4 ideias de móveis reciclados para a sua casa!

Meio Ambiente

O reaproveitamento de  materiais e a redução de uso de matérias-primas são assuntos muito discutidos atualmente quando falamos de economia, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.

Se você também aprecia temas relacionados à sustentabilidade ou ficou interessado em saber como confeccionar objetos decorativos e móveis com materiais que você já possui, como também garantir economia para a sua casa, irá gostar dessas dicas que separamos!

Vejam quantas coisas podemos fazer com materiais reciclados:

  • Prateleiras e estantes
  • Mesa de cabeceira e lateral
  • Sofás
  • Objetos decorativos

Quer saber mais sobre como dar uma cara nova para o seu ambiente? Continue lendo para não perder nenhuma dica!

Prateleiras e estantes

Nossa primeira dica para reduzir a quantidade de objetos que iriam ser descartados, é usar esses materiais para improvisar prateleiras e estantes, o que pode trazer um ar com mais personalidade e único para o ambiente.

O uso de engradados de frutas e outros produtos que trazemos de mercados e feiras, podem virar uma ótima opção para um quarto de criança:

Prateleiras e estantes recicladas
Fonte: Buji

Os engradados de madeira também podem ser usados quando a ideia é um ambiente mais rústico, nossa sugestão é em churrasqueiras, áreas gourmet e até mesmo salas de jantar.

Há também a possibilidade de usar escadas antigas, as quais sendo reutilizadas formam uma bela estante com diferencial para uma sala de estar com plantas e outros enfeites. E além desse cômodo, também encaixa-se bem em uma lavanderia, frascos pequenos de produtos de limpeza ficariam super organizados!

Escada como prateleira
Fonte: Pinterest

Para um quarto com uma pegada mais moderna ou nerd, a reutilização de canos de PVC pintados juntamente com placas de madeira irá se tornar uma bela opção de organizador de livros, relógios e objetos decorativos. E ainda, conta com o benefício de ter as prateleiras com a distância que deseja, apenas regulando as disposições do cano.

Prateleira com cano de PVC
Fonte: Pinterest

Mesa de cabeceira e lateral

Para esse tópico, a ideia super bacana é usar a palha, material discreto que traz harmonia e deixa o cômodo leve. Com ela podem ser confeccionados caixotes, como também, revestir barris, garrafas PET e tambores com a palha, o ideal é usar a criatividade!

Cesto como mesa de cabeceira
Fonte: BHG

Fica muito interessante quando a ideia é criar um ambiente praiano e trazemos alguns elementos que compõem a natureza para dentro de casa.

Mesa de cabeceira customizada
Fonte: Next Designs

Sofás

A melhor opção para quem quer ter um sofá diferenciado e único em casa é usar os pallets de madeira, pelo fato de oferecerem uma boa sustentação, pela sua durabilidade e resistência.

Já para os assentos, podem ser usados colchões velhos, almofadas futon e outros travesseiros que já estejam de lado em sua casa, eles podem ser customizados e garantir um visual bem bacana.

Sofá de pallet
Fonte: Decoração e arte

Objetos decorativos

Para finalizar, trouxe neste post também, outros enfeites e utilitários que você mesmo pode confeccionar para ter uma decoração super exclusiva, barata e sustentável.

Garrafas PET e garrafas de vidro, por exemplo, podem virar incríveis novos suportes para abajur e lindos vasinhos de plantas, ótimos para uma varanda de casa ou outros ambientes que você queira trazer um ar mais leve e limpo.

Vasos com garrafa PET
Fonte: Claudia Abril
Vasos com garrafa de vidro
Fonte: La chica de la casa de caramelo

Que tal um mural de fotos super customizado? Com molduras de quadros antigos, alguns grampinhos e barbantes, você pode elaborar excelentes decorações para deixar a sua parede mais colorida.

mural de fotos com molduras
Fonte: Decor Fácil

Além dessas dicas, basta usar a sua criatividade para recriar com vários materiais que tem em casa, como potes de vidro, caixas de creme dental, caixas de leite, gavetas antigas, pneus, entre outros, vale usar as ideias e muita customização.

O que acharam das dicas de hoje? Qual delas você irá aplicar em sua casa? Até a próxima! ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *