6 itens fundamentais para uma decoração de sala de TV perfeita

Decoração

Após um dia de uma cansativa rotina, quem não gosta de se deitar no sofá e assistir um bom filme? Ou aquele final de semana friozinho com clima nublado, é perfeito para ficar nas cobertas e colocar as séries em dia, não é mesmo? Por isso resolvemos preparar esse artigo para você, falando sobre algumas maneiras de fazer a decoração da sala de TV ficar com a sua cara. Acompanhe comigo!

decoração de sala de TV

A sala de TV é um cômodo muito querido por todos e ele precisa estar em harmonia com a decoração do restante dos cômodos. Portanto é necessário distinguir qual estilo de decoração é predominante na sua casa. Tendo isso em mente, é preciso analisar e escolher as peças chaves para sua sala de TV.

Televisão

Não existe sala de TV sem televisão não é mesmo? Existem vários modelos e tamanhos de televisão, e existem alguns pontos para analisar antes de comprar sua TV. Antes de tudo é necessário verificar o espaço disponível e o objetivo da sala. Por exemplo: se sua sala for grande e seu objetivo é fazer um verdadeiro cinema, a televisão será o centro das atenções. Então uma grande TV com ótima qualidade de imagem é ideal.

decoração sala de cinema

tv grande na sala

Mas caso o foco principal for ter uma sala aconchegante para bater papo, relaxar e receber visitas, a TV não será a peça mais importante. Portanto vale optar por uma televisão menor e de preço mais baixo. Essa ideia também vale para quem optar pela junção da sala de estar e a sala de TV.

sala de estar com TV

Rack

Ao escolher o rack precisamos ter em mente que ele deve acompanhar o estilo da sala. Portanto se a sala for rústica um belo rack de madeira é o mais indicado. Para que o ambiente não fique visualmente poluído, é interessante escolher um rack baixo, pois além de agregar sofisticação e elegância a sala, combinam facilmente com vários estilos, ainda mais se tiver um design reto e moderno.

Rack rústico para sala de TV

O tamanho do rack deve ser proporcional ao espaço da sala e ao tamanho da televisão. Se a sala for pequena, é preciso tomar cuidado para que o rack não tome toda a extensão da sala. Optar por um rack menor fará com que a sala pareça visualmente maior, deixando o ambiente mais agradável e aconchegante.

rack industrial para Sala

como decorar sala de TV

Esse mesmo cuidado é necessário com a televisão, pois ela não pode tomar toda a extensão do rack. É sempre importante que sobre um espaço nas laterais para ficar proporcional, tendo a possibilidade de colocar objetos decorativos para dar um up na decoração.

Saiba mais sobre como escolher o rack ideal nesse artigo: Rack para TV: Escolha o modelo ideal para a sua casa!

Painel

O Painel pode ser utilizado como complemento do rack, ou como uma peça decorativa individual. Além de poder esconder os fios da televisão ele traz um toque refinado para o ambiente, deixando a decoração da sala de TV harmoniosa e elegante.

painel para TV Iaza móveis

Caso optar por uma televisão e um painel fixos na parede, e desconsiderar o uso do rack, é importante obter algumas prateleiras fixas que combinem com o design do painel para armazenar os controles e aparelhos necessários para a TV. Além de que pode ser colocado livros e outros diversos objetos decorativos.

painel na decoração da sala

Sofá

Depois da TV, o sofá é a peça mais importante da sala de TV. Vale prestar muita atenção ao decidir qual sofá comprar. Imaginando que sala seja similar à de um cinema, onde você passará no mínimo 2 horas para assistir filmes e séries, é necessário ter conforto o tempo todo. Portanto o sofá deve ser muito confortável e aconchegante.

sofá perfeito para sala de estar

sofá na decoração da sala de tv

Um dos sofás mais optados para esse tipo de sala é o sofá-cama. Aquele sofá que tem a possibilidade de aumentar de tamanho se tornando quase uma cama. Com ele você poderá assistir vários filmes e se caso acabar dormindo na sala, você provavelmente não acordará com dores nas costas.

sofá-cama na decoração da sala de tv

sala de TV com sofá-cama

O sofá chesterfield também é muito buscado quando se fala em sala de estar ou de TV. Ele possui um design magnífico, de fácil combinação, e que deixa qualquer ambiente rebuscado e moderno. Com um sofá desses, é só escolher a cor, o tecido e o tamanho ideal, que o lugar ficará incrível.

sofá chesterfield para sala de TV

Saiba mais sobre como escolher o sofá perfeito para sua sala nesse artigo: Como escolher o sofá da sua casa.

Paredes

As salas de TV podem ser bem iluminadas como também podem ser mais escuras. É importante prestar atenção antes de colocar cores no ambiente. Um dos principais cuidados necessários antes de decidir, é analisar o tamanho da sala.

Se sua sala for relativamente pequena, utilizar cores escuras em todas as paredes pode ser uma péssima ideia, pois dará a impressão de que ela é menor do que é de fato. Para não abrir mão do tom escuro, você pode utilizá-lo na parede que ficará atrás da televisão, optando por cores mais claras ao redor. Assim o efeito cinema permanecerá, deixando o lugar incrível e perfeito para assistir um bom filme.

paredes escuras na sala de TV

sala de TV com parede preta

Se o espaço destinado para a sala de TV for grande, aí sim você pode elaborar um ambiente bem bacana com cores escuras em todas as paredes, que deixarão o lugar muito similar às salas de cinema. Escolhendo a coloração, você pode decidir como revestir a parede, optando por pintar, revestir, ou colocar um papel de parede, que não exige uma grande reforma.

cinema em casa

sala de TV escura

Tapetes

Os tapetes são muito funcionais e alimentam ainda mais a estética do ambiente. Mas isso não é novidade não é mesmo? Para utilizar o tapete na decoração da sala de TV, é preciso analisar o estilo que se adequará melhor, entrando em harmonia com a decoração do restante do ambiente.

O tapete pode ser utilizado no espaço entre o sofá e a TV, para deixar o lugar com aspecto quentinho e aconchegante. Precisando apenas escolher a cor, o tamanho e o material que combine mais com o ambiente e suas preferências.

Se você quiser saber mais sobre como escolher os tapetes para sua decoração, confira esse artigo: 3 dicas surpreendentes de como incluir o tapete na decoração

tapete na decoração

sala de TV com tapete

As salas de TV são um dos cômodos mais gostosos da casa, para relaxar e se distrair da rotina. Com todos esses componentes, com certeza dá para elaborar uma sala de TV incrível e do seu jeitinho. Esperamos que tenha gostado desse artigo, se gostou, deixa nos comentários o que não pode faltar em uma sala de TV na sua opinião. Tchauzinho e até a próxima!

Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *