puff na decoração
DICAS

Guia: como e onde usar o puff na decoração

O puff é um móvel que existe há muito tempo. Se trata de um material luxuoso que remete a realeza, pois era utilizado pelos reis e rainhas no passado. Eles serviam como apoio para os pés enquanto os reis e rainhas se acomodavam em seus respectivos tronos. Contudo, os anos foram passando, e hoje esta é só uma de tantas utilidades do puff na decoração.

Acompanhe comigo e confira agora os cômodos para colocar o puff na decoração, suas utilidades e como escolher o puff ideal.

Sala de estar

A sala de estar é o lugar onde costumamos recepcionar visitas, fazer confraternizações, bater um papo, descansar e relaxar depois de um dia cansativo. E por isso, o puff é um móvel perfeito para esse cômodo.

O puff pode servir como o tradicional apoio para os pés para dar ainda mais conforto na hora de relaxar. Mas, também pode servir como um assento extra quando tem muitas pessoas na sala, assim ninguém fica deslocado, e a confraternização pode continuar. Além dessas duas utilidades, ele também pode servir como uma bela mesinha de centro.

puff na decoração

puff na sala de estar

puff como mesinha de centro
Reprodução Pinterest
puff na decoração da sala de estar
Reprodução Pinterest

puff de mesinha de centro Âmbar

Ele também é considerado um componente decorativo de muito requinte. Portanto, além de ser muito funcional, o puff é uma peça de destaque na decoração. A qual embeleza o ambiente, proporcionando conforto e aconchego de modo simultâneo.

Se quiser saber tudo sobre decoração de sala de estar confira esse artigo: Decoração de sala de estar: o guia completo para não errar.

Quarto

Se seu quarto é relativamente pequeno, e a falta de espaço para apoiar objetos é um problema, um puff pode ajudar. Ele pode ser usado no pé da cama como um recamier, servindo de auxílio para calçar o sapato, apoiar roupas e outros acessórios como bolsas e mochilas. Se preferir, também pode optar por um puff com tampo removível, como um baú. Assim poderá armazenar objetos no seu interior e manterá a organização com mais facilidade.

puff baú para o quarto
Reprodução Pinterest

Outra forma de utilizar o puff, é colocando-o no canto do quarto, próximo a cama. Onde geralmente as pessoas optam por uma poltrona convencional, a qual usam para fazer leituras, relaxar e etc. Neste caso, é só acrescentar algumas almofadas ao puff que além de ter a mesma função, deixará o ambiente super aconchegante e intimista.

puff na decoração do quarto
Fonte: Homify

O puff também é muito utilizado nos closets. Pode ser usado nas penteadeiras ou em um outro espaço. Servindo de auxílio para apoiar objetos e também para calçar os sapatos. Além de alimentar a decoração do closet, é extremamente funcional.

puff para decorar o closet
Reprodução Pinterest
closet com puff na decoração
Reprodução Pinterest
puff no closet
Fonte: Inspired by charm
penteadeira com puff
Reprodução Pinterest

Hall de entrada

Muitas pessoas possuem o costume de tirar ou trocar os sapatos ao chegar em casa, vindo do trabalho ou de outro lugar. O puff na decoração do hall de entrada pode servir como apoio para os sapatos e auxilia na hora de calçá-los. E se esse ambiente não tiver muito espaço, pode-se optar por um puff pequeno. Pois, além de servir como apoio e componente decorativo, o puff deixará o espaço visualmente maior sem ocupar tanto espaço.

puff no hall de entrada
Reprodução Pinterest
como usar puff na decoração
Reprodução Pinterest

Escritório

O puff na decoração do escritório faz toda a diferença. Pois este é um cômodo profissional, onde as pessoas costumam tratar de assuntos do trabalho e recepcionar pessoas. E com isso, um puff mais requintado trará a elegância e a sofisticação que o ambiente exige. Além da parte estética, o puff também servirá como um assento extra ou apoio para bolsas, casacos, revistas e livros.

puff para escritório
Reprodução Pinterest
puff na decoração do escritório
Fonte: Spectrum
puff moderno na decoração
Fonte: Decoist

Varanda

Seja em um apartamento ou em uma casa, os cômodos externos também merecem conforto e aconchego, não é mesmo? É sempre bom tirar um tempo no final de tarde para sentar na varanda e relaxar vendo o pôr do sol, sentindo a brisa do vento e respirando ar puro. O puff na decoração da varanda proporcionará ainda mais conforto para esses momentos. Vale a pena investir.

funcionalidades do puff na decoração
Reprodução Pinterest
puff na varanda
Reprodução Pinterest

Agora você já sabe da versatilidade e utilidade do puff na decoração de diferentes cômodos. Antes de finalizarmos, preparei um checklist prático logo abaixo. Ele vai ajudar você a escolher o puff ideal para todos os cômodos aqui citados, não esqueça de conferir 😉

Espero que tenha gostado desse artigo. E se você usa o puff em algum outro cômodo que não foi citado, conta pra gente aqui nos comentários, vamos adorar saber. Tchauzinho e até a próxima <3

Checklist para escolher o puff ideal

  • Sala de estar: Para esse cômodo, pode ser utilizado um puff que forme um conjunto com o modelo do sofá. Ou também um modelo avulso que acompanhe o estilo da decoração da sala. Exemplo: se sua sala evidencia o estilo rústico, pode-se optar por um puff chesterfield em couro ou um puff de madeira, ambos ficarão incríveis.
  • Quarto: O puff ideal para colocar no pé da cama são aqueles mais compridos de formato retangular, conhecidos como recamier. Já para utilizar no canto do quarto, um puff maior de formato arredondado ou quadrado é a melhor opção.
  • Hall de entrada: Se você tiver um aparador, o ideal é escolher um puff que se encaixe embaixo ou do lado. E o design do puff deve entrar em harmonia com o aparador e os demais componentes do ambiente.
  • Escritório: Como citamos no artigo, um puff requintado e sofisticado é perfeito para escritórios. Portanto, um modelo chesterfield, design clássico e elegante, ficará perfeito no ambiente, ainda mais se tiver uma cor que contraste com a cor do lugar.
  • Varanda: Para o ambiente externo é importante que o tecido seja mais resistente, como um impermeável, por exemplo. Puffs coloridos também dão mais vida à decoração do local. Outra opção, para quem não quer usar tecido do lado externo da casa, é optar por puff feito todo em madeira. Ficará incrível e dará um toque rústico na casa.

Referências de imagens:

 
Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *