7 dicas de como arrumar sua mesa para um jantar

Decoração

O que você vai encontrar neste artigo:

Montar uma mesa de jantar incrível é um dos cuidados que ajudam a transformar momentos em família ou amigos ainda mais especiais. Assim, dá para mostrar uma atenção extra em receber bem, valorizando a ocasião.

E, acredite, para ter um resultado bonito não dá muito trabalho ou exige que você gaste uma pequena fortuna. É possível montar uma decoração para mesa de jantar simples, porém elegante!

Não sabe como fazer isso? Sem problemas! Para lhe ajudar, separamos 7 dicas de como arrumar a mesa de jantar. Continue a leitura, descubra quais são e adote todas ao montar a sua!

Imagem Mesa de Jantar de Madeira e Base de Ferro
Foto: Iaza

1. Considere a ocasião

A ocasião ajuda a definir o tom da decoração da mesa de jantar. Por exemplo, se for oferecer um lanche, a decoração tende a ser mais informal, sem uso de muitos pratos, talheres e copos. 

Caso seja algo um pouco mais formal, é interessante considerar o uso de uma toalha de mesa, contar com mais de uma opção de talher e copo, dependendo do que servirá.

Até itens de decoração de mesa podem mudar! Se for uma situação romântica, por exemplo, o uso de arranjos ou pequenas velas dá um toque especial para o momento. Por isso, sempre considere a ocasião, para escolher uma decoração adequada a ela.

Imagem mesa de jantar decorada com arranjo de flores vermelhas e velas
Foto: Pexels

2. Escolha um tema

Você tem dificuldade para montar uma decoração de mesa de jantar, sem saber como combinar todos os itens que precisa utilizar para servir a refeição? Então, há uma dica especial que pode lhe ajudar bastante: escolher e seguir um tema.

O tema direciona melhor suas escolhas. Por exemplo, suponha que queira montar uma decoração de mesa rústica. Neste caso, dá para usar uma mesa de jantar de madeira maciça, peças de artesanato na decoração e trabalhar com têxteis e louças em tons terrosos. 

Com o tema, você saberá exatamente o que escolher e ainda aumenta a chance de montar um espaço muito bonito sem ter muito esforço.

Imagem mesa rústica organizada para jantar na parte externa
Foto: Pexels

3. Utilize têxteis para decorar e proteger a mesa

Seu próximo passo para montar a decoração de mesa para um jantar é selecionar quais têxteis utilizará. Há duas opções principais: toalha de mesa e jogo americano.

Mas por que é importante utilizar essas peças? Por dois motivos: elas complementam a decoração e protegem a mesa contra a queda de resíduos de alimentos e bebidas.

Se tiver uma mesa de madeira, por exemplo, o contato direto com a água, demais líquidos ou alimentos pode provocar manchas e prejudicar a beleza do móvel. O uso dos têxteis é essencial para evitar esses problemas e preservar a mesa.

Imagem mesa posta para jantar com toalha branca
Foto: Pexels

Há uma grande variedade de toalhas de mesa e jogo americano, o que pode dificultar a escolha. No entanto, há dicas para acertar no uso! Uma delas é apostar em peças em cores neutras, pois são atemporais e combinam facilmente com tudo.

A toalha de mesa ou jogo americano bege claro, por exemplo, é elegante e poderá ser utilizado outras vezes facilmente, valendo a pena o investimento. Inclusive, essas peças vão bem em ocasiões formais e casuais.

Já as peças estampadas são ótimos investimentos para situações informais! Combinam perfeitamente com almoços em família ou lanche com os amigos. 

O tecido também pode influenciar: quanto mais refinado ele for, mais formal a peça será. Portanto, fique de olho nesse detalhe para escolher a opção ideal para a ocasião.

Por fim, mas não menos importante, está o guardanapo. Se utilizar um de tecido, aposte em cores neutras, pois são à prova de erros. Coloque-o sobre o prato ou à esquerda dele.

Imagem mesa de madeira arrumada para o jantar com pratos sobre jogo americano redondo
Foto: Pexels

Leia também:

>>> Mesa Posta para melhor receber

4. Defina a louça e talheres utilizados

A louça e os talheres utilizados devem ser definidos de acordo com o cardápio. Se for servir somente um lanche, não faz sentido disponibilizar uma colher para os convidados.

Se quiser montar uma mesa formal é preciso ter atenção à posição de pratos, talheres e copos. No que se refere aos pratos, faça uma pilha com sousplat como base, seguido de um prato raso e outro fundo.

A disposição dos talheres é a ordem que será usada, sempre de fora para dentro. À direita dos pratos ficam as facas, com corte virado para os pratos. À esquerda vão os garfos. Os talheres de sobremesa ficam acima dos pratos. Os copos e taças ficam no canto superior direito.

Mas você precisa de tudo isso para montar sua mesa de jantar? Não precisa, sobretudo se for uma reunião informal! Coloque à mesa somente o que for utilizar, considerando os pratos que servirá. 

Imagem pratos estampados sobre a mesa
Foto: Pexels

5. Use objetos de decoração para mesa de jantar

Os objetos de decoração dão um charme especial para a mesa, tornando-a ainda mais bonita. E o que você pode utilizar? Há alguns itens que são apostas certeiras, como vasos com flores, que dão um colorido a mais para o ambiente.

No entanto, atenção a um detalhe: os arranjos não devem ser muito altos, para não comprometer a visão de quem está sentado de frente para outra pessoa. Se não quiser correr esse risco, dá para espalhar pétalas de rosas pelo centro da mesa, garantindo um efeito igualmente bonito.

As velas também ajudam a criar um ambiente bonito e agradável, principalmente durante jantares. Também dá para utilizar centros de mesa com flores, plantas e quaisquer outros itens que tenham a ver com a decoração utilizada.

Imagem mesa com toalha branca preparada com arranjos e objetos decorativos para o jantar
Foto: Pexels

6. Tenha móveis acessórios como suporte

Os móveis acessórios são perfeitos para dar suporte na decoração, pois oferecem um espaço extra para apoiar itens usados na ocasião. Sobre eles dá para deixar pratos, louças, talheres, copos e taças, liberando um pouco mais de espaço na mesa.

E quais são esses móveis acessórios? O mais tradicional é o aparador! No entanto, também dá para apoiar esses itens em buffet. Sempre tome cuidado para não danificar os móveis ao apoiar sobre eles alimentos e demais itens.

Imagem Aparador Pés Torneados 2 Prateleiras Flora
Foto: Iaza

7. Evite excessos

O excesso de itens pode comprometer a beleza e funcionalidade da decoração, portanto, o melhor é evitá-lo. Deixe sobre a mesa somente o que será utilizado. Se for colocar os pratos sobre a mesa para cada um se servir, não use muitos itens de decoração.

Imagem mesa de jantar com decoração simples
Foto: Pexels

Acesse o site da Iaza e escolha a mesa de jantar ideal para a sua casa.

 

Leia também:

>>>Como fazer uma bela decoração com prateleiras?

>>>Móveis rústicos de madeira maciça para sala de jantar: 6 razões para você optar por eles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *