Tudo sobre decoração, dicas e tendências | Blog Casa da Iaza

Quais as vantagens de construir com tijolos ecológicos?

Fonte: Pexels

Já não é novidade que todas as áreas estão buscando, cada vez mais, alternativas sustentáveis para otimizar recursos. Em arquitetura e decoração, não é diferente. Reduzir, reciclar e reaproveitar materiais tem sido a melhor maneira de preservar o meio ambiente e garantir a vivência saudável das futuras gerações. 

Na área da construção, um assunto que tem ganhado cada vez mais relevância, são os tijolos ecológicos.  É uma opção de prática sustentável que pode ser usada na construção de sua casa e perfeita alternativa para quem procura a redução de resíduos na construção e a preservação do meio ambiente.

Veja os tópicos sobre os quais falaremos neste post:

Acompanhe abaixo todas essas diquinhas e aprenda muito sobre tijolos ecológicos!

O que é tijolo ecológico?

Tijolo ecológico é um modelo de tijolo que promove a sustentabilidade, pois em sua criação não passa pelo processo de queima, o que extingue o uso de combustíveis e a emissão de gases do efeito estufa ao meio ambiente; como também, a utilização de resíduos para a produção de blocos ecológicos. Ao contrário dos tijolos convencionais, os quais passam pelo processo de queima para que as diferentes partículas se fundam.

Fonte: Pinterest

Tipos de tijolos ecológicos

Com as diversas inovações acontecendo, acabam surgindo vários tipos de tijolos ecológicos. Vamos conhecer alguns deles:

Vantagens dos tijolos ecológicos

Apesar de dividir muitas opiniões, é inegável que os tijolos ecológicos trazem diversas vantagens como:

Fonte: Tua Casa

Como os tijolos ecológicos podem ser usados?

Por primeiro, devemos levar em conta que os tijolos ecológicos não têm função estrutural, pois a estabilidade é adquirida por colunas de sustentação e cintas de amarração divididas pelas paredes. 

Sabendo disso, é só escolher a melhor aplicação para a sua casa: tijolinhos à vista (que é o mais comum), revestimento em cerâmica, pintura ou gesso.

Fonte: DecorFacil

Muito legal essa dica, não é? Compartilha nos comentários mais alguma dica ou opção com o tijolo ecológico que você saiba!