Como cuidar de móveis de madeira para garantir sua durabilidade

Dicas

Se você tem ou deseja adquirir móveis de madeira para a sua casa, vai adorar essas dicas valiosas de como cuidar dos móveis para garantir a durabilidade e qualidade por mais tempo.

Aqui você vai saber mais sobre:

  1. Sobre a madeira
  2. Conservação do móvel
  3. Limpeza do móvel

 Sobre a madeira

Quando você escolheu móveis de madeira maciça, certamente um dos motivos foi pela tradição de durabilidade que ela tem, certo?

E é isso mesmo, não é à toa que ela uma das protagonistas de praticamente todos os estilos de decoração.

Se você quer entender melhor sobre os seus benefícios e sobre como mantê-la bonita por mais tempo, continue acompanhando esse material.

A madeira é uma matéria-prima natural, e por isso sensível, mas com inúmeros benefícios. Você já reparou que todo ambiente com madeira tem uma sensação deliciosa de conforto térmico e de calmaria?

Móveis de Madeira no ambiente
Fonte: Iaza

Isso acontece justamente por ela ser parte da natureza. Mas claro, é importante sempre verificar a procedência ao escolher uma peça de madeira, se é amiga ou inimiga do meio ambiente.

PS.: Na Iaza todos os móveis são feitos de madeira reflorestada, ou seja, florestas plantadas exclusivas para o abastecimento de indústrias moveleiras.

Imagem meramente ilustrativa, nossos móveis não podem ser usados em áreas externas.

A madeira enobrece a decoração, desde que seja sustentável.

Conservação do Móvel

Os cuidados que você deve ter com o seu móvel são os fatores determinantes para a durabilidade dos mesmos. São nos detalhes do dia a dia que você vai garantir a beleza e resistência intacta por muitos anos.

Veja abaixo um check list de cuidados que preparamos para você:

– Luminosidade em excesso danifica a madeira.

– Não deixe recipientes quentes diretamente sobre o móvel.

– Use porta-copos para evitar manchas.

– Não ultrapasse o peso máximo suportado.

– Evite molhar o seu móvel.

Como evitar esses prejuízos ao seu móvel?

– Se o seu móvel tiver próximo de alguma janela, invista em uma cortina que o proteja dos raios UV.

Cortinas para proteção da madeira
Fonte: Iaza

Obs.: Não tem problema o móvel receber luz solar em curtos períodos de tempo ao longo dia, o que danifica é deixa-lo exposto por muito tempo, e principalmente, sem proteção.

Madeira exposta ao sol
Fonte: Iaza

No exemplo abaixo, o sol da manhã faz parte do cenário e está com a proteção do vidro, e não tem problema nenhum. O que não poderia nesse caso, é deixar a cortina totalmente aberta durante o dia todo.

– Use suportes para recipientes quentes, dessa forma você protege o móvel, e ainda pode garantir uma composição de mesa incrível!

Objeto quente sobre a madeira
Fonte: Iaza
Suporte para proteger a madeira do calor
Fonte: Iaza

– Aposte nos porta-copos ou jogos americanos, e diga adeus aquelas manchinhas indesejadas.

Madeira com objetos sem suporte
Fonte: Iaza
Mancha na madeira
Fonte: Iaza
Jogo americano para suporte
Fonte: Iaza

– Esteja atento ao peso que o seu móvel suporta, e distribua-o uniformemente para não sobrecarregar apenas um dos lados.

– A água pode dilatar, empenar ou causar outros danos a saúde de madeira, por isso, nunca deixe seus móveis de madeira expostos à água, nem utilize mangueiras ou jatos de água no mesmo ambiente onde ele está inserido.

 Limpeza de móvel

Como já falamos aqui, a madeira é um material nobre e natural, por isso ela é sensível e tudo o que garante naturalidade a ela, tem melhor receptividade. Por isso, na hora de limpar o seu móvel, a regra de ouro é a velha e conhecida dica: Menos é mais!

Dispense os produtos abrasivos e opte somente por uma flanela ou pano úmido com sabão neutro. A madeira recebe um tratamento super especial para durar por muito tempo na sua casa, mas ela precisa de cuidados simples que garantem esse objetivo.

Pano umido para limpeza
Fonte: Iaza
Limpeza da madeira
Fonte: Iaza
Pano umido limpando
Fonte: Iaza

Agora que você já sabe como cuidar dos seus móveis de madeira, certamente garantirá a durabilidade e beleza deles por mais tempo. 😊

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *