Como escolher a cadeira ideal para cada tipo de ambiente

Dicas

Com dúvidas para encontrar a melhor cadeira para acompanhar sua mesa de jantar? Acompanhe o material que preparamos pra você com várias dicas, e tire todas as suas dúvidas.

O conjunto de mesa e cadeiras participa de inúmeros momentos da nossa casa, e por promover interação e união entre as pessoas, ele deve ser escolhido com cautela para ser bem recebido por todos, e garantir um ambiente bem agradável.

Escolha a mesa de jantar

A mesa é o destaque principal do ambiente, e também o móvel de maior proporção, por isso, tenha o estilo e o modelo de mesa que você deseja, antes de partir para a escolha das cadeiras.

Já tem a mesa? Ótimo, vamos ver como acertar na escolha da cadeira ideal para ela!

Como é o ambiente onde a cadeira será usada?

Um ambiente mais sóbrio e elegante?

Ou deseja um tom mais descontraído e contemporâneo?

Esse é o segundo passo, definir o estilo de decoração que deseja ter no ambiente. Abaixo separamos algumas dicas para diferentes estilos, olha só:

Ambiente refinado: Se você tem uma sala de jantar ou área gourmet refinada, o ideal é que opte por cadeiras do mesmo material da mesa de jantar. Ou seja, para mesas de madeira, escolha cadeiras de madeira, se a mesa for contemporânea, opte por cadeiras do mesmo estilo.

cadeira ideal para cada mesa

Mesa + cadeiras do mesmo material = Ambiente clássico

E além do material, para ambientes mais refinados, é bacana apostar em cadeiras estofadas, e até com estilos mais imponentes, como as clássicas cadeiras Luis XV por exemplo, ou as tradicionais de madeira com assento estofado.

cadeira imponente na decoração

Mesa de madeira + cadeiras com design imponente = Ambiente clássico e sofisticado

cadeira de madeira assento estofado

Mesa de madeira + cadeiras de madeira tradicionais = Ambiente clássico e aconchegante

Ambiente descontraído: Para ambientes mais modernos, a dica é misturar! Escolha cadeiras de plástico ou de ferro para compor com uma mesa de madeira, ou ainda cadeiras de madeira para compor com uma mesa mais moderna. Essa composição de estilos trará descontração e um toque bem mais contemporâneo ao ambiente.

como combinar cadeiras

Mesa + cadeiras de diferentes materiais/cores = Ambiente moderno e descontraído

cadeira ideal para cada mesa

Mesa clássica + cadeira contemporânea de outra cor = Ambiente moderno
* Dica: Misture bancos e cadeiras no mesmo espaço para uma decoração mais despojada

E aí, já sabe qual estilo seguir? Se será o clássico ou mais contemporâneo?

Se ainda não decidiu, vamos te dar mais uma dica! Onde fica o imóvel que você está mobiliando? É a sua moradia urbana? Sua casa de campo, ou apartamento na praia? Essa característica também te ajuda na hora da escolha!

Não se engane!

Quem pensa que combinação contemporânea só cabe bem em moradias urbanas, e combinações clássicas, ou com uma pegada mais rústica, somente nas casas de campo.

Vamos lá, você tem um apartamento numa grande metrópole, mas sente falta da calmaria e do sossego do interior? Você pode trazer alguns traços desses lugares que transmite tranquilidade para dentro do seu apartamento urbano. Isso é possível pela escolha das cadeiras!

Uma cadeira com detalhes em fibra, por exemplo, seja ela natural ou sintética, remete muito à decoração de casas de praia ou de campo, e por isso, aí vai uma dica: Esse estilo de cadeira é coringa! Fica bom em qualquer estilo de moradia, e pode sim ser usada no seu apartamento urbano com uma mesa mais moderna, ou com uma mesa de madeira clássica.

cadeira com fibra

Mesa de madeira + cadeira de madeira e fibra = Ambiente extremamente acolhedor, e que remete ao clima das casas de campo

Outra forma de se aproximar dessa tranquilidade, é apostando em cadeiras com assento em couro/courino, elas também são diretamente relacionadas com a vida no campo, e podem te ajudar a criar um ambiente agradável, sem falar que são elegantíssimas!

cadeira de courino na decoração

Mesa redonda + cadeiras com braço estofadas em courino = Ambiente convidativo, e com um toque natural

Dicas extras

– As cadeiras com braço são excelentes opções para usar nas ponteiras das mesas de jantar retangulares, ou ainda com mesas redondas. Se optar por elas, atente-se para a altura dos braços dela, eles não podem ser mais altos que a mesa.

cadeira com braços

Cadeira com braço nas pontas, sendo os braços dela mais baixos que a altura da mesa. Deixa o ambiente convidativo, e não ocupa mais espaço do que as normais.

modelo cadeira com braços

Cadeiras com braços a uma altura que permita elas serem colocadas embaixo da mesa quando não estiverem em uso para otimizar o espaço

– Cadeiras com encosto vazado dão mais leveza ao ambiente, e permitem maior visualização da mesa

cadeira encosto vazado

Para destacar o design da sua mesa de jantar, opte por cadeiras vazadas, elas suavizam a decoração

– Cadeiras com encostos estofados são mais confortáveis e aconchegantes, mas escondem mais o visual das mesas.

cadeira estofadas

Cadeiras totalmente estofadas deixam o ambiente extremamente convidativo, e chama o destaque do espaço para ela, e não para a mesa

Esperamos ter sanado suas dúvidas sobre a escolha da cadeira ideal para a sua mesa de jantar. Mas, se ainda não conseguiu decidir a melhor opção para o seu espaço, entre em contato conosco, vamos entender a sua necessidade, e indicar a melhor solução para o que você precisa.

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn
Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e ansiosa para construir e decorar a casa própria.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn