Quando é a hora de trocar os móveis da sua casa?

Dicas

A mobília faz parte da história da nossa casa, muitas vezes passada de geração em geração, possuindo uma grande memória afetiva. Por exemplo, um conjunto de sala de jantar, relembra os almoços de domingo na casa dos avós com toda a família reunida, nesses casos é difícil trocar os móveis ou substituí-los por outros, devido ao forte apego emocional.

Almoço em família
Fonte: brunastamato.com.br

Descubra nesse post quando é a hora certa de trocar os móveis e várias dicas valiosas para cuidar do mobiliário. Continue a leitura…

Atente-se aos Sinais

Para saber se está na hora de trocar a mobília, verifique se cada móvel atende às funções necessárias para utilização. Ou seja, se as portas e gavetas estão abrindo normalmente, se está suportando o peso colocado, se não possui avarias ou marcas de desgaste.

Outros fatores bem importantes são: tempo de uso e o ambiente que estava inserido

Saber quando a peça foi fabricada ou adquirida é importante para calcular o tempo de uso e verificar se o móvel está precisando de alguma reforma, melhoria ou mesmo troca. 

Além disso, o ambiente que habita é outro ponto importante, pois alguns ambientes têm maior tendência a desgastar os móveis do que outros. Por exemplo, locais muito úmidos ou áreas externas com incidência solar, podem interferir na qualidade e durabilidade do móvel.

Dica Extra: periodicamente verifique os parafusos, pés e portas de cada móvel para evitar algum incidente. Identificando o problema antecipadamente garantirá a segurança do seu lar.

Mudar a Decoração

Os móveis tem grande peso na decoração de um ambiente, se deseja renová-lo por completo será necessário trocar a mobília. Se a troca está relacionada com a reforma da casa verifique a paleta de cores para acertar na escolha!

Caso tenha crianças pequenas ou animais de estimação em casa, escolha os móveis com atenção, sempre priorizando a segurança de ambos. Opte por tons mais escuros, principalmente para móveis que possuem tecidos.

Sofá em couro preto
Fonte: Iaza

Dica Extraestabeleça um valor máximo que poderá gastar para trocar os móveis, assim não ocorre de exceder o limite do orçamento.

Conforto e Estilo

A mobília deve atender os quesitos de conforto e estilo, fundamentais para terem boa utilidade dentro de casa. Ninguém gostaria de passar muito tempo em um móvel desconfortável, correto? Por isso, é importante verificar sobre a acomodação e em estofados a densidade das espumas.

Caso a decoração da sua casa siga algum estilo específico, os móveis também devem acompanhar para não destoar do restante. Seguindo o mesmo estilo, tonalidade e características.

O que fazer com o Móvel Antigo?

Existem algumas opções do que fazer com o móvel antigo, as alternativas mais simples seriam doar ou vender. Agora, se não quiser se desfazer de jeito nenhum do seu móvel, uma ótima ideia é reformá-lo! 

DIY: Já pensou transformar seu móvel em outra peça totalmente diferente? Como uma cômoda se transformar em uma estante ou uma cama virar um banco. 

Está se perguntando como fazer isso? Confere aqui as inspirações que separamos dessas peças, lembrando que podem ser feitas em diversos móveis.

Transforação do móvel
Fonte: incrivel.club
Cama transformada em um banco
Fonte: incrivel.club

Importância de Comprar Móveis de Qualidade

Para não ter incômodos como alguns destes que citamos no post, invista em móveis de qualidade! Os móveis de madeira maciça duram muitos e muitos anos, se forem bem cuidados podem passar por gerações dentro da família. Isso ocorre porque a madeira é mais resistente a danos que outros materiais, portanto é a mais recomendada!

Conta pra gente, já sabia desses detalhes para trocar os móveis da sua casa? Espero que as dicas tenham ajudado e esclarecido as dúvidas. E para encontrar móveis de madeira maciça visite nossa loja online.

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *