Guia definitivo: como escolher o sofá ideal

Dicas

Escolher o sofá ideal para compor a sua sala, pode ser um desafio enorme para quem está em busca do móvel perfeito. Afinal ele completa a decoração e te acompanha nos momentos de lazer.

Se você também tem dúvidas de como escolher o sofá ideal, vai adorar as dicas que preparamos para você fazer a escolha perfeita!

Quer saber tudo o que você vai aprender com esse post? Então confira os tópicos abaixo:

Acertar na escolha
  • Estilos de sofás
  • Defina o tamanho do seu sofá
  • Sofás de madeira – Uma escolha sustentável

O companheiro ideal para descansar, ler um livro, ver TV, conversar, namorar, cochilar… O sofá tem inúmeras funções na casa. E além de funcional ele é também a peça de destaque na decoração da sala de estar.

Estilos de sofás

Onde você vai usar o seu sofá? Parece uma pergunta óbvia, mas essa resposta define o estilo que o móvel deve ter, afinal, as características são diferentes para sofás usados em ambientes para receber visitas ou exclusivamente para ver TV.

Sofás para receber visitas

Você tem um espaço exclusivo para receber visitantes na sua casa? Se sim, aposte em um modelo de sofá com a profundidade um pouco menor do que os modelos para ver TV. Essa mudança permite que suas visitas fiquem mais confortáveis e possam passar boas horas de conversa.

Escolha um modelo de sofá com estilo único e sofisticado. Assim permite um ambiente com decoração impecável e ainda será o centro das atenções da sua sala.

Sofá para receber visitas
Fonte: Iaza

Sofás para assistir TV

Se na sua sala o principal objetivo do sofá é acompanhar as sessões de séries e filmes, você deve escolher o sofá mais confortável possível para o ambiente. Dependendo do espaço disponível, vale a pena apostar em um modelo retrátil ou ainda reclinável. Caso não tiver tanto espaço escolha um sofá normal, mas que seja bem aconchegante, que fará sucesso também!

Na hora de escolher o sofá para TV, é importante priorizar um modelo que tenha a espuma bem macia, já que você vai passar horas e horas sobre ele, certo? Os tipos de tecidos mais apropriados para esse caso são o linho, algodão e veludo, que possuem um toque bem macio.

Sófa para assistir tv e ler
Fonte: Iaza

Defina o tamanho do sofá

Saber o espaço que tem disponível é imprescindível na escolha do sofá, podendo garantir a harmonia do ambiente.

Para descobrir o tamanho ideal, considere 70cm entre o sofá e os demais componentes do ambiente, certificando que a área de circulação do cômodo não seja comprometida. Esse passo fará você decidir não só o tamanho do seu sofá, como determinará se você usará uma, duas ou mais peças, por exemplo.

Sofás para ambientes compactos

Um ambiente pequeno também pode ser sofisticado e bonito. Se for bem planejado, fica muito mais aconchegante e convidativo do que um grande espaço.

No caso de como escolher o sofá para a sala pequena, o ideal é optar por tecidos lisos e sem estampas, isso deixará o ambiente mais clean. Outra dica é optar por modelos com linhas retas, e se possível com braços bem estreitos. Essas características deixam o ambiente com a sensação de maior amplitude.

Para quem precisa de um sofá pequeno, é importante destacar que você não precisa de um conjunto de sofás para completar a sala. Você pode aproveitar melhor o espaço se investir em um único sofá com pufes ou poltronas no ambiente.

Sofás de madeira – Uma opção sustentável

Vamos falar de uma tendência que está conquistando os moradores de casas e apartamentos pela sua versatilidade, charme e principalmente, pelo seu toque natural, os queridinhos sofás de madeira. ♥

Madeira sustentável
Imagem apenas ilustrativa. Nossos móveis não são indicados para área externa.

Por que eles estão sendo tão procurados?

A madeira é um material incrivelmente versátil, e por isso, deixou de ser destaque apenas em ambientes rústicos, e vem sendo cada vez mais procurada para decorar lares modernos e contemporâneos. Isso porque a madeira é muito mais durável que a maioria dos materiais e é fácil de limpar, o que deixa tudo muito mais agradável, não é?

Mas não é só isso, outra grande vantagem dos sofás de madeira é que eles são aconchegantes e o toque natural da madeira, acrescenta muito charme e aconchego para o ambiente. Trazendo para dentro da casa o delicioso clima das casas de campo, sejam essas moradas rústicas ou não.

Gostou das características dos sofás de madeira? Então conheça um pouco sobre os modelos em madeira maciça sustentável que a Iaza oferece:

Sofá de madeira Minas: Sofisticado e confortável, o sofá Minas tem um estilo rústico delicado que combina em qualquer tipo de decoração. Seu design moderno evidencia as linhas retas desse sofá, e deixa o ambiente muito mais agradável. ♥

Seus 200cm de comprimento acolhem três pessoas com conforto. Para colocar mais lugares é possivel compor junto a poltrona Minas. Uma ótima opção para decorar salas pequenas e acolhedoras. Tem disponível em duas tonalidades de madeira para se adequar nos ambientes.

Detalhes do Sofá Minas:

  • Suporta 360kg distribuídos, 120kg para cada lugar do sofá.
  • Espuma do assento possui a densidade 28, é revestida com manta acrílica siliconada e persintas elásticas italianas.
  • Espuma no encosto e braços é de densidade 23 soft, revestida com manta acrílica siliconada.

Suas almofadas são removíveis e com zíper, facilitando a manutenção do móvel.  A base do sofá possui um revestimento em tecido, essa característica gera atrito com a almofada e assim evitando que escorregue.

Sofá Minas na sala de estar
Fonte: Iaza
Conjunto sofá e poltrona Minas
Fonte: Iaza

Sofá Lexo: Com linhas retas e suaves, o design contemporâneo do sofá Lexo evidencia estilo e faz com que ele case bem em qualquer espaço. Ideal para acomodar três pessoas com conforto, se você quer escolher um sofá para encantar a decoração da sua casa, essa é uma ótima sugestão.

Esse modelo também possui 200cm de comprimento e tem um diferencial dos outros sofás, pois possui inclinação! Disponível em duas tonalidades de madeira e com várias opções de tecidos. As suas almofadas podem ser retiradas para limpeza, pois são removíveis e tem o fechamento em zíper.

Detalhes do Sofá Lexo:

  • Suporte para 360kg distribuídos, 120kg para cada lugar do sofá.
  • Espuma do assento possui densidade D28, revestidas com manta acrílica siliconada.
  • Espuma do encosto com densidade D23, revestidas com manta acrílica siliconada.

A estrutura desse sofá possui inclinação de 7° em relação ao chão e 113° com relação ao encosto, sendo um fator contribuinte para as almofadas não escorregarem. Além disso, sua base possui o fundo em tecido, criando atrito para que a almofada não escorregue.

Sofá Lexo na sala de estar
Fonte: Iaza
Sofá Lexo na decoração
Fonte: Iaza

 

Sofá LederModerno e sofisticado, esse sofá possui um design atemporal e fica lindo em qualquer estilo de decoração. Ele acomoda confortavelmente três pessoas e poder ser composto com o modelo de dois lugares, esse conjunto deixa o ambiente super imponente!

Sua estrutura é feita em madeira maciça, em baixo do tecido é envolto com uma manta de fibra siliconada, garantindo mais maciez e conforto ao toque. O sofá Leder possui almofadas fixas e se adequa muito bem a vários tecidos como: couro legítimo, courino, linho, entre outros.

Detalhes Sofá Leder:

  • Suporte para 360kg distribuídos, 120kg para cada lugar do sofá.
  • Espuma do assento tem espessura de 10cm com densidade D26, revestida com manta fibra de silicone com 2cm de espessura.
  • Espuma do encosto tem espessura de 10cm com densidade D26, revestida com fibra siliconada.
  • Espuma do braço tem espessura de 10cm de densidade D26
Sofá Leder na Sala de estar
Fonte: Iaza
Conjunto sofás 3 e 2 lugares Leder
Fonte: Iaza

Sofá Chesterfield Mozart: O Chesterfield é icônico decoração clássica, leva requinte e luxo para qualquer ambiente devido seu design deslumbrante.  Sua principal característica é o acabamento em capitonê, que é feito  totalmente a mão. Também possui os braços e encosto arredondados, o que o diferencia dos outros modelos.

Esse modelo é ideal para ser o centro das atenções em uma sala de estar, pode ser feito em vários tipos de tecido dependendo do seu ambiente.

Detalhes do sofá Chesterfield Mozart:

  • Suporte para 360kg distribuídos, 120kg para cada lugar do sofá.
  • Sua espuma tem densidade D-26
  • Acabamento capitonê feito a mão
  • Pés de madeira maciça torneados

Sua almofada é removível e com zíper, facilitando a manutenção do móvel.  O fundo do sofá possui um revestimento em tecido, que gera atrito com a almofada e assim evitando que escorregue.

 Sofá Mozart na sala de estar
Fonte: Iaza
Sofá Mozart na decoração
Fonte: Iaza

Os sofás de madeira são clássicos da decoração que nunca deixarão de ser usados, seu estilo é atemporal e por isso pode ser incluído em qualquer ambiente. Eles também são responsáveis por acrescentar um toque natural, o que permite uma maior proximidade com a natureza, e é por isso, que eles estão sendo cada vez mais usados na decoração de interiores.

É importante observar todos os aspectos citados nesse post para escolher o sofá ideal para a sua casa. Além disso, é primordial que o sofá tenha a cara dos donos da casa, transmitindo um pouquinho da personalidade deles, para deixar o espaço mais intimista e convidativo.

Se você conseguir aliar todas as dicas que passamos, incluindo sua personalidade e gostos, vai conseguir escolher o sofá perfeito para o seu lar! ♥

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *