Tons terrosos: saiba como usar essa paleta de cores

Dicas

Definitivamente, os tons terrosos caíram no gosto dos brasileiros. A decoração de ambientes cada vez mais usa as cores que compõem esta paleta, sabia? Entretanto, dentro de um imóvel temos diferentes ambientes e cada um deles tem seu objetivo dentro da casa.

Mesmo assim, suas cores podem ser aplicadas em todos os cômodos e hoje estão em alta. Por exemplo, cores como marrom, caramelo, cobre, ocre, rosa-queimado, terracota, coral, marsala, areia e laranja. Sem dúvida, todas remetem à terra, variando entre o marrom mais escuro até as tonalidades verdes.

E você sabe o motivo que faz essas cores serem mais procuradas atualmente? Certamente, todas as cores despertam sentimentos e sensações nas pessoas, não é? Neste caso, trata-se do desejo de reconexão que temos com o mundo exterior. 

O melhor disso é que esta paleta conta com cores neutras que combinam com diferentes tonalidades e estilos de decoração. Ou seja, mesmo os ambientes mais clássicos com o branco predominante, ficam mais interessantes com cores terrosas mescladas.

Tons terrosos
Fonte: Pinterest

Em uma decoração clean eles se misturam bem com tons de cores neutras ou mais fortes. De um jeito ou de outro, os tons que remetem a terra deixam a decoração mais natural.  Assim, basta eleger um deles como o principal e compor o ambiente com as outras cores da paleta.

Como usar a paleta de tons terrosos na decoração?

Primeiramente, temos que saber que não existe um ambiente que não possa receber uma decoração desse estilo. Porém, é necessário caprichar na composição do ambiente para que o resultado fique espetacular. Por isso, reunimos neste artigo as dicas mais importantes para você usar a paleta de cores terrosas da forma mais eficiente.

Elementos naturais

Certamente, a natureza se faz presente quando usamos as cores terrosas em nosso dia a dia. Na decoração, os elementos naturais estão representados em tecidos orgânicos, peças de artesanato, cerâmica, palha, sisal e, claro, plantas.

O mesmo vale para a escolha de estampas para os móveis de cada cômodo. Ou seja, considere os elementos da natureza para que a harmonia fique completa na decoração.

Sala de estar com tons terrosos
Fonte: Pinterest

Texturas naturais

Sem dúvida, usar texturas que remetem aos elementos naturais dentro dos ambientes traz a terra para dentro do seu cômodo. Por serem neutros, esses tons combinam com texturas da natureza como o cimento queimado, madeira e tijolinhos, por exemplo.

Usar um mix de texturas tem papel fundamental para a decoração feita em tons da terra.

Paleta de cores clean
Fonte: Pinterest

Harmonia no ambiente

Olhe bem para o espaço que receberá a decoração e avalie as opções de cores e tons de acordo com o tamanho disponível. Isto é, para não deixar um cômodo pequeno sobrecarregado, opte pelas cores mais abertas, claras.

Por outro lado, use os tons terrosos mais escuros para dar destaque aos detalhes, como uma parede, por exemplo.

Uma dica para lugares menores é usar o mesmo tom nas paredes e nos móveis, sabia? Mas, não esqueça de suavizar o ambiente com cortinas e tapetes em cores diferentes.

Luz natural

Por fim, a iluminação natural dos ambientes também faz parte da decoração baseada em tons da terra. Isto é, de acordo com sua intensidade no ambiente, a decoração terrosa pode escurecer mais que o desejado, não é?

Portanto, saiba usar a luz natural a favor da sua decoração e, nesse caso, dê preferência à luz artificial amarela.

Decoração para quarto
Fonte: Pinterest

Comece a decorar seu ambiente com tons terrosos

Acesse o loja da Iaza e encontre os móveis certos para cada cômodo da sua casa. Os móveis de madeira se encaixam perfeitamente na paleta de cortes de tons terrosos, trazendo a harmonia perfeita para o ambiente.

Conta pra gente, gostou das dicas de decoração?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *