Móveis de madeira maciça: vale a pena o investimento?

Decoração

O que você vai encontrar neste artigo:

Os móveis de madeira maciça são as principais alternativas disponíveis no mercado para decorar sua casa e montar um ambiente completo e funcional.

No entanto, nem sempre essas alternativas possuem preço baixo. É aí que muitos se perguntam: afinal, será que vale a pena fazer o investimento em móveis para casa de madeira maciça?

Aqui, respondemos essa dúvida de uma vez por todas! Continue a leitura e saiba mais sobre móveis de madeira maciça, bem como se compensa comprá-los!

Imagem Mesa Lateral de Madeira e Vidro 49cm Virgínia
Imagem: Iaza

O que é móvel de madeira maciça?

Trata-se de um móvel confeccionado com madeira maciça, que também é chamado de “madeira de lei”. É um tipo de madeira com maior resistência e qualidade em relação a outras opções disponíveis no mercado.

Ela é 100% natural, sem acréscimo de fibras ou aglomerados sintéticos como acontece com o MDF e o MDP. Por isso, possui maior durabilidade, compensando mais o investimento quando se fala na compra de móveis.

 

Quais são as características dos móveis de madeira maciça?

Os móveis feitos com madeira maciça apresentam características específicas que ajudam a diferenciá-los. A seguir, listamos as principais e apresentamos algumas das vantagens mais representativas dessas peças:

 

Qualidade

Os móveis confeccionados com madeira maciça se destacam dos demais por apresentar maior qualidade. Eles têm densidade mais robusta e um acabamento superior, resultando em peças funcionais e que também contribuem positivamente com a decoração da casa.

 

Resistência a danos e durabilidade

A maior densidade da madeira maciça faz com que o material seja mais resistente a danos. Portanto, dura mais, sem precisar passar por manutenções frequentes ou trocas, de modo a economizar em longo prazo.

 

Características únicas e exclusividade

O material possui características únicas, como pequenos espaçamentos entre junções, variações de veios, tonalidades e texturas, bem como nós de diferentes tamanhos.

É por isso que os móveis de madeira rústica têm um toque de exclusividade. O material torna a peça nobre, contribuindo para montar uma decoração única e cheia de estilo, não importa qual seja o ambiente.

 

Versatilidade e elegância

Móveis confeccionados com esse tipo de madeira se destacam por serem muito versáteis e elegantes, contribuindo para montar uma decoração incrível sem ter muito esforço.

Especialmente no que se refere à versatilidade, é fácil utilizar o móvel de madeira maciça. Ele combina com outros materiais e peças e dá charme e elegância ao ambiente de maneira simples e rápida.

Por isso, esses móveis são investimentos perfeitos para quem tem dificuldade em decorar e quer peças à prova de erros, que funcionam bem em qualquer ambiente.

 

Melhor custo-benefício

Outra característica marcante das peças, como os móveis de madeira maciça para sala, é que elas apresentam um melhor custo-benefício. Não é para menos, afinal, possuem maior qualidade, resistência a danos e durabilidade. Além disso, são funcionais, versáteis e dão muito mais elegância e personalidade para a decoração.

 

Madeira maciça é sustentável?

Pode ser se investir em móveis com madeira de reflorestamento. Neste caso, a madeira é extraída de áreas que foram reflorestadas exclusivamente para esse fim, ou seja, a fabricação de produtos de madeira.

Isso é um cuidado especial que evita o desmatamento de matas nativas e incentiva o desenvolvimento sustentável do setor e do país. Por isso, a recomendação é que dê preferência a móveis de madeira maciça de reflorestamento ao montar a decoração de seu imóvel.

Leia também:

>>>Móveis de madeira maciça para deixar sua sala de estar mais sofisticada

Vale a pena comprar móveis de madeira maciça?

Ainda em dúvida se vale a pena comprar móveis de madeira maciça? Esse é um investimento que compensa porque esse tipo de peça possui muito mais vantagens.

Ao comprá-la, é possível garantir um móvel durável, que não precisará passar por reparos ou trocas de maneira frequente. Inclusive, a peça pode permanecer em sua família por várias gerações, se bem cuidado.

Sua qualidade é melhor, bem como seu acabamento. É uma peça que dá mais elegância e sofisticação para o espaço, sem deixar de lado a funcionalidade. Além disso, os móveis são itens únicos, com toque de exclusividade, pois mantêm as características originais da madeira.

Se você não abre mão de ter peças com longa vida útil, bonitas e versáteis, os móveis de madeira maciça são os melhores investimentos que pode fazer em seu lar.

 

Onde usar móveis de madeira maciça?

Como você viu aqui, os móveis de madeira maciça são muito versáteis, tanto que podem ser utilizados em diversos espaços do imóvel. Dá, por exemplo, para usá-los na sala de estar e de jantar, garantindo peças incríveis para esses ambientes.

Entre as principais, destaque para o rack para TV e o sofá de madeira maciça, assim como para a mesa de sala de jantar, cadeiras, cristaleiras e aparadores.

Também dá para usá-los no quarto, garantindo peças como poltronas, cômodas e estantes. Além disso, essas alternativas de móveis são perfeitas para montar um home office funcional ou uma área gourmet confortável.

 

Como cuidar de seus móveis?

Se souber cuidar de seus móveis, eles durarão por muitos anos. No entanto, não é todo mundo que sabe como cuidar da madeira maciça. Este é o seu caso? Então, confira dicas para lhe ajudar nessa tarefa:

 

  • Faça limpezas com flanela limpa e umedecida. Tenha cuidado com o excesso de água, pois ele pode danificar o móvel;
  • Não use materiais abrasivos para a limpeza, muito menos álcool ou detergente. Eles aumentam o risco de danificar o móvel de maneira irreversível;
  • Ajuste os parafusos do móvel periodicamente. Com o uso e passar do tempo, eles podem ficar frouxos;
  • Evite expor a peça à luz do sol e umidade, para evitar danos como desbotamentos e manchas.

 

Onde comprar móveis de madeira maciça?

Imagem mesa de jantar em madeira maciça Alpes
Imagem: Iaza

Quer comprar móveis de madeira maciça, mas não sabe onde garanti-los? A Iaza tem as melhores alternativas para você e seu lar! São peças de alta qualidade, fabricadas com madeira de reflorestamento.

Na Iaza você encontra móveis com longa durabilidade e com design incrível. São peças para sala, quarto, home office, área gourmet e hall de entrada, abrangendo sofás, buffet, rack para TV, mesas, cadeiras, entre outros.

Aproveite para conferir e comprar móveis de madeira maciça perfeitos para seu lar!

 

Leia também:

>>>Móveis rústicos de madeira maciça para sala de jantar: 6 razões para você optar por eles

>>>Como conservar móveis de madeira maciça?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *