Móveis rústicos de madeira maciça para sala de jantar: 6 razões para você optar por eles

Decoração

Os móveis rústicos de madeira maciça para sala de jantar são aliados na decoração desse ambiente, deixando-o muito mais bonito e funcional na medida certa.

Tem vontade de comprar móveis de madeira maciça, mas não sabe se eles realmente valem a pena? Aqui, respondemos essa dúvida de uma vez por todas, apresentando 6 razões para escolhê-los. Continue a leitura e descubra!

6 razões para usar móveis rústicos de madeira maciça na sala de jantar

Os móveis de madeira rústicos para sala de jantar valem a pena porque apresentam diversas vantagens em curto e longo prazos. A seguir, você confere seis motivos para fazer esse investimento e entende o porquê compensa ter esses móveis:

  1. Decoração acolhedora

Um dos principais diferenciais dos móveis de madeira maciça é que eles proporcionam uma sensação acolhedora para a decoração, tornando a área mais agradável.

Imagem Mesa Redonda de Madeira 4 lugares 120x120cm Troia
Fonte: Iaza

Isso faz toda a diferença na sala de jantar, que é um espaço de recepção, convivência e de fazer refeições, garantindo um clima mais aconchegante ao cômodo.

Por isso, se sua intenção for transformar a decoração, tornando a área muito agradável para moradores e visitas, os móveis de madeira maciça rústicos são as melhores dicas de compra!

  1. Longa durabilidade

A madeira maciça chama a atenção por ter uma longa durabilidade, principalmente em comparação a outros materiais muito utilizados atualmente na fabricação de móveis, como o MDF.

Móveis para sala de jantar feitos com madeira maciça permanecem em bom estado durante muito tempo, ainda que em uso contínuo. É justamente isso que faz com que essas peças atravessem gerações na família.

Logo, se sua vontade for comprar móvel para sala de jantar que dure muito, que tenha alta qualidade e que não demande trocas ou consertos frequentemente, os rústicos de madeira maciça são os melhores investimentos.

  1. Maior resistência a danos

Os móveis de madeira maciça, normalmente, têm mais resistência a danos, principalmente os provocados por impacto e umidade, inclusive alguns são fabricados e preparados para serem usados em espaços abertos, como jardins; mas lembre-se sempre de consultar o fabricante, e ver as indicações, antes de comprar seu móvel de madeira maciça para esse tipo de espaço, pois nem todos são adequados para espaços com grande incidência de raios solares e exposição ao tempo.

Imagem Mesa de Jantar Madeira Pés Torneados Flora Oregon
Fonte: Iaza

Independentemente, essa é uma característica muito importante, a resistência, pois indica uma menor necessidade de manutenção ou de conserto. Portanto, é mais prático e econômico ter um móvel de madeira maciça, além de deixar a decoração do espaço incrível e acolhedora!

  1. Versatilidade na decoração

Os móveis rústicos de madeira são muito versáteis, combinando facilmente com quaisquer outros utilizados na decoração da sala de jantar. Dá tanto para coordená-los com outros móveis de madeira como com os que são fabricados com metais, por exemplo.

Imagem Cadeira de Ferro e Madeira Turim - kit 2 cadeiras
Fonte: Iaza

A diferença está no resultado: se trabalhar somente com madeira, a decoração tem um lado rústico predominante, o que significa que consegue ser mais acolhedora. Se misturar madeira e outros materiais, o resultado é uma decoração moderna e com estilo de sobra!

Como a madeira maciça é um material versátil, ao utilizá-la a chance de erro na decoração é reduzida! Dá para montar ambientes incríveis com muito mais segurança e sem ter muito trabalho.

  1. Opção ecológica

A madeira maciça é um material mais sustentável do que outras opções utilizadas na fabricação de móveis. Sua produção provoca um impacto menor no ambiente. Além disso, existem órgãos fiscalizadores, selos e certificações para assegurar que a madeira utilizada no móvel não degradou a natureza.

Por isso, os móveis com estilo rústico para sala de jantar em madeira maciça são as melhores dicas de compra para quem segue uma decoração voltada à sustentabilidade. 

 

– Leia também:
>>> DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL: INSPIRAÇÕES E DICAS

  1. Melhor custo-benefício

Os móveis rústicos de madeira maciça conseguem se destacar por apresentar o melhor custo-benefício. Eles reúnem vantagens como maior vida útil, decoração diferenciada e acolhedora, resistência a danos, sustentabilidade e versatilidade.

Logo, é uma alternativa que compensa em curto e longo prazos, conseguindo se diferenciar de outros móveis disponíveis no mercado atualmente.

Quais móveis rústicos de madeira maciça usar na sala de jantar?

Quer aproveitar para decorar sua sala de jantar com móveis rústicos de madeira maciça, mas não sabe exatamente quais utilizar nesse cômodo? Existem alguns que são essenciais para garantir funcionalidade no espaço. Confira quais são:

Mesa de jantar

A mesa de jantar é o coração do cômodo, oferecendo o lugar perfeito para refeições e lanches. Há várias opções de mesa, como as que são completamente em madeira e outras com mescla de materiais, como a madeira maciça e o metal.

Imagem Mesa de Jantar Madeira Pés Torneados Flora Canela
Fonte Iaza

A escolha da versão perfeita depende do estilo decorativo da sala de jantar. Se for clássico e rústico, a versão 100% madeira é a melhor alternativa para o ambiente. Caso tenha um estilo mais moderno, prefira a mesa de madeira e algum outro material.

Cadeiras

As cadeiras complementam a mesa, oferecendo um local perfeito para se acomodar durante as refeições. Prefira as que possuem estofado e revestimento, pois costumam ser mais confortáveis.

Imagem Cadeira de Madeira Estofada Espanha - kit 2 cadeiras
Fonte: Iaza

Também tenha o cuidado de escolher cadeiras que combinem com a mesa e com a decoração da sala de jantar. Dessa forma, conseguirá um visual uniforme e mais agradável.

Aparador

Quer um móvel que complemente a decoração e também funcione de apoio para objetos usados na sala de jantar? Então, o aparador é uma excelente escolha! Há diversos modelos elegantes, sendo fácil encontrar um que esteja alinhado com a proposta decorativa do ambiente.

Imagem Aparador Pés Torneados 2 Prateleiras Flora
Fonte: Iaza

O aparador pode ser utilizado junto à parede ou como divisor de área caso a sala de jantar seja integrada com a sala de estar. Assim, garante-se um ambiente muito mais charmoso.

Buffet

Quer organizar louças e talheres na própria sala de jantar, mantendo-os sempre às mãos? Neste caso, o buffet é o móvel perfeito! Ele possibilita organizar esses itens na área, mantendo-os escondidos, sem comprometer visualmente a decoração.

Imagem Conjunto Buffet + Mesa com Bancos Turim
Fonte: Iaza

Caso queira deixar louças e talheres visíveis, bem como jarras e outros itens utilizados na sala de jantar, uma solução é comprar cristaleiras de madeira. Estes móveis dão sofisticação para a decoração, conseguindo expor louças e cristais, por exemplo.

Você consegue comprar móveis rústicos de madeira maciça para sala de jantar na Iaza, garantindo itens de excelente qualidade para seu lar. Aproveite para conhecer e comprar os seus!

– Leia também estes artigos inspiradores:
>>> REDESCUBRA SEU LAR! RENOVANDO A SALA DE JANTAR

>>> CHECKLIST: 4 PASSOS PARA DECORAR A SALA DE JANTAR PERFEITA

Sobre a autora:

Camila

Redatora e revisora formada em Letras pela USP, apaixonada por comunicação e pelo mundo da decoração, da moda e da beleza. Conectada em tendências e apreciadora de boa comida e de séries nas horas vagas.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *