Conheça os 9 melhores tecidos para sofás e estofados

Dicas

Existem muitos tipos de tecidos para sofás no mercado e a tarefa de escolher apenas um pode se tornar desafiadora. Os tecidos cumprem papéis importantes na decoração da casa, dão um up no ambiente além de trazer aconchego e versatilidade.

Os tecidos podem deixar o móvel mais confortável e agradável, e ainda influenciam diretamente na harmonia de todo o ambiente. Alguns tecidos não combinam com o clima praiano, por exemplo, assim como outros não ficam tão legais em decorações urbanas.

A mobília que mais utiliza de tecido, sem dúvidas, é o sofá. É nele que passamos mais tempo e o tecido deve agradar todos os moradores! Mas você também pode aproveitar essas dicas para escolher o acabamento de poltronas, cadeiras, puffs outros estofados também!

Agora nós vamos te contar quais são as características dos principais tipos de tecidos para sofás oferecidos no mercado, para te ajudar você a escolher a melhor opção!

Como escolher o melhor tecido para sofá?

Para decidir o melhor tecido do sofá, poltrona ou outro estofado, é necessário analisar o que é essencial para você. Então verifique sempre as vantagens e desvantagens de cada tecido e se suprem suas necessidades. Aquele que atender a todos seus requisitos será o ideal!

Alguns questionamentos também ajudarão na escolha, como:

  • Você tem pets? Eles vão ter contato com o tecido?
  • E se as crianças derrubarem alguma coisa?
  • Qual é o tecido mais fácil de limpar e manter?

Pense em todos os fatores que possam influenciar na sua escolha e também no ambiente que será colocado. Então vamos conferir os tipos de tecidos para usar nos estofados e descobrir qual será o melhor para você.

Qual o tecido mais indicado para sofá?

Confira a lista dos tecidos mais usados em sofás, poltronas e estofados em geral:

Couro

Tecido Couro Preto
Fonte: Iaza

Vantagens: O couro legítimo é caracterizado por sua beleza e durabilidade, símbolo de muito requinte no ambiente onde é usada. As vantagens do couro são a resistência, fácil limpeza e possui uma alta durabilidade, com a necessidade de poucos cuidados.

Sem falar é claro, no aconchego que ele transmite para o ambiente, né? Qualquer matéria-prima natural, tem o poder de transformar qualquer espaço em um ninho de aconchego, e o couro é um dos favoritos quando o assunto é esse.

Do estilo de decoração mais clássico ao mais cool, o couro vai com tudo! Fica magnifico para completar uma sala de estar com pegada industrial, completa qualquer espaço rústico, e é muito usado em ambientes retrô / vintage, e está sempre as opções dos espaços mais requintados.

Desvantagens: Não é indicado para lugares muito quentes, pois é um tipo de tecido que absorve temperatura com facilidade. Também é um dos tipos de tecidos mais caros do mercado, e por ser um material natural, não se adéqua a qualquer corte.

Sofá leder com couro legítimo
Fonte: Iaza
Conjunto Sofás Leder em Couro
Fonte: Iaza

Couro Sintético | Courino

Tecido Courino Camel
Fonte: Iaza

Vantagens: O couro sintético é ótimo para quem quer se aproximar do efeito do couro verdadeiro, mas não quer investir tanto. Além de imitar muito bem, ele também é considerado um tecido muito resistente. É recomendado para pessoas que possuem animais domésticos e alergias, pois não absorve sujeira e é fácil de limpar.

Sua principal vantagem está no seu preço, que é muito mais acessível que o couro legítimo, e suas características são bem semelhantes ao material natural.

Desvantagens: O couro sintético não permite uma boa transpiração da pele comparado ao couro legitimo, em dias muito quentes essa diferença fica mais evidente. Já nos dias frios o courino tende a ser um tecido mais gelado.

Sofá Minas em Courino Camel
Fonte: Iaza
Sofá Mozart em Courino Camel
Fonte: Iaza

Acquablock (impermeável)

Tecido Acquablock Bege
Fonte: Iaza

Vantagens: Esse é o queridinho dos que buscam praticidade na decoração. Sua composição é 70% algodão | 30% poliéster ideal para quem tem pets, crianças ou busca uma opção resistente a espaços próximos da piscina, essa é sem dúvidas a melhor opção.

A principal característica desse tecido é que ele é 100% impermeável. Ele não acumula resíduos e fornece uma proteção ainda maior para o móvel, basta passar um pano úmido para mantê-lo sempre limpo.

Desvantagens: Não é indicado para busca um toque macio e super confortável, por ser feito em poliéster e ter acabamento impermeável, ele possui um toque bem mais seco do que os demais tecidos.

Sofá Minas com tecido Acquablock
Fonte: Iaza
Poltrona Minas com tecido Acquablock
Fonte: Iaza

Lona

Tecido Lona Bege
Fonte: Iaza

Vantagens: A lona é um tecido resistente e super indicado para sofás, por ser um tecido com tramas mais simples, não suja com tanta facilidade e por isso é fácil de mantê-lo limpo. A recomendação de manutenção é a mesma do acquablock, pano úmido e secagem natural.

O tecido em Lona é composto por 74% algodão | 26% linho, traz requinte para os ambientes e pode ser utilizado na sala de estar para receber visitas e também na sala de tv por ser um tecido resistente. Também permite sensação térmica agradável tanto em dias quentes como para dias frios.

Desvantagens: a desvantagem da lona é não ser impermeável, pois o tecido possui fácil absorção. Sua característica é rústica e apresenta certa aspereza. Assim como seu preço, que é um pouco mais elevado comparado a outros tipos de tecidos.

Poltrona e Puff Sofia em Lona
Fonte: Iaza

Linho

Tecido Linho Misto
Fonte: Iaza

Vantagens: Linho é um dos tipos de tecido ideal para quem é alérgico, pois ele possui propriedades antialérgicas. É um tecido resistente e se destaca por sua tecelagem com bom caimento sobre a espuma, dando acabamento uniforme.

Esse tecido pode apresentar várias composições diferentes, como linho misto ou ser totalmente em poliéster. É o famoso “simples e chique”! Seu preço é variável e deve-se levar em conta que seu móvel terá a aparência de novo por longos anos, vale a pena o investimento.

Desvantagens: sua principal desvantagem é para quem tem pets, pois o linho tende a atrair e acumular pelos, e como possui fios pode ocorrer o incidente do tecido desfiar se puxado.

 Sofá Lexo com tecido Linho
Fonte: Iaza
Sofá Lexo e Cadeira Malai em Linho
Fonte: Iaza

Suede

Tecido Suede Chocolate
Fonte: Iaza

Vantagens: O tecido em suede é sofisticado e elegante! Possui sua maciez como particularidade, além de ser muito confortável, ter alta durabilidade e ser fácil de limpar. Consiste em um material tipo camurça sintética, feita com poliéster e sem trama, o que permite evitar o acúmulo de poeira.

É considerado um tecido perfeito para aquecer em dias frios. Mas, também pode ser indicado para lugares com temperaturas mais quentes, pois não absorve tanto calor.

Desvantagens: Uma de suas desvantagens é que ele pode manchar com mais facilidade que os outros tecidos, pois seu material possui grande capacidade de absorção.

Canto Alemão Berlim em Suede
Fonte: Iaza

Tecido Sustentável

Tecido Sustentável
Fonte: Iaza

Vantagens: Tecidos sustentáveis estimulam o consumo consciente. A principal característica é sua vida útil, pois esses tipos de tecidos apresentam alta durabilidade além de proteger o móvel em que for colocado.

É produzido de materiais recicláveis e sua composição é de 70% algodão reciclado e 30% pet, gerando menos impactos ao meio ambiente em todo seu processo de fabricação.

Desvantagens: por ser composto de bastante algodão o tecido tente a acumular sujeira. Além disso, não possui um toque tão macio quanto outros tecidos que já citamos.

Inovativ

Tecido Inovativ
Fonte: Iaza

Vantagens: Sabe aquele tecido que te abraça? Nosso tecido Inovativ possui essa característica, super macio e confortável. Isso graças a sua composição de 85% algodão | 15% poliéster, mistura de fibra natural com fibra sintética.

Estofados com esse tecido proporcionam muito aconchego, principalmente nos sofás. É o ideal para passar boas horas maratonando series ou lendo livros. Sua formação é perfeita, mesclando resistência com conforto, ou seja, vale a aquisição.

Desvantagens: Nesse tecido também é preciso ter atenção e cuidado com os bichinhos, é um tecido mais grosso, mas sua trama é aberta, se puxado pode desfiar.

100% Poliéster

Tecido 100% poliester
Fonte: Iaza

Vantagens: o poliéster é altamente resistente, por isso muitas vezes é utilizado com outras composições de tecido. São muito utilizados para estofados no geral por durarem muito tempo, e para título de curiosidade também são bastante usados em peças de vestuário.

O tecido 100% poliéster pode ser utilizado tanto passa sala de visitas quanto para sala de TV, por exemplo. Sua característica é a versatilidade, pois é o tecido que se adequa melhor a estampas, além de ser brilhante e acetinado.

Desvantagens: costumam ser tecidos com superfícies mais lisas, comparado a outros tecidos não apresenta tanta maciez. Mas sua principal desvantagem é a retenção de calor, por ser um tecido sintético não permite boa circulação do ar.

Como limpar o tecido do estofado?

Uma técnica muito utilizada para fazer a limpeza dos tecidos é misturar água e detergente em um balde até formar espuma, e então aplicar apenas a espuma sobre o estofado. Depois é necessário passar um pano seco, e deixar secar naturalmente ou utilizar um secador de cabelo.

Agora você já conheceu os tipos de tecidos mais utilizados nos estofados! O próximo passo é escolher o modelo e design para encaixar no seu ambiente, para isso confira nosso post para escolher o sofá ideal.

Não deixe de espiar nosso site e conferir os modelos de sofás e poltronas em madeira maciça que temos disponíveis, além da nossa linha completa de móveis de madeira, ambos possuem alta qualidade. Adoraríamos fazer parte da decoração da sua casa! 😊

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

14 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *