Tudo o que você precisa saber sobre tijolinho a vista na decoração

Design

Pelo menos uma vez, você já deve ter visto um ambiente com tijolinhos pelo qual ficou babando, não? O tijolinho a vista, como é tradicionalmente chamado, tem feito sucesso na decoração de interiores, e não é de hoje. A naturalidade que ele transmite aos ambientes é perfeita para deixar projetos modernos mais descontraídos e rústicos mais naturais.

Eles podem ser usados naturalmente sem reboco, pintados ou ainda “simulados” através de papel de parede, EVA, isopor, enfim, maneiras de incluí-lo no décor não faltam!

O importante é saber que você não precisa deixar de ter uma por não querer destruir uma parede na sua casa e fazer uma nova com tijolinho a vista, tem opção de usar esse acabamento incrível de outras formas, e nós vamos te mostrar como, nesse artigo!

A tendência de usar tijolinho aparente na decoração parece que veio para ficar. Incrivelmente aconchegante e charmosa, uma parede de tijolinhos fica bem em qualquer ambiente da casa e é extremamente viável para completar o estilo rústico.

Como e onde usar a parede de tijolinho a vista

Um ambiente com todas as paredes brancas ficará muito mais destacada com uma delas revestida de tijolinho a vista. Com essa simples reforma você deixará o cômodo totalmente renovado e com muito mais estilo.

tijolinho a vista na decoração

tijolinho a vista na decoração

E para quem acha que o tijolinho a vista deixa a decoração muito pesada e robusta, olha só esses quartos com a tendência aplicada… Continuam serenos e aconchegantes. Você pode usá-los tanto da maneira natural, como pintados.

tijolo aparente na decoração

tijolinho a vista na decoração

Uma ótima maneira de quebrar um pouco a textura das paredes de tijolinho a vista, é investir em quadros e móveis, eles deixarão o ambiente ainda mais aconchegante e o espaço ficará mais leve.

tijolinho a vista na decoração

tijolinho a vista na sala de estar

Para quem ama móveis de madeira maciça e estilo rústico na decoração, você pode aproveitar os móveis rústicos no mesmo ambiente da parede de tijolinhos, eles formam uma dupla incrível nos interiores!

tijolinho a vista na decoração

tijolinho a vista na decoralção

sala de jantar com parede de tijolo

O rústico fica em evidência em ambientes que contemplam tijolinhos aparentes e madeira na decoração. Essa combinação é excelente para criar um clima mais acolhedor na sua casa, e também para garantir espaços mais leves, modernos e naturais.

tijolinho a vista na decoração

estilo rústico na decoração

Uma das grandes vantagens em investir nessa combinação, é que ela combina em qualquer ambiente da casa. Na cozinha, sala de jantar, no quarto, no banheiro, na área gourmet, enfim, você pode incluir a tendência em qualquer cantinho da sua casa, ela ficará linda e deixará o ambiente muito mais charmoso e convidativo, afinal todo mundo se sente em casa em um cômodo com tijolinhos, não é? <3

tijolinhos aparendes na decoração

tijolinhos aparentes em interiores

Como fazer uma parede de tijolinhos?

Vontade de ter uma parede de tijolinhos em casa a gente até tem, né? Mas só de pensar na bagunça, muita gente já desiste. Calma aí, não desiste ainda não, tá? Você vai surpreender com inúmeras maneiras que existem para ter uma lindeza dessas na sua casa. Do jeito mais prático possível ao mais robusto, temos certeza que um deles dará certo aí!

Uma das mais usadas é a cerâmica que imita os tijolos, fácil e prática de aplicar, ela causa um efeito visual bem semelhante aos tijolinhos a vista verdadeiros.

sala de jantar rústica

E os papéis de parede ou adesivos 3D? eles estão cada vez mais semelhantes com os tijolinhos aparentes de verdade, e o melhor de tudo, não da sujeira, você mesmo pode fazer e é uma forma bem prática e econômica de incluir a tendência do tijolinho a vista na sua casa.

tijolinho a vista na decoração

parede de tijolinho

tijolinho aparente

Outra forma ainda, é criar tijolos fictícios, que podem ser feitos de isopor ou placas de PVC por exemplo. O Eduardo, lá do blog Homens da Casa, mostra um passo a passo completo de como fazer e pintar uma parede com tijolinhos feitos em isopor, vale a pena conferir!

Agora se você não abre mão do aspecto natural que o tijolinho causa, você pode colocar a mão na massa e fazer a sua própria parede de tijolos aparentes. O que você fazer pra não iniciar uma parede do zero, caso você queira reformar, é investir em placas de tijolos, que são na verdade metades de tijolos que podem revestir a parede para criar o efeito.

Quanto ao acabamento, você escolhe se prefere deixá-los naturais ou pintá-los. Se a sua opção for deixar natural, procure um verniz ou resina para passar sob o revestimento e garantir que ele fique novinho por muito mais tempo e também facilite a limpeza.

Lá no Blog Homens da Casa, além do DIY dos tijolinhos de isopor, também tem o passo a passo para fazer uma parede tradicional de tijolinhos.

tijolinho a vista na decoração

tijolinhos aparentes na decoração

Você já tem várias alternativas para começar a incluir tijolinhos aparentes na sua casa hoje mesmo, ein? Se ainda está em dúvida de qual ambiente deve coloca-los, uma dica: Os tijolinhos são responsáveis por deixar ambientes mais convidativos e agradáveis, então, porque não apostar nos espaços de convivência como sala de estar, cozinha e espaço gourmet? Aí vão algumas inspirações:

tijolinhos na decoração

tijolinhos aparentes na decoração

tijolinho aparente na decoração

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *