicos garantem ambientes mais leves, agradáveis, relaxantes, e sim, cheios de estilo! Portanto, é possível ter uma decoração sustentável sem precisar abrir mão da elegância e da sofisticação.

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é uma maneira de utilizar recursos naturais sem prejudicar as gerações futuras. É possível fazer isso reduzindo os danos ao meio ambiente e renovando os recursos naturais utilizados. Ou seja, quando falamos em decoração sustentável, estamos nos referindo a fazer escolhas ecologicamente corretas, optando por produtos e materiais que causam menores danos ao meio ambiente.

Agora que você já sabe o que é uma decoração sustentável, vamos conferir maneiras de aderir sustentabilidade e sofisticação na sua decoração.

Plantas na decoração

De acordo com Daniela Sedo, paisagista que participou do Casa Cor 2016, incluir plantas pela casa é fundamental para conseguir ambientes refrescantes e com um delicioso toque tropical. Ela indica que devemos dar preferência às plantas brasileiras, já que essas são mais aptas ao nosso clima. Alguns exemplos: Bromélias, palmeiras e filodendros.

Saiba mais sobre como utilizar plantas na decoração neste artigo: Conheça tudo sobre decoração com plantas.

sustentabilidade na decoração
Fonte: Pinterest
plantas na decoração
Fonte: Pinterest
sustentabilidade na decoração
Fonte: Pinterest

plantas na decoração sustentável

Móveis sustentáveis

Na hora de comprar móveis novos para a casa, dê preferência para marcas sustentáveis que utilizam madeira de reflorestamento. Pois estes, não agridem o meio ambiente, possuem uma alta durabilidade, e deixam sua casa sofisticada e sustentável simultaneamente!

E móveis assim, você encontra na nossa loja de móveis online.Temos móveis pra a casa toda, e o melhor é que todos são sustentáveis, ou seja, a madeira utilizada para a produção, é proveniente de florestas plantadas exclusivamente para este fim.

móveis sustentáveis

móveis sustentáveis

móveis sustentáveis

sofá de madeira maciça

Móveis de fibra natural deixam o espaço ainda mais sofisticado e elegante. Eles realmente enchem os ambientes de bom gosto e estilo, e ainda são sustentáveis. Desta forma, você terá móveis elegantes, os quais a produção causa menos impacto na natureza.

móveis com fibra natural

móveis com fibra natural

sofá de madeira sustentável

Reutilizar e reciclar

A dica é colocar a criatividade para funcionar e dar funções inusitadas para itens que iriam para o lixo. Desta forma, além de praticar uma atitude sustentável, você terá uma decoração sustentável e sofisticada. No mundo do DIY (faça você mesmo), ideias para reaproveitar não faltam, só aqui no blog eu já mostrei várias dicas para reutilizar coisas, como: caixotes de madeira, latinhas de alumínio, pneus, cano PVC, garrafa pet, entre outros.

caixotes de madeira coloridos
Fonte: Pinterest
cano de pvc como organizador
Fonte: Pinterest
decorar com garrafa pet
Fonte: Pinterest
pneu na decoração sustentável
Fonte: Pinterest

Luz Natural

Abuse da luz natural com grandes janelas, pois elas dão sensação de amplitude ao ambiente além de deixá-lo cheio de vida. Além disto, elas dispensam a luz elétrica em grande parte do dia e casa fica muito mais arejada e convidativa. Sem falar no clima relaxante que as janelas criam na casa, então quanto mais janelas, melhor.

sustentabilidade na decoração
Fonte: Pinterest
sustentabilidade na decoração
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Viu só? Agora você já sabe como aliar sustentabilidade e sofisticação na decoração. Mas lembre-se, uma decoração sustentável vai muito além de simplesmente substituir itens da casa por produtos sustentáveis. Também é preciso ter consciência do que consumimos, e tomar atitudes ecologicamente corretas, que vão muito além de “comprar sustentabilidade”. Tchauzinho e até a próxima.

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn
Sobre a autora:

Iaza Blog

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, noiva, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e ansiosa para construir e decorar a casa própria.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn