Decoração de sala de estar: O guia completo para não errar

Dicas

A sala de estar é o ambiente da casa usado para relaxar, ver TV, receber amigos, e reunir os moradores para um bate-papo. Para que ela seja agradável, bonita e convidativa, a decoração faz toda diferença, e é disso que vamos falar nesse artigo.

Pensar na decoração de sala de estar, é mais do que escolher os móveis e as cores que serão usados para compor o ambiente, envolve espaço de circulação, estilo predominante, e principalmente, o que deve ser feito para garantir um ambiente agradável.

Parece complicado, mas não é, acompanhe o post para se aprofundar mais no assunto!

Vamos começar? Primeiro, responda essa pergunta: Qual será a utilidade da sua sala de estar? Ela será apenas um espaço de convívio para receber amigos e familiares? Ou ela será também o seu espaço de conforto e de lazer incluindo a TV e demais eletrônicos nesse ambiente?

Esse é o questionamento básico que você deve fazer a você mesmo antes de pensar na decoração de sala de estar, afinal, se você tem um espaço exclusivo, como a sala de tv, já poderá excluir alguns itens desse ambiente, caso contrário, integre ao máximo!

3 passos para decorar a sala de estar:

  1. Acerte nas medidas
  2. Saiba como decorar a sala de estar
  3. Defina o estilo da decoração

Cada passo tem subdivisões e dicas valiosas para garantir a sala que você sempre sonhou, então acompanhe cada uma delas, e inspire-se com as ideias!

1 – Acerte nas medidas

Esse é ponto chave para decorar a sala, se o seu espaço é pequeno, você deve investir em móveis compactos, iluminação e em cores claras, por exemplo. Abaixo você confere uma relação com mais dicas para escolher as medidas ideais:

Sofá: Antes de escolher o modelo do sofá que você deseja, verifique as medidas disponíveis para ele na sala, e considere um espaço de circulação entre ele e os demais móveis. Além disso, na hora de verificar as medidas do seu sofá, atente-se para a quantidade de pessoas que ele acomoda, a média é 60cm por pessoa, mas lembre-se que você precisa descontar o tamanho do braço do sofá.

como decorar a sala de estar

Dica extra: Se o seu espaço é pequeno e você deseja acomodar o maior número possível de pessoas, escolha um sofá sem braço, ou com braço mais estreito possível, assim você aproveitará melhor o espaço. 😊

decoração sala de estar

Mesinha de centro: Para incluir a mesinha no ambiente, vale a mesma regra do sofá, deixe um espaço para circulação, o indicado é de no mínimo 70cm de espaço do sofá e do rack. Se você deseja saber qual é o melhor formato de mesinha para cada estilo de sala, confira esse artigo sobre mesinhas na decoração.

sala de estar decorada

como decorar a sala de estar

Caso você não tenha espaço suficiente para uma mesinha de centro, você poderá apostar em uma mesinha lateral, ela é perfeita para salas estreitas, e é tão funcional e versátil quanto a mesa de centro, e deixa o ambiente bem charmoso!

Rack para tv: Esse móvel deve ser escolhido de acordo com o tamanho da parede disponível, e também da TV que você deseja usar. Aqui, vale tomar cuidado para não tapar a parede toda, e nem deixar muito espaço vazio, aproveite o espaço da melhor forma e faça com que fique bem harmonizado.

*A distância média que deve existir entre o sofá e a TV é de 2 metros, mas, isso varia de acordo com o tamanho do seu televisor, quanto maior for, maior deverá ser a distância.

rack de tv na decoração

sala de estar decorada

Temos um artigo só sobre salas de TV, se esse for seu interesse maior, confira: 6 itens fundamentais para uma sala de TV perfeita.

2 – Como decorar a sala de estar

Depois de saber qual será a finalidade da sua sala, e de ter noção do espaço que você tem para usar, já pode começar a pensar na decoração de sala de estar da tua casa, e a listar tudo aquilo que deseja usar. Existem várias formas de tornar o ambiente mais agradável e bonito, vamos listar algumas delas abaixo:

Defina a cor das paredes: Não existe nenhuma cor que não possa ser usada na decoração de sala de estar, o que existe são dicas para usá-las da maneira correta. Para quem deseja paredes suaves e neutras, as melhores cores são cinza e bege claro, elas deixam a cena principal para os móveis e objetos.

cores para sala de estar

sala de estar rústica

Mas, se você gosta de cores mais escuras, pode usá-las sem medo, no entanto, com a dosagem certa. Uma sala de estar com uma das paredes em azul marinho, por exemplo, fica linda, desde que você crie uma composição que não deixe o cômodo pesado. Investir em um sofá claro e nas demais paredes do ambiente com cores neutras, e apenas uma delas escura, também é uma bela opção de composição.

sala de estar decorada
Reprodução Pinterest

Aposte em pôsteres e quadros: Além das cores, você também pode dar vida e destacar a sala de estar, por meio de quadros e pôsteres. Aqui fica a critério do seu estilo, vale investir em quadrinhos que tenham relação com seus gostos pessoais, pôsteres animados, ou então, quadros sublimes e clássicos que harmonizem com o restante do ambiente.

sala de estar decorada
Reprodução Pinterest
sala de estar decorada
Reprodução Pinterest

Almofadas: Elas são obrigatórias para quem quer um ambiente aconchegante e confortável, e aqui é hora de você adicionar cor ao cômodo caso não tenha feito isso com os móveis e cores de parede. As almofadas nos permitem transmitir um pouco da nossa personalidade, e também nos deixam mais à vontade, por isso são tão “queridas” por todo mundo que senta no sofá. 😊

como decorar sala de estar
Reprodução Pinterest

Tapetes: Eles aquecem o ambiente e também deixam a decoração de sala de estar muito mais bonita e charmosa. Você também pode aproveitar para escolher entre modelos divertidos para deixar o tom mais descontraído, ou então os elegantes e felpudos que adicionam requinte ao cômodo. Se tiver alguma dúvida na hora de escolher o seu, acesse esse post com dicas sobre o tapete ideal.

tapete na sala de estar

tapete na decoração
Reprodução Pinterest

Espalhe flores e folhagens na sala: Essa é uma maneira de acrescentar vida ao ambiente. Seja com suculentas, folhagens, flores ou jardins verticais, colocar vasos pela sala é uma forma não só de decorar o espaço, mas também de trazer a natureza para dentro da casa. Nós já falamos aqui sobre o jardim de inverno, e aqui sobre decoração com plantas, vale a pena espiar. 😊

decoração de sala estar
Reprodução Pinterest
decoração de sala estar
Reprodução Pinterest

Nichos e prateleiras: Esses itens podem ter várias funções na decoração de sala de estar, se o espaço for pequeno por exemplo, você pode usar nichos ou prateleiras para verticalizar a decoração e aproveitar o espaço da parede. Agora, se sua sala é ampla e você adora expor coleções e lembranças, eles farão toda a diferença no décor.

decoração de sala de estar
Reprodução Pinterest
sala de estar decorada
Reprodução Pinterest

3 – Defina o estilo da decoração

Entendeu tudo até aqui, mas não sabe como combinar todas essas coisas? Calma, pode ficar mais fácil se você definir um estilo para decorar a sala de estar. Assim, o sofá, o rack, os enfeites… tudo girará em torno de um estilo, e ficará muito mais fácil de você escolher todos os móveis, itens e decorações.

Abaixo daremos um breve descritivo das características das salas em cada estilo, mas se você tem dúvidas sobre qual é o seu, acesse esse post sobre estilos de decoração, e identifique o que mais se parece com você.

Escandinavo: A sala de estar escandinava tem como base o branco, móveis em tons claros, decorações com cores pastéis, janelas amplas e poucos itens, apenas o essencial.

sala de estar escandinava
Reprodução Pinterest

Industrial: Com um design sóbrio e atemporal, as salas desse estilo recebem texturas nas paredes, como tijolinhos à vista ou cimento aparente, portas de ferro, móveis rústicos e tubos aparentes.

estilo industrial
Reprodução Pinterest

Rústico: A madeira maciça é o destaque das salas rústicas, móveis e decorações feitos com o material são típicos desse estilo. Você também pode investir em tapetes de couro, candelabros e itens feitos de fibra natural trançada.

sala de estar rústica

Retrô: Se a sua intenção é mergulhar em boas lembranças dos séculos passados, você deve apostar em móveis levemente arredondados com cores vibrantes e em enfeites que remetam as décadas de 70 e 80.

sala de estar retrô
Reprodução Pinterest

Nerd: Seriados, filmes, livros, histórias em quadrinhos e tecnologia, essas coisas expostas de maneira harmônica, formam uma sala de estar cheia de estilo e personalidade. Se você é do estilo nerd, tá aí uma ótima opção. 😉

sala de estar nerd
Reprodução Pinterest

Clássico: Mas se você não curte muito “modinhas” e deseja uma decoração de sala de estar elegante e atemporal, então você pode apostar em um belíssimo sofá, mesinha de centro com livros, e uma iluminação bem caprichada.

sala de estar clássica
Reprodução Pinterest

Boho: Mistura de cores, tapetes sobrepostos, variação de tecidos e texturas. Essas são as características de uma sala de estar boho, que é particularmente muito original e condizente ao estilo de vida dos moradores.

tapetes na decoração boho
Reprodução Pinterest

Já sabe qual será o estilo da sua sala de estar e o que não poderá faltar nela? Esperamos ter ajudado com esse post, temos certeza que você criará uma sala linda e bem convidativa.

Móveis de madeira para sala de estar

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *