7 maneiras de incluir o upcyling na decoração da sua casa

Meio Ambiente

O que é upcycling?

O upcyling é a prática de usar objetos que estão em desuso na sua forma original, mas com novas funções. Em outras palavras, dentro dos 3 R’s da sustentabilidade, o upcyling se encaixa no R de Reutilizar, vamos às ideias?

1 – Use pallets na decoração

Eles chegaram de mansinho na decoração de interiores, e hoje são praticamente obrigatórios para os apaixonados por decoração sustentável. Sua função original é movimentar cargas, mas na sua casa, eles podem ter funções completamente inovadoras, espie.

pallets na decoração

pallets na decoração

palete na decoração

2 – Mala de viagem na decoração sustentável

Aquela mala de viagem lindíssima que quebrou a rodinha, ou está com o zíper estragado, é uma ótima forma de praticar o upcycling na sua casa. Ela pode ganhar um espaço super especial na decoração sustentável. Use a criatividade e dê novas funções para suas malas de viagem.

upcycling na decoração

mala de viagem na decoração

malas na decoração

3 – Caixotes de madeira

Os caixotes de madeira são peças multifuncionais que podem ser usadas em qualquer ambiente da casa. Sua forma natural é armazenar frutas e verduras nas feiras, mas na decoração sustentável, ele ganha diversas funções, separamos algumas ideias pra você, confira!

caixotes de madeira na decoração

Caixotes de madeira na decoração

caixote de madeira

4 – Reaproveitar pneus na decoração

Você sabia que os pneus que não são mais úteis levam mais de 600 anos para se decompor? Imagine quantos malefícios ele traz ao meio ambiente enquanto fica de um canto pra outro… Praticando o upcycling ele ganha várias novas funções e fica um charme, veja como reaproveitar pneus e inspire-se.

pneus na decoração

pneus na decoração

5 – Escadas de madeira na decoração

Sabe aquela escada antiga jogada na garagem ou no quintal que não tem mais nenhuma serventia? Olha que charme ela fica na decoração, como floreira ou prateleira, a escada ganha muito destaque no ambiente.

reaproveitar escadas

reaproveitar escadas

reaproveitar escadas na decoração

6 – Palitos de sorvete na decoração

Os palitos de sorvete não precisam ir para o lixo, sabia? Eles são super úteis para DIYs de decoração, acompanhe e confira as ideias.

Para higienizá-los antes de usá-los para confeccionar artigos, lave-os com água, sabão e uma esponja. Aqueles que estiverem coloridos devido à coloração do sorvete, deixe para pintar e usar em decorações coloridas.

Com latinhas de alumínio na base, você pode criar lindos vasinhos de flores. Aproveite para reciclar latas de alumínio, e cubra-as com os palitos de sorvete. Como acabamento, use fitas, rendas, ou o detalhe que mais gostar.

vaso com palito de sorvete

Miniaturas feitas com palitos de sorvete também ficam super fofas! Eu amei essa ideia de mini caixotes de madeira. Uma dica bem original para fazer de lembrancinha, não é?

palitos de sorvete na decoração

As crianças também podem se divertir muito colocando a mão na massa e fazendo casinhas, avião, porta-trecos, e diversos artigos bem criativos. Além de incentivar a criatividade, eles também aprenderão que é possível reciclar e recriar várias coisas.

palitos de sorvete na decoração

palitos de sorvete na decoração

caderno de palito de sorvete

decoração com palitos de sorvete

palitos de sorvete na decoração

Os pássaros também podem ser bem recepcionados na parte externa da sua casa, com coloridas e chamativas casinhas ou comedouros. Olha que legal essas ideias!

palitos de sorvete na decoração

luminaria de palitos de sorvete

Agora se você adora artesanatos, e quer investir em artigos mais elaborados feitos com palitos de sorvete, encontrei coisas lindas que podem ser feitas com eles.

Que tal essas luminárias? Com um custo baixíssimo, você pode criar lindas luminárias feitas com poucos materiais, e muita simplicidade. Impressionante, não é?

luminária de palito de sorvete

upcycling na decoração

Bandejas e nichos para a parede também podem ser feitos com palitos de picolé reciclados, é claro que, você vai precisar de uma grande quantidade, e talvez não consiga juntar tudo isso. Mas em casas de festas ou papelarias, você encontra pacotes de palitos para artesanatos.

upcycling na decoração

Está gostando das formas de praticar upcyling na decoração? Agora nós temos a sétima dica pra passar, bora conferir?

7 – Reutilizar gavetas

Restaurar e reaproveitar móveis é uma forma de dar nova função a um móvel que estava em desuso, sem falar que é uma maneira sustentável de redecorar a casa. Para fazer isso, existem inúmeras maneiras, você pode lixar e pintar um móvel antigo que ele ficará com aspecto de novo. Também pode trabalhar com papel contact e criar detalhes incríveis na peça, enfim..

Existem inúmeras possibilidades de restaurar móveis antigos. Mas, vamos combinar que às vezes acumulamos alguns móveis tão velhinhos e acabadinhos que não tem mais como restaurar, não é? Mas e as gavetas desse móvel, como estão? Será que elas não podem ser restauradas para ganhar novas funções na decoração da sua casa?

Acompanhe esse artigo para descobrir como você pode reutilizar gavetas, e ainda qual função dar a elas!

É inevitável que com o passar dos anos os armários e guarda-roupas da casa sejam trocados, certo? Quando tem como, vale a pena reformar ou renová-los, mas quando eles já estão no seu limite e não tem mais jeito, você aproveitar para praticar o upcyling na decoração!

Você já reparou que na maioria dos casos, as gavetas dos móveis antigos, continuam conservadas e resistentes? Pois é, você pode reutilizar as gavetas para outras funções, como por exemplo, nichos organizadores. Eles podem ser usados na sala, na cozinha, no quarto, enfim, em qualquer lugar da casa para ajudar a manter os ambientes mais organizados e funcionais.

Olha que lindos esses exemplos de como reutilizar gavetas e transformá-las em nichos, elas foram renovadas com pintura, papel contact ou decupagem. Ganharam uma nova função e um novo espaço na casa.

upcycling na decoração

upcycling na decoração

Outra ideia bem original para reutilizar gavetas na decoração, é transformá-las em vasos de flores para deixar o jardim e a área externa da casa ainda mais lindos, charmosos e personalizados:

reaproveitar gavetas na decoração

reutilizar gavetas na decoração

Olha que charme essa ideia de fazer prateleiras para livros reutilizando gavetas antigas, não ficou incrível?

reutilizar gavetas na decoração

upcycling na decoração

Nesse caso as gavetas antigas foram usadas para completar essa escada, e virar um belíssimo artigo funcional e decorativo que pode ser usado em vários espaços da casa!

reutilizar gavetas na decoração

Gostou das ideias? Nem sempre precisamos investir em coisas novas para renovar os ambientes da nossa casa, não é mesmo? O upcyciling na decoração é a maior prova disso. Se tiverem outras ideias para colocar em prática, compartilhem conosco. 😊

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *