Tipos de lareira para aquecer a casa nos dias frios

Dicas

O friozinho começou a dar as caras agora no outono, e já sabemos o que está guardado para o inverno, não é mesmo? Com a época mais fria do ano se aproximando, nada melhor  do que manter o aconchego do lar com uma lareira dentro de casa. Além de deixar a casa aquecida para os dias frios, também ajuda na decoração do ambiente como peça decorativa.

A lareira leva elegância e requinte para o cômodo, indiferente do modelo escolhido sempre transmite sofisticação! Tornou-se grande objeto decorativo dentro dos lares, desde a mais clássica até a mais moderna, é o centro das atenções e destaque do comodo que for inserida.

ladeira na decoração
Fonte: lunchboxarchitect

Tipos de Lareiras

Você conhece todos os tipos de lareira que existem no mercado? Com várias opções, é fácil encontrar a que mais se adequa ao seu ambiente e que caiba no orçamento. A escolha fica entre as:

– Lareira à lenha

– Lareira à gás

– Lareira elétrica

– Lareira ecológica

Importante: encontre um profissional qualificado para fazer o projeto e colocá-lo em prática, tomando todas as precauções de segurança e garantindo a efetividade da sua lareira. Nesse post falaremos sobre os modelos e traremos muitas inspirações, mas lembrando, o auxílio de um profissional é essencial!

Sobre os Modelos

Lareiras à lenha

Clássica e aconchegante, a lareira à lenha é a mais conhecida e consequentemente a mais usadas nos lares. Por exemplo, aqui na região Sul durante o Outono/Inverno temos frio garantido, então é muito comum encontrar lareiras à lenha ou fogão à lenha nas casas.

Nessa característica é possível encontrar vários modelos como: retos (comuns), de canto ou suspensas, e com diversos materiais disponíveis. Com a liberação de fumaça esse  de lareira necessita de chaminés ou dutos para exaustão.

 

Lareira com chaminé
Fonte: onekindesign
Lareira a lenha suspensa
Fonte: archiproducts

Lareiras à gás

Esse modelo é perfeito principalmente para apartamentos, por não precisar de chaminé. Assim como, para casas ficam ótimas e práticas, pois possuem facilidade para acender e manter o fogo constante.

A lareira a gás tem a chama semelhante ao da lenha, mas sem utilizar madeira, pois a fonte utilizada para esse modelo é gás natural ou botijão de gás. Uma característica do gás é apresentar o fogo de cor mais azulada, semelhante ao fogão de cozinha.

lareira à gas
Fonte: Pinterest

Lareiras elétricas

A lareira elétrica tem a função semelhante à de um aquecedor, pois o calor vem do aparelho e não necessariamente do fogo. Apesar deste modelo apresentar chamas, são artificiais e produzidas por imagens 3D, mas que dão movimentos reais como o fogo.

lareira elétrica
Fonte: VivaDecora

Lareiras ecológicas

Como o próprio nome já diz, essa é uma lareira ecologicamente correta com o meio ambiente. Funciona pela queima de álcool ou etanol, sendo menos poluente e mais benéfica para a natureza, pois não produz fuligem ou fumaça.

Além de ser sustentável, é um modelo super versátil pois pode ser colocada em móveis que resistem ao calor ou em uma base de alvenaria. Basta encaixar a caixa de inox na superfície escolhida que sua lareira estará instalada, sua fonte precisa ser abastecida continuamente, assim como o modelo a gás.

lareiras ecológicas em casa
Fonte: Webcontinental

O que Considerar para Escolha Ideal

Alguns pontos são fundamentais para decidir a escolha da lareira perfeita, 

  • Segurança: para quem tem crianças ou pets em casa, esse é um fator importante para considerar! Nesse caso, a opção de lareira à lenha não é a mais recomendada sem alguma grade de proteção. Consulte um profissional para auxiliar e recomendar formas adequadas de manter a segurança de todos dentro do lar.
  • Espaço: com tanta diversidade no mercado, não é difícil encontrar o modelo que mais se encaixa no seu ambiente. Se seu ambiente for grande, invista em uma lareira proporcional para aquecê-lo, já em ambientes menores a lareira não precisa ser muito grande.
  • Ambiente: a lareira não é exclusiva da sala de estar, pode ser colocada em outros cômodos da casa também. Em ambientes como quartos, lareiras a lenha não são tão recomendadas por soltar fuligens. Mas a escolha fica a critério do morador.
  • Estilo de decoração: o modelo vai depender do estilo da sua casa, por exemplo, se sua casa tem estilo contemporâneo, opte por modelos de lareiras mais modernas. Agora, se sua casa é de campo e possui um estilo rústico, a lareira clássica com chaminé ficará super aconchegante!

Lareiras são um charme, além de deixar a casa quentinha e aconchegante nos dias mais frios. Já conhecia os modelos de lareiras disponíveis? Deixe nos comentários qual a sua favorita e até a próxima!

– Leia também:

>>>5 PASSOS PARA AQUECER O SEU LAR COM A DECORAÇÃO OUTONO/INVERNO

 

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *