Redescubra seu lar! Renovando a sala de jantar

Dicas

Continuando a série “Redescubra seu lar”, hoje vamos falar sobre a sala de jantar. Esse ambiente é muito usado em ocasiões especiais, para receber convidados e principalmente para reunir a família, por isso esse espaço requer atenção na hora de decorar.

Renovar a sala de jantar tornará as refeições mais especiais e o ambiente mais harmônico, pensando nisso, separamos ideias e dicas para deixar esse espaço de cara nova, confira:

6 Dicas para renovar a sua sala de jantar

renovar sala de jantar
Fonte: Iaza Móveis de Madeira

Mude o Jogo de Jantar

Mesa: A peça principal da sala de jantar é a mesa, se deseja renovar seu ambiente, trocá-la deixará seu espaço com cara nova. Lembre-se de medir e encontrar o tamanho certo, levando em conta o diâmetro da mesa e o espaço para as cadeiras, e ainda deve sobrar espaço para a circulação.

As mesas redondas e quadradas costumam ocupar bastante espaço, se a sua sala de jantar for espaçosa vale a pena apostar nelas, pois elas deixam as pessoas mais próximas, aumentando a sensação de aconchego. Mas caso sua sala de jantar seja pequena mesas retangulares são as ideais.

Se você quer saber mais sobre a escolha da mesa de jantar, veja esse post no blog com várias dicas para te ajudar.

mesa de jantar quadrada
Fonte: Iaza Móveis de Madeira
mesa jantar redonda
Fonte: Iaza Móveis de Madeira

Cadeiras/bancos: A escolha de cadeiras ou bancos para a sala de jantar depende do estilo que pretende colocar no ambiente, cadeiras coloridas e bancos deixam o ambiente mais descontraído, cadeiras de madeira deixam com estilo mais clássico e sofisticado. Separamos um guia completo para a escolha da cadeira ideal.

mesa de jantar clássica com cadeiras estofadas
Fonte: Iaza Móveis de Madeira
mesa com bancos
Fonte: Iaza Móveis de Madeira

Aposte em móveis curingas

Os móveis curingas ajudam na praticidade do ambiente além de contribuir na decoração da sala de jantar, peças como Cristaleiras e Buffets/Balcões são ótimas peças para colocar nesse espaço. Esses móveis ajudam a organizar as loucas e utensílios, e ainda decoram o ambiente trazendo um ar de sofisticação. Sabia como investir em móveis curingas.

cristaleira na sala de jantar
Fonte: Iaza Móveis de Madeira
buffet na sala de jantar
Fonte: Iaza Móveis de Madeira

Inclua textura nas paredes

Renovar as paredes ajuda a dar um upgrade em qualquer espaço, muitas vezes é feito em apenas uma das paredes, e já é suficiente para dar um up no ambiente e fica uma graça. Uma ideia simples para renovar a sala de jantar seria revestir com papel de parede, sempre seguindo a paleta de cores que o ambiente possui.

Paredes com tijolos a vista também estão super em alta e combinam totalmente com o ambiente, e se deseja o espaço com estilo industrial essa é a escolha certa! Para conhecer mais sobre essa proposta confira nosso post sobre tijolinho a vista na decoração.

papel de parede
Fonte: Iaza Móveis de Madeira
parede de tijolinhos
Fonte: Iaza Móveis de Madeira

Redecore

Como estão as suas paredes? Se estiverem lisas, está na hora de decorá-las! Exceto se você busca um ambiente minimalista. Utilizar elementos nas paredes como quadros e objetos pode trazer mais vida à sua sala de jantar.

Decorar com espelhos também é uma ótima opção, quanto maior o tamanho do espelho maior será a sensação de amplitude, fazendo o ambiente parecer o dobro do tamanho. Se sua sala de jantar é pequena você pode utilizar um espelho, isso deixará seu espaço visivelmente maior.

decoração com quadros
Fonte: Iaza Móveis de Madeira
decoração com espelhos
Fonte: Iaza Móveis de Madeira

Lustres fazem a diferença

Como já mencionamos em outros posts a iluminação é importante para qualquer ambiente. Os lustres são os responsáveis por essa tarefa e costumam ser imponentes na sala de jantar. Quando trocados, os lustres podem mudar completamente o estilo da decoração, por exemplo do estilo minimalista, para o clássico ou moderno.

lustres clássicos de jantar
Fonte: Iaza Móveis de Madeira
sala de jantar com lustre moderno
Fonte: Iaza Móveis de Madeira

Decore a mesa de jantar

Decorar a mesa com uma toalha de mesa ou jogo americano é uma dica para deixar a sala de jantar linda e sofisticada de forma muito simples e que faz a diferença. Aposte em vasos ou arranjos de flores ou plantas e deixe o ambiente com mais vida.

toalha de centro de mesa
Fonte: Iaza Móveis de Madeira
mesa de jantar com jogo americano
Fonte: Iaza Móveis de Madeira

A sala de jantar deve ser aconchegante e convidativa, decore de acordo com o seu estilo e preferência, deixando o ambiente agradável. Caso tenha gostado dos móveis não deixe de visitar nosso site Iaza Móveis de Madeira.

Até o próximo post, onde vamos falar sobre renovação de outro ambiente da casa. Aguarde! 🙂

Sobre a autora:

Aline Baron

Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *