Quais as vantagens de construir com tijolos ecológicos?

Meio Ambiente

Já não é novidade que todas as áreas estão buscando, cada vez mais, alternativas sustentáveis para otimizar recursos. Em arquitetura e decoração, não é diferente. Reduzir, reciclar e reaproveitar materiais tem sido a melhor maneira de preservar o meio ambiente e garantir a vivência saudável das futuras gerações. 

Na área da construção, um assunto que tem ganhado cada vez mais relevância, são os tijolos ecológicos.  É uma opção de prática sustentável que pode ser usada na construção de sua casa e perfeita alternativa para quem procura a redução de resíduos na construção e a preservação do meio ambiente.

Veja os tópicos sobre os quais falaremos neste post:

  • O que é tijolo ecológico?
  • Tipos de tijolos ecológicos
  • Vantagens dos tijolos ecológicos
  • Como os tijolos ecológicos podem ser usados?

Acompanhe abaixo todas essas diquinhas e aprenda muito sobre tijolos ecológicos!

O que é tijolo ecológico?

Tijolo ecológico é um modelo de tijolo que promove a sustentabilidade, pois em sua criação não passa pelo processo de queima, o que extingue o uso de combustíveis e a emissão de gases do efeito estufa ao meio ambiente; como também, a utilização de resíduos para a produção de blocos ecológicos. Ao contrário dos tijolos convencionais, os quais passam pelo processo de queima para que as diferentes partículas se fundam.

tijolos sustentáveis
Fonte: Pinterest

Tipos de tijolos ecológicos

Com as diversas inovações acontecendo, acabam surgindo vários tipos de tijolos ecológicos. Vamos conhecer alguns deles:

  • Encaixe a seco (de argila) – Esse tipo de bloco não é estrutural, apenas de vedação. Recebe esse nome pois para ser encaixado recebe pouca ou nenhuma argamassa e também em algumas situações pode receber vergalhões de reforço para melhorar a capacidade de suporte.
  • Solo-cimento – Podem ou não utilizar matérias-primas diferenciadas das demais mas que não passam pelo processo de aquecimento no forno, economizando energia.
  • Reaproveitamento de resíduos Bloco ecológico feito a partir de resíduos como: cana-de-açúcar, couro, borracha, materiais de descarte da agricultura e fibra de coco do babaçu.

Vantagens dos tijolos ecológicos

Apesar de dividir muitas opiniões, é inegável que os tijolos ecológicos trazem diversas vantagens como:

  • Produção com menor impacto ambiental
  • Terra é a principal matéria prima, a qual é abundante
  • Boa aplicação de revestimento e pinturas
  • Obra mais limpa 
Vantagens dos tijolos ecológicos
Fonte: Tua Casa

Como os tijolos ecológicos podem ser usados?

Por primeiro, devemos levar em conta que os tijolos ecológicos não têm função estrutural, pois a estabilidade é adquirida por colunas de sustentação e cintas de amarração divididas pelas paredes. 

Sabendo disso, é só escolher a melhor aplicação para a sua casa: tijolinhos à vista (que é o mais comum), revestimento em cerâmica, pintura ou gesso.

tijolinho à vista
Fonte: DecorFacil

Muito legal essa dica, não é? Compartilha nos comentários mais alguma dica ou opção com o tijolo ecológico que você saiba!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *