Como criar a paleta de cores perfeita na decoração

Design

Muito utilizadas por designers de interiores e arquitetos, a paleta de cores na decoração dá harmonia aos ambientes. Podem transmitir mensagens e sensações como alegria e bem-estar, dependendo do ambiente em que são utilizadas.

Criar sua própria paleta pode ser uma tarefa desafiadora! E a primeira pergunta é: por onde começar ou quantas cores escolher? Continue a leitura e descubra conosco!

O que é Paleta de Cores na Decoração?

A paleta de cores é uma combinação de cores selecionadas para algum fim ou objetivo, como identidade visual, cores para uma marca ou transmitir sensações. Nos ambientes serve para padronização de cores, deixando o ambiente harmônico.

Sala de Estar com paleta neutra
Sala de Estar com paleta neutra

Seguir uma paleta de cores ajuda a não perder o foco do que está fazendo. Com as cores já definidas é possível compor os ambientes de forma organizada, sem uma paleta essa missão fica mais difícil!

Dica: Caso tenha objetos que não fazem parte da nova paleta de cores, basta pinta-los da cor que deseja e poderá utiliza-los novamente. Seguindo essa dica ainda deixará o objeto com aparência de uma peça nova!

Como criar uma Paleta de Cores na Decoração

Não existe receita de bolo! Cada paleta é criada para uma finalidade ou objetivo, são montadas de acordo com a personalidade e estilo de cada pessoa. Por isso, vamos ajudar a criar sua própria paleta!

1° Dica – Para montar uma paleta deve ser definido o objetivo do ambiente. Por exemplo um quarto, é um cômodo para descansar e relaxar após um dia corrido, então as cores devem ser mais neutras para transmitir calma e tranquilidade.

2° Dica – Defina uma quantidade de cores para utilizar. Essa quantidade pode ser 2, 3, 4, … 7 ou mais, dependendo da função do seu ambiente! Definindo a quantidade de cores fica mais fácil para escolher os tons.

3° Dica – Para escolher as cores deve lembrar que cores fortes e vivas são estimulantes, ideias para ambientes de lazer, como salas, brinquedoteca e também home office, ajudando na produtividade. As cores neutras são super bem vindas em ambientes mais calmos proporcionando o relaxamento, por exemplo nos quartos.

Cores neutras na paleta de cores
Fonte: This 1870 house

4° Dica – Mantenha o equilíbrio entre cores! Mesmo utilizando tons fortes e coloridos é preciso um equilíbrio para manter o ambiente harmônico, para isso companha a paleta com cores neutras também.

Como criar uma paleta a partir de uma fotografia

Tudo ao nosso redor é formado por uma paleta de cores, mas costumamos não prestar atenção a esses detalhes durante o dia-a-dia. Selecionamos duas fotos de ambientes para identificar a paleta de cores, analisaremos as imagens juntos ok?

Análise foto 1

Sala de Estar com paleta de 4 cores
Fonte: Girlstyle

Visualizando a imagem duas cores são predominantes, o verde escuro das plantas e o marrom escuro do sofá, duas cores fortes. Em seguida temos a cor da madeira nas mesinhas e o cinza na parede e no tampo da mesa, com cores neutras.

Pronto, temos uma paleta de 4 cores montada: Verde, marrom escuro, madeira e cinza. Lembrando a paleta de cores na decoração deve ser equilibrada, com cores fortes ou neutras.

Análise foto 2

Quarto com paleta de cores colorida
Fonte: Insplosion

Nessa imagem a cor em destaque é o dourado, presente no lustre, na luminária, no vasinho e no varão da cortina. As cores predominantes na imagem são o azul e o rosa! O azul possui 3 tons de variação, o mais escuro para a cortina e na parede um tom a menos, já na colcha um azul ainda mais claro.

O rosa apresenta dois tons diferentes, dando um toque super charmoso para a cama! E por fim, o verde remetendo ao natural, formando uma paleta com 7 cores!

Mais paletas de cores para te inspirar

Existe alguns sites e ferramentas que auxiliam para criar uma paleta de cores na decoração, servem como inspiração também, são eles:

  • Pinterest: possui fotos e referências de diversos ambientes para se inspirar. Além de dicas e ideias muito criativas!
  • COLOURLovers: é uma comunidade ondem criam e compartilham paletas, padrões e tendências de cores. Pode encontrar artigos com muitas referências!
  • Adobe Color: apresenta um círculo cromático onde ajuda a criar paletas de cores e composições, é possível editar as cores selecionadas. Possui ótimas inspirações de paletas já prontas!
  • Pantone: quem nos acompanha já ouviu muito falarmos pôr aqui. A Pantone faz uma seleção de cores todos os anos e  selecionam um ou duas para ser cor do ano referente. Em 2021 por exemplo, foi escolhida a dupla Ultimate Gray e Illuminating, ótimas tendências a serem seguidas!
Cores Pantone nos últimos anos
Fonte: Pantone

E aí gostou das dicas? Espero ter ajudado a entender esse universo das cores e mostrar que é possível criar uma paleta de cores do seu jeitinho! Até a próxima… 🙂

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *