Tudo sobre decoração, dicas e tendências | Blog Casa da Iaza

Tudo o que você precisa saber sobre o Sofá Chesterfield

Um verdadeiro ícone da decoração, o sofá chesterfield é irresistível e tem um estilo incomparável e atemporal. Com um design marcante, diferenciado e que esbanja elegância, esse modelo de sofá é um clássico que pode ser usado em estilos diferentes de decoração.

Conta-se que o sofá chesterfield foi criado na Inglaterra entre os anos de 1837 e 1901 durante o reinado da Rainha Vitória. Dizem que o criador desse modelo foi Philip Stanhope, que foi o 4º Conde de Chesterfield, uma cidade localizada na Inglaterra, a qual justifica o nome do móvel. O resultado da criação agradou tanto, que o sofá chesterfield existe há mais de um século e continua sendo muito usado na decoração de interiores.

Outro fato que justifica a razão desse modelo ter se tornado um ícone, é que o famoso Pai da Psicanálise, Sigmund Freud, atendia seus pacientes em uma poltrona chesterfield. Existem inúmeras histórias acerca da criação desse sofá, mas a verdade é que ele sempre foi um símbolo de sofisticação, e continua fazendo o maior sucesso, assim como uma mesa de madeira, um sofá chesterfield é atemporal, jamais deixará de ser usado.

A principal característica do chesterfield, é seu detalhe em capitonê, que é um acabamento manual de tapeçaria que consiste em costurar botões de forma profunda na parte acolchoada do móvel, o que faz com que o tecido forme quadrados ou losangos que são marcados pelos botões. O capitonê é utilizado em sofás, poltronas, almofadas e também é muito comum em cabeceiras de cama.

Outra característica que marca esse estilo, são os braços largos e arredondados que deixam o móvel super convidativo, aconchegante e confortável.

Na fabricação original do sofá chesterfield, o revestimento é feito em couro, mas existem diversas opções no mercado hoje, como por exemplo, veludo, tecido náutico, sarja e etc.

Como usar o sofá chesterfield na decoração?

Ele é um modelo clássico, e por isso pode ser usado em qualquer tipo de decoração, da retrô a mais sofisticada! O que definirá o seu estilo serão suas cores e seu tecido.

Retrô: Os braços arredondados desse sofá combinaram perfeitamente com o estilo retrô. O ideal para esse estilo, é que o chesterfield seja revestido em couro ou patchwork:

Clássico: O Sofá Chesterfield mais clássico que existe é o em couro, mas, para uma sala de estar tradicional, você pode tanto usar um de couro, como um de linho ou sarja, ambos são marcantes e deixam o ambiente requintado:

Rústico: Esse sofá também fica lindíssimo no estilo rústico, principalmente se ele for revestido em couro ou courino. O contraste do tecido com os móveis de madeira do ambiente, causa um efeito incrível na decoração!

Chesterfield da Iaza

Na Iaza Móveis de Madeira, nossa loja online, nós oferecemos o Sofá Chesterfield em diferentes cores e tecidos, mas todos seguem à risca as características do modelo original, é um mais lindo e encantador que o outro, tem para todos os estilos.

Para quem deseja adquirir uma lindeza dessa para a casa, é importante atentar-se para a sua ficha técnica: Ele tem 236cm de comprimento, 91cm de profundidade e 76cm de altura. Ou seja, ele é grande e ocupa bastante espaço. Por isso, se é seu sonho de consumo, verifique bem as medidas antes, porque ele não desmonta, rsrs. Vai precisar passar desse tamanhão pela sua porta/elevador e tudo mais…

Ah, os pés dele são removíveis, talvez isso te ajude. =)

O assento é feito com uma almofada removível com espuma densidade 26, o que faz do sofá chesterfield Mozart, além de lindo e exuberante, um sofá extremamente confortável e convidativo.

Quanto às cores e tecidos, no site da Iaza você encontra opções que agradam todos os estilos, desde os mais despojados até os clássicos.

Vou começar falando logo do favorito do nosso site: O Sofá 3 lugares Chesterfield Mozart em veludo, um verdadeiro luxo, não é? Charmoso, imponente e super convidativo e confortável, esse tecido é macio e fica maravilhoso nesse sofá.

Também temos a Poltrona Chesterfield Mozart em veludo, puro charme.

Pra quem quer o modelo para compor uma casa de fazenda, chácara ou uma sala de estar com uma pegada mais rústica, vale a pena apostar no Sofá Chesterfield Marrom Rústico. Esse sofá é revestido em Câmel, um tom maravilhoso que nos deixa com a sensação de aconchego que o clima de campo nos proporciona.

Agora, se você prefere um tecido mais tradicional com uma cor clássica e atemporal, o Sofá Mozart Chesterfield em lona pode ser a melhor opção pra você. Com três cores diferentes, o cinza, o oliva e o bege, esse revestimento é perfeito para decorar uma sala de estar sóbria e elegante.

Outra opção maravilhosa que a Iaza oferece, é o Sofá Mozart Chesterfield 3 lugares tecido claro. Essa opção contempla cores suaves em sarja e linho que são ótimas para decorar um ambiente sereno. Além de encantar salas, ele também fica maravilhoso em recepções e salões de beleza. {}

O Sofá Chesterfield Amarelo foi lançado em parceria com a Ana lá do blog A Casa que a Minha Vó Queria. Ele foi o primeiro modelo da linha lançado na Iaza, e a Ana mostrou em seu blog como usou essa maravilha na sua nova sala de estar. É incrível como esse sofá amarelo acrescenta estilo e personalidade ao ambiente.

Tá aí a prova de que embora ele seja um modelo clássico, pode ser reinventado e usado nas decorações mais inusitadas que você imaginar.

E esse tecido amarelo? Ele é facto náutico, o que significa que é 100% impermeável, o que elimina poeira acumulada, impurezas e demais danos causados no dia a dia em tecidos comuns. Ele também tem resistência a raios UV e proteção antibacteriana, ou seja, TU-DO de bom, ein?

Quem já quer um desse em casa hoje mesmo? |o

O Sofá Chesterfield Mozart tem uma altíssima durabilidade, ele tem dois anos de garantia, é feito sob encomenda, tem uma estrutura bem reforçada, e o os detalhes do capitonê são feitos manualmente, o que o torna ainda mais inesquecível e único.

No site da Iaza Móveis de Madeira você confere todos os detalhes, valores e formas de pagamento.

Sem dúvidas ele será a estrela principal da decoração da sua casa, e roubará todos os olhares para ele. <3