Como criar a paleta de cores perfeita na decoração

Design

Muito utilizadas por designers de interiores e arquitetos, a paleta de cores na decoração dá harmonia aos ambientes. Podem transmitir mensagens e sensações como alegria e bem-estar, dependendo do ambiente em que são utilizadas.

Criar sua própria paleta pode ser uma tarefa desafiadora! E a primeira pergunta é: por onde começar ou quantas cores escolher? Continue a leitura e descubra conosco!

O que é Paleta de Cores na Decoração?

A paleta de cores é uma combinação de cores selecionadas para algum fim ou objetivo, como identidade visual, cores para uma marca ou transmitir sensações. Nos ambientes serve para padronização de cores, deixando o ambiente harmônico.

Sala de Estar com paleta neutra
Sala de Estar com paleta neutra

Seguir uma paleta de cores ajuda a não perder o foco do que está fazendo. Com as cores já definidas é possível compor os ambientes de forma organizada, sem uma paleta essa missão fica mais difícil!

Dica: Caso tenha objetos que não fazem parte da nova paleta de cores, basta pinta-los da cor que deseja e poderá utiliza-los novamente. Seguindo essa dica ainda deixará o objeto com aparência de uma peça nova!

Como criar uma Paleta de Cores na Decoração

Não existe receita de bolo! Cada paleta é criada para uma finalidade ou objetivo, são montadas de acordo com a personalidade e estilo de cada pessoa. Por isso, vamos ajudar a criar sua própria paleta!

1° Dica – Para montar uma paleta deve ser definido o objetivo do ambiente. Por exemplo um quarto, é um cômodo para descansar e relaxar após um dia corrido, então as cores devem ser mais neutras para transmitir calma e tranquilidade.

2° Dica – Defina uma quantidade de cores para utilizar. Essa quantidade pode ser 2, 3, 4, … 7 ou mais, dependendo da função do seu ambiente! Definindo a quantidade de cores fica mais fácil para escolher os tons.

3° Dica – Para escolher as cores deve lembrar que cores fortes e vivas são estimulantes, ideias para ambientes de lazer, como salas, brinquedoteca e também home office, ajudando na produtividade. As cores neutras são super bem vindas em ambientes mais calmos proporcionando o relaxamento, por exemplo nos quartos.

Cores neutras na paleta de cores
Fonte: This 1870 house

4° Dica – Mantenha o equilíbrio entre cores! Mesmo utilizando tons fortes e coloridos é preciso um equilíbrio para manter o ambiente harmônico, para isso companha a paleta com cores neutras também.

Como criar uma paleta a partir de uma fotografia

Tudo ao nosso redor é formado por uma paleta de cores, mas costumamos não prestar atenção a esses detalhes durante o dia-a-dia. Selecionamos duas fotos de ambientes para identificar a paleta de cores, analisaremos as imagens juntos ok?

Análise foto 1

Sala de Estar com paleta de 4 cores
Fonte: Girlstyle

Visualizando a imagem duas cores são predominantes, o verde escuro das plantas e o marrom escuro do sofá, duas cores fortes. Em seguida temos a cor da madeira nas mesinhas e o cinza na parede e no tampo da mesa, com cores neutras.

Pronto, temos uma paleta de 4 cores montada: Verde, marrom escuro, madeira e cinza. Lembrando a paleta de cores na decoração deve ser equilibrada, com cores fortes ou neutras.

Análise foto 2

Quarto com paleta de cores colorida
Fonte: Insplosion

Nessa imagem a cor em destaque é o dourado, presente no lustre, na luminária, no vasinho e no varão da cortina. As cores predominantes na imagem são o azul e o rosa! O azul possui 3 tons de variação, o mais escuro para a cortina e na parede um tom a menos, já na colcha um azul ainda mais claro.

O rosa apresenta dois tons diferentes, dando um toque super charmoso para a cama! E por fim, o verde remetendo ao natural, formando uma paleta com 7 cores!

Mais paletas de cores para te inspirar

Existe alguns sites e ferramentas que auxiliam para criar uma paleta de cores na decoração, servem como inspiração também, são eles:

  • Pinterest: possui fotos e referências de diversos ambientes para se inspirar. Além de dicas e ideias muito criativas!
  • COLOURLovers: é uma comunidade ondem criam e compartilham paletas, padrões e tendências de cores. Pode encontrar artigos com muitas referências!
  • Adobe Color: apresenta um círculo cromático onde ajuda a criar paletas de cores e composições, é possível editar as cores selecionadas. Possui ótimas inspirações de paletas já prontas!
  • Pantone: quem nos acompanha já ouviu muito falarmos pôr aqui. A Pantone faz uma seleção de cores todos os anos e  selecionam um ou duas para ser cor do ano referente. Em 2021 por exemplo, foi escolhida a dupla Ultimate Gray e Illuminating, ótimas tendências a serem seguidas!
Cores Pantone nos últimos anos
Fonte: Pantone

E aí gostou das dicas? Espero ter ajudado a entender esse universo das cores e mostrar que é possível criar uma paleta de cores do seu jeitinho! Até a próxima… 🙂

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

    • Sandrini

      Olá Leila, ficamos muito felizes em poder ajudar!
      Existem tantas cores, que realmente ficamos um pouco em dúvida né? Ainda bem que existem as paletas para nos ajudar!
      Continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *