Como escolher móveis de madeira maciça para a minha casa?

Dicas

Quer trazer seus convidados para sua casa? Uma ótima maneira é decorar a casa com bons móveis. Mas, a decoração doméstica não pode ser apreciada se não tiver móveis de madeira. Isso ocorre porque os móveis de madeira podem ser a melhor escolha se você deseja mobiliar sua casa de maneira autêntica, aconchegante e sofisticada.

Existem muitos fatores que afetam a escolha do mobiliário certo, por isso fornecemos algumas dicas de como escolher móveis de madeira adequados para a minha casa como: 

  • Medir o espaço corretamente
  • Saber escolher o tipo de madeira para cada ambiente
  • Paleta de cores
  • Escolher o local ideal para comprar 

A seguir, detalhamos cada um dos itens citados acima:

  • Meça o espaço

Antes de tudo, verifique as dimensões do móvel desejado e considere o espaço disponível.

Por exemplo: ao planejar uma sala de jantar com uma mesa como a nossa linda Mesa de jantar Flora, é importante pensar no espaço individual de cada convidado, para que estejam todos confortavelmente acomodados. 

Mesa de madeira maciça
Fonte: Iaza
  • Saiba as suas necessidades

Existem basicamente duas opções disponíveis em Móveis de Madeira:

Móveis de madeira maciça X Móveis de madeira compensada

A madeira compensada é menos resistente a impactos e se deteriora mais rapidamente com os anos, porém é mais resistente à água e é consideravelmente mais leve. Já os móveis de madeira maciça são mais pesados, firmes ​​e trazem um acabamento mais luxuoso a sua decoração, além de alta durabilidade! 

É importante saber que cada uma tem as suas características, e entender como utilizá-las da melhor maneira, por exemplo: o compensado é indicado para mobiliários em geral e mais ainda em áreas molhadas por ter mais resistência à água. Madeira maciça é usada de uma forma mais nobre em portas sociais, tampos de mesas de jantar, mesas de centro, painel ripado, entre outros.

  • Tenha em conta o tipo de madeira para combinar com a paleta de cores

Não precisa ser um decorador profissional para saber que determinadas tons não combinam na paleta de cores! E o mesmo vale para os móveis de madeira, já que, dependendo do tipo de madeira o móvel pode ser mais claro, ou mais escuro! Preste atenção pois existe um mundo dentro da paleta de “madeira”. Um exemplo de boa harmonia é dos nossos bancos de madeira em Flora Canela com um ambiente em tons quentes e mais alegres. 

Conjunto mesa com banco
Fonte: Iaza
  • Compre em locais de qualidade!

É de extrema importância conhecer de onde veio a madeira que está sendo utilizada em seus móveis: se é sustentável, de origem nativa ou ainda se existem alguns componentes negativos a serem observados como manchas ásperas, bolhas, textura de superfície irregular, manchas de poeira, irregularidades e etc. Se você vir algum desses elementos, não compre essa peça! Também verifique a parte inferior e traseira do móvel para saber se a coloração ou lixamento foi feito de maneira uniforme ou não.

E se você quiser comprar sem arriscar, a Iaza móveis além de oferecer dicas e conteúdo exclusivo, também conta com a loja online: https://www.iazamoveisdemadeira.com.br/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *