Redescubra seu Lar! Renovando a Sala de Estar e TV

Dicas

Da série “Redescubra seu lar”, escolhemos falar agora sobre a sala de estar e TV, esse ambiente super queridinho, planejado para momentos descontraídos e de lazer.

A sala costuma ser um ambiente mais relax para juntar os moradores após um dia cansativo e também receber os visitantes, um lugar onde possam ficar confortáveis e acolhidos para socializar ou mesmo para curtir momentos sozinhos.

conjunto para sala de estar
Fonte: Iaza

O primeiro passo é definir qual a função da sua sala, será sala de assistir tv ou uma sala de estar para receber convidados? Tendo isso definido facilitará fazer a escolha pelas mudanças necessárias.

Trocar o sofá

A principal peça para uma sala sem dúvidas é o sofá, independente se for sala de estar ou de tv, será onde as pessoas irão se reunir para colocar o papo em dia ou assistir aquela série favorita.

Se pretende renovar a sua sala, mudar o sofá é uma boa opção, se sua sala é de estar opte por modelos mais retos e firmes, para as pessoas ficarem com a postura correta e confortáveis para passar algum tempo sentadas.

conjunto sofás e mesa centro
Fonte: Iaza
sofá em corino
Fonte: Iaza

Mas se a sala for para assistir tv, escolha modelos mais confortáveis e aconchegantes, sofás reclináveis e com chaise são ótimas opções para passar o tempo maratonando suas séries favoritas!

Sofá com almofadas
Fonte: Blog Rachel Bernhard

Repintar as paredes

Por ser um ambiente muito frequentado é normal a decoração acabar enjoando com o tempo, uma solução simples e barata para renovar a sala, seria repintar as paredes ou apenas uma delas.

Nesse ambiente é possível apostar em qualquer paleta de cor por ser um ambiente descontraído, vale a pena apostar em cores alegres e que tragam vida para o ambiente, colocar papel de parede é super valido também!

Sala com parede colorida
Fonte: Iaza
Sala com papel de parede
Fonte: BVM Home

Agora no caso da sala de tv, é possível pintar de cores mais escuras, mas claro tudo na medida certa! Uma ótima ideia é pintar a parede atrás da tv de preto por exemplo, isso deixará sua sala com um ar de “cinema”.

Sala com parede preta
Fonte: Portal Decoração
Sala em tons escuros
Fonte: Pinterest

Móveis versáteis

Compor a decoração com mais móveis deixará o ambiente visivelmente mais rico. Aposte em mesas de centro e mesinhas laterais, pois além de decorar, podem servir como suporte para apoiar objetos.

Mesinhas laterais para sala
Fonte: Iaza
Mesa de centro para sala
Fonte: Iaza

Outra dica super valida é trocar a mesa de centro por um puff, ele pode ser centralizado e servir como mesinha de centro mesmo, e quando receber visitas pode utilizá-lo para acomodar mais pessoas.

renovando a sala
Fonte: wattpad

Investir na decoração

Você já tem algum estilo definido para sua sala? Se ainda não escolheu ou nem sabe por onde começar, confira esse outro post explicando mais sobre estilo de decorações para sala.

Para quem busca renovar a sala de uma maneira mais simples, basta trocar os objetos decorativos. Mas calma, não é necessário comprar tudo novo! A dica é pintar os itens de outra cor, dando a percepção de ser um objeto novo, como por exemplo pintar um vaso branco com um toque de cor.

Dica extra: essa ideia de repintar os objetos ajuda a padronizar uma paleta de cores para o seu ambiente.

Paleta de cores para sala
Fonte: Tumblr

Lista de itens que não podem faltar na sua sala

Almofadas: são ótimas opções para decoração, pois podem ser utilizadas com diferentes formas e tamanho com cores ou estampadas, deixando o ambiente estiloso e demostrando mais conforto e aconchego.

Decoração com almofadas
Fonte: Bodyartstyle

Tapete: ambientes compostos por tapetes possibilitam um ar de sofisticação e de aconchego, pois melhoram a sensação térmica do local. Outra boa utilidade é melhorar a sensação acústica, ideal para o ambiente da sala.

Decoração com tapete
Fonte: Aliexpress

Plantas: as plantinhas dão vida para qualquer ambiente, coloca-las na sala deixará o ambiente leve e fresco. Essa tendência de incluir a natureza dentro de casa vem crescendo cada vez mais, se pretende deixar sua casa mais verde confira esse outro post.

Plantas na decoração
Fonte: Iaza

Quadros/pôsteres: paredes bem decoradas deixam o ambiente estiloso e com personalidade. Uma ideia incrível se você deseja fazer a sua sala semelhante à de um cinema, é colocar pôsteres nas paredes, representando os filmes que estão em cartazes.

renovando a decoração da sala de estar
Fonte: Espaço Mulher
Decoração com posteres
Fonte: Airelles

Prateleiras: as prateleiras são a forma mais simples e barata de renovar a sala, pois podem ser decoradas com uma variedade de coisas, como plantinhas, livros, porta-retratos ou objetos decorativos.

Decoração prateleiras com livro
Fonte: Iaza
Decoração prateleiras com plantas
Fonte: Habitare

A sala deve ser um ambiente convidativo e aconchegante, para podermos passar um tempo descansando e descontraindo. Independente se for sala de estar ou de TV é importante o ambiente estar harmônico e decorado do seu jeitinho.

Espero que esse post tenha ajudado a esclarecer e também se inspirar para renovar o ambiente da sua sala 😊. Até a próxima! ❤️

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn
Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 19 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn