3 dicas surpreendentes de como incluir o tapete na decoração

Dicas

Os tapetes na decoração de interiores são os queridinhos de qualquer estilo. Além de deixarem qualquer ambiente mais elegante, eles ainda aquecem, escondem possíveis imperfeições e protegem o chão de riscos. De vários modelos, tamanhos e texturas, o tapete pode ser o destaque do seu ambiente, mas é preciso escolher um que combine com o seu espaço.

Antes de começar com as dicas de como incluir o tapete na decoração do seu ambiente, é importante destacar que ele deve ser uma das últimas peças adquiridas. Depois de todas as mobílias escolhidas e expostas, ficará mais fácil e assertivo de escolher o tamanho, formato e estilo do seu tapete.

Tapetes na decoração

  • 1. Acerte no formato do seu tapete

Quadrados, retangulares ou redondos? Tudo vai depender do espaço que você tem disponível para incluir o tapete e o que você deseja destacar sobre ele. Se a sua mesa de jantar for redonda, vale a pena apostar em um tapete no mesmo formato, mas com uma medida maior que a medida da mesa, a mesma regra serve para as mesas de jantar retangulares.

Mesa de jantar com tapete

Tapete na sala de jantar

Da mesma forma será com todos os cômodos da casa, o formato do tapete vai depender do formato e tamanho de cada ambiente, e do objetivo dele no cenário. Se você deseja destacar um móvel por exemplo, o formato redondo é o mais indicado. Mas se quer integrar vários móveis sobre o tapete, como sofá, mesinha e rack, os formatos mais indicados são os quadrados e retangulares.

Tapetes na decoração

Decoração com tapetes

  • 2. Material do tapete

Existe uma infinidade de materiais para tapetes, os mais comuns são os de lã, poliéster, fibra sintética e crochê. A escolha pelo material está muito ligada a função e o cômodo onde o tapete será inserido. Tapetes na decoração da cozinha ou quarto das crianças, por exemplo, devem ser funcionais e fáceis de manter limpos, por isso os materiais com espessura mais fina, são os mais recomendados.

Tapete

Tapetes na cozinha

Os tapetes de lã são macios e duráveis, e perfeitos para decorar ambientes requintados. O material deixa o cômodo muito mais confortável e charmoso, além de sua alta durabilidade que justifica seu preço mais elevado. Aposte em tapetes de lã para decorar salas de jantar e salas de estar, e garanta ambientes cheios de conforto.

Tapete felpudo na decoração do quarto

Tapete para sala de estar

Tapete para sala de estar

Dicas sobre tapetes

Tapetes de crochê também são bem-vindos na decoração, eles combinam em todos os ambientes da casa, e podem ser escolhidos em diferentes tamanhos, formatos e cores. Use-os no banheiro, na cozinha, no quarto ou sala, e deixe a casa com aquele clima receptivo delicioso de casa de vó. Se você gosta dessa técnica artesanal, vai adorar esse post sobre como usar crochê na decoração da sua casa.

Tapetes de croche na decoração

  • 3. Como escolher a cor do tapete

Para ambientes amplos como uma bela sala de estar, grandes tapetes com tons mais escuros fazem sucesso. Já as cores neutras, como cinza, branco e bege, também são excelentes para compor a decoração, principalmente de ambientes menores.

Tapetes na sala de estar

Tapete bege para a sala

Tapete neutro para decoração

Sala de jantar com tapete

Sala de jantar com tapete

Se o seu ambiente já é neutro e sóbrio, poderá dar um toque especial de cor e alegria ao espaço, acrescentando tapetes coloridos. Eles cumprem o papel de deixar o ambiente descontraído e animado. Além de variar nas cores dos tapetes, também pode-se brincar com seus formatos, tapetes geométricos também fazem sucesso em ambientes contemporâneos.

Tapete colorido na decoração

Tapete colorido na decoração

Tapete colorido na decoração

Como escolher o tapete ideal

Tapetes coloridos

Curiosidade

Você sabia que os tapetes surgiram há mais 2500 anos no Irã? Na época, eles eram caríssimos, e eram usados na decoração, pendurados nas paredes. Além de decorar a casa eles ajudavam a aquecer o local nos rigorosos invernos. Com a revolução industrial eles se espalharam pelo mundo inteiro e tornaram-se itens essenciais na decoração de interiores.

Tapete na parede

Agora você já sabe os detalhes que devem ser levados em consideração na hora de inserir o tapete na decoração de qualquer ambiente da sua casa. Além de muito funcionais, são itens que podem deixar sua decoração mais completa e harmônica. Gostaram?

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *