Tudo sobre decoração, dicas e tendências | Blog Casa da Iaza

5 ideias de faça você mesmo que vão transformar a sua casa

Os projetos de faça você mesmo estão cada vez mais presentes na decoração de interiores. E se você gosta de colocar a mão na massa e de ideias econômicas para fazer em casa, você está no lugar certo, nesse post, serão 5 dicas de DIY.

Antes de começar, vamos esclarecer o conceito de faça você mesmo, que vem do terno em inglês “do it yourself” – DIY, como é abreviado. Essa prática faz referência a projetos caseiros que não precisam de ajuda profissional.

Essa prática surgiu durante a 1º Guerra Mundial, quando os materiais estavam ficando cada vez mais escassos, e as mulheres da época foram orientadas a reutilizar o que tinham em casa para reformar móveis, roupas e tudo mais que poderia ser reaproveitado ao invés de substituído.

O movimento passou a ser muito forte no Brasil à partir dos anos 2000 devido a possibilidade de reduzir custos, reaproveitar materiais, e automaticamente, contribuir com a sustentabilidade do planeta. Tudo isso, e aliado à personalização que os projetos de faça você mesmo proporcionam à decoração.

E aí, já se familiarizou com os termos? Ótimo, então veja TUDO o que você vai aprender nesse post:

Passo a passo para fazer um jardim vertical

Você mora em um pequeno espaço, mas nem por isso quer abrir mão de ter um jardim em casa? Muito bem, esse projeto de DIY é pra você!

O jardim vertical é uma ótima solução para garantir plantinhas naturais em casa sem ocupar muito espaço. Aproveite o passo a passo e faça o seu. 😉

Anote aí os materiais que você vai usar:

Passo a passo:

1º- Vire o vaso de cabeça para baixo e meça quadrados de madeira contemplando uma margem média de 6cm para cada lado, esses quadrados servirão de base para o vaso.

2º- Utilize um pote redondo para medir o círculo que precisa ser retirado para encaixar o vasos, e corte com uma serra circular.

3º- Depois de retirar os círculos dos quadrados de madeira, confira se os vasos vão encaixar… Tudo certo? Vamos para o próximo passo!

4º- Com o auxílio da broca faça buracos nas laterais da madeira. Dica: Utilize uma broca equivalente a espessura da corda que irá utilizar.

5º- Lixe bem a peça para eliminar todos os fiapos que ficaram na perfuração da madeira e em seguida pinte-a ou passe verniz, como preferir.

6º- Se quiser personalizar os vasos, use tinta branca para pincelá-los e criar esse aspecto incrível!

7º- Tudo pronto? Hora de montar sua floreira. Corte 4 pedaços de corda do mesmo tamanho e passe-os pelos furos da madeira, abaixo de cada quadrado faça um nó.

8º- Escolha que altura quer que fique seu jardim vertical e deixe um tanto de corda até o segundo nó, inclua o quadrado e repita o procedimento até usar todos os vasos.

9º- Se você for deixar sua floreira vertical dentro de casa, use um prato para o vaso que ficar embaixo, fixe-o com cola para que ele retenha a água regada de todos os vasos. Se o jardim ficar na área externa, você não precisa fazer essa etapa.

10º- Escolha suas plantinhas de acordo com o seu gosto, você pode usar todas da mesma espécie ou misturá-las, como preferir!! Algumas sugestões: Orquídeas, suculentas e cactos. Para esse jardim vertical, foram escolhidas variedades de suculentas.

Dica BÔNUS: Inclua filtros de café em cada vaso antes de incluir a terra e a planta. Eles ajudarão a manter a terra úmida por mais tempo e evitarão que ela caia.

11º- Para pendurar as plantas utilize o anel de metal para juntar as 4 pontas de corda e faça um nó bem firme sob elas.

Está pronto! Escolha o lugar para pendurar seu jardim vertical e aproveite-o muito. Esse DIY é super útil para quem ama ter plantas em casa, mas não tem muito espaço disponível para deixar os vasos. Uma maneira simples, econômica e encantadora de incluir o verde no seu lar.

Fonte: iheartnaptime.com

Gostou desse passo a passo? Tem mais alguns aqui embaixo esperando por você. Olha só…

Galho seco decorado

Agora que você já aprendeu a fazer um jardim vertical para garantir o verde na sua casa, que tal colocar a mão na massa e fazer um arranjo com um galho seco decorado com crepom? É simples, a maioria dos materiais você tem casa, e fica lindíssimo para decorar os ambientes.

Nós estamos na primavera, mas sabemos que nem ela, nem as flores dela duram o ano todo, por isso, para acrescentar cor e alegria na sua casa em todas as estações, siga esse passo a passo:

Materiais:

Corte o papel crepom em tiras de aproximadamente 3cm, e com a tesoura franja, faça o corte na tira toda, deixando sempre um pedaço sem cortar.

Com ajuda de uma agulha, ou de um palito de dente, enrole firmemente toda a tira de papel crepom, e no final, passe um pouco de cola.

Para dar o acabamento necessário, use os dedos para moldar as franjas em formato até que se pareça com uma flor, e repita esse procedimento com todas as tiras coloridas.

Depois disso, corte o excesso, e deixe apenas um pequeno “caule” para cada flor, adicione um pouco de cola quente, e vá colando as flores no ramo até que ele esteja totalmente florido e colorido!

Para decorar o vaso, você pode usar adesivos ou então pintar, como preferir. 🙂

Use-o na sala de estar, no hall de entrada, ou onde quiser acrescentar um pouco de cor na casa.

Como fazer um arranjo com flores de papel

Que tal transformar aqueles livros que não tem mais utilidade na sua casa? Sabe aquela enciclopédia que não tem mais validade, mas você tem dó de se desfazer dela? Você pode transformá-la em um lindo arranjo.

Você vai precisar de:

Com o papel cartão, faça um molde com aproximadamente 15x15cm e use-o para cortar os pedaços de páginas de livro, e do papel colorido. Você vai precisar de três quadrados de cada (livro + seda) para cada flor.

Empilhe-os alternando o tipo de papel, e dobre os quadrados em algumas vezes, de forma que todas as tiras fiquem com a mesma largura.

Agora corte as extremidades de forma aredondada, e use o fio para juntar o meio das tiras.

Depois, delicadamente vá separando as pétalas até que fiquem com a forma de flor.

Para facilitar, coloque um pouco de espuma floral no fundo do vaso e então decore-o com suas lindas flores de papel, fica lindo!

Fonte: http://www.designimprovised.com/2015/02/thrifty-diy-encyclopedia-flowers.html

Está curtindo as ideias de faça você mesmo com flores?

Vamos lá porque tem mais duas incríveis, continue acompanhando..

Pendente botânico: como fazer em 5 passos

Voltando a ideia do jardim vertical, que otimiza o espaço e encanta o ambiente, esse pendente botânico tem o mesmo objetivo, só que é mais sofisticado. Ele alia flores e iluminação no mesmo lugar, não é ótimo?

Anote os materiais que você vai precisar para fazer seu pendente botânico:

1º passo: Preencha os vidros com os ramos;

2º passo: Comece a amarrar as cordas nos vidros para deixá-los pendentes

3º passo: Depois de preencher todos os vidros com ramos e os demais enfeites, comece a juntá-los com as luminárias até formar um conjunto de pendentes. Agora você pode ajustar a altura de cada corda para causar o efeito que deseja.

4º passo: Agora que todos já estão na altura ideal, reúna todas as pontas e faça um nó para uni-los.

5º passo: Está pronto, é só achar um gancho seguro no teto para deixar seu lindo pendente botânico!

Se você desejar inovar mais ainda, pode acrescentar flores e ramos frescas no seu lindo pendente, eles refletem a beleza natural, e acrescentam frescor e beleza ao ambiente.

Na verdade existem várias maneiras de personalizar seu pendente botânico, você pode fazer isso de acordo com cada época do ano. A abertura dos vidros permite que você inove e renove seu belíssimo enfeite quando desejar.

Fonte: http://monsterscircus.com/2016/12/18/diy-botanical-pendant/

Vaso de flor personalizado

Ufa, é o último. Estão gostando? Aqui estão várias maneiras de você reaproveitar materiais que você tem em casa e transformá-los em novos enfeites decorativos, siga esse último tutorial, e aprenda a personalizar um vaso para decorar sua mesa do escritório ou o aparador do seu lar.

Materiais:

Anotado? Então, mãos à obra!

1º- Meça o tamanho da madeira que você tem, e risque quatro partes retangulares do mesmo tamanho, e uma quadrada para fazer a base do vaso de flor.

2º- O tamanho das partes vai depender do tamanho que você precisa que o vaso tenha, você pode definir isso de acordo com o tamanho do frasco de vidro que tem disponível para compor o vaso.

3º- Com o serrote, corte as partes que você mediu, e em seguida lixe-as para eliminar todos os resíduos de madeira que sobraram.

4º- Depois, comece a fixar as partes laterais na base de madeira com ajuda da cola para madeira até fechar o vaso de flor.

5º- Passe a tinta da cor de sua preferência para base do vaso, nesse caso, a cor foi a branca.

6º- Após a tinta secar, aplique as fitas adesivas no formato que desejar, se quiser listras, coloque as fitas em linhas verticais e horizontais.

7º- Depois que a caixa inteira estiver coberta de fitas, passe a tinta spray da cor de sua preferência, e espere secar.

8º- Agora você pode retirar todas as fitas e visualizar as lindas listras que as fitas formaram.

9º- Por último, acrescente uma boa camada de verniz no vaso de flor inteiro antes de inserir o frasco de vidro e começar a usá-lo.

Está pronto!!! Agora é só montar seu arranjo e abusar do seu lindo vaso de flor.

A grande vantagem de você mesmo fazer o seu vaso, é que você pode personalizá-lo do jeitinho que preferir, de acordo com a decoração da sua casa. Gostaram das ideias?

Tenho certeza que esses projetinhos de DIY deixarão a sua casa mais alegre e com um toque especial. Que tal fazer o seu e mostrar pra gente como ficou? Vamos adorar recebê-los. 😊

Obs.: Se você está na fase de renovar a decoração da sua casa, você também pode gostar dessas ideias de como reutilizar gavetas e caixotes de madeira na decoração, e também deve aproveitar para conhecer nossa loja de móveis online, lá tem uma infinidade de opções que permitem você deixar sua casa ainda mais aconchegante.