Mesa de jantar: Acerte na escolha da sua Mesa em 3 passos

Decoração

Redonda, quadrada ou retangular? Com capacidade para quatro ou dez pessoas? A mesa de jantar é o móvel principal da sala de jantar e deve ser escolhida com muito carinho, afinal ela é muitas vezes o ponto de encontro da família e é também um dos móveis mais usados da casa.

No artigo de hoje vamos te mostrar os detalhes que você precisa analisar antes de escolher sua mesa de jantar.

1º – Escolha a estrutura

2º – Defina o formato

3º – Acerte na medida

1º – Escolha a estrutura

Primeiro você precisa decidir qual será o material da sua mesa. Madeira, ferro, MDF ou vidro?

Vidro: O vidro é um material que deixa ambientes mais elegantes e ao mesmo tempo mais leves, por isso, investir em uma mesa de madeira com vidro pode ser uma ótima solução pra quem busca um ambiente mais natural, leve e funcional.

A combinação do vidro com a madeira é uma excelente opção para quem é fã do estilo escandinavo ou do estilo rústico moderno. O vidro deixa a decoração com um clima mais aconchegante, e além disso sua limpeza é bem prática. Se você gosta de usar vidro na decoração, aproveite todas as dicas que já compartilhamos sobre ele aqui no blog.

mesa de jantar com vidro iaza blog

mesa redonda com vidro

MDF: As mesas de jantar feitas em MDF também são cada vez mais comuns na decoração de interiores. Os tampos feitos em MDF podem ser laqueados, e por isso, são bem comuns em decorações modernas e mais descontraídas. Essas mesas podem ter a base em madeira ou em ferro para garantir uma durabilidade maior.

mesa retangular vitra

mesa de mdf e madeira Urban

Madeira maciça: As mesas de jantar de madeira maciça ainda são as favoritas para completar salas de jantar. Elas são clássicas e sofisticadas, e por isso, jamais deixarão de fazer sucesso na decoração. Além disso, a principal vantagem da mesa de jantar de madeira, é a qualidade e alta durabilidade que elas possuem. Por isso, investir em uma mesa de madeira, é investir em um móvel para durar anos e anos na decoração da sua casa.

mesa redonda de madeira Troia

mesa de jantar retangular Flora

mesa de jantar torneada

2º – Defina os formatos

E os formatos? Você sabe o qual é ideal para o seu ambiente? Nem sempre as tradicionais retangulares são as melhores opções, e nem sempre os nossos desejos são compatíveis com o ambiente que temos para decorar, concordam? Então anote essas dicas, e escolha a mesa de jantar perfeita para a sua casa!

Antes de mais nada, tenha em mente, qual é o espaço que você tem para a mesa de jantar na sua casa? É um canto? É no centro? Qual é o tamanho desse espaço?

Mesas redondas

O formato redondo com um pé central deixa as pessoas super confortáveis e aconchegadas a sua volta. Além disso, as mesas redondas permitem que todos fiquem bem próximos e é perfeita para ser usada bem no centro do ambiente ou nas laterais do espaço. Para saber mais, confira esse post que fala sobre todas as vantagens de ter uma mesa redonda de madeira.

mesa de jantar redonda

mesa redonda de madeira Phil

Mesas quadradas

A mesa de jantar quadrada é uma excelente escolha para ambientes contemporâneos. Seu estilo é mais moderno e ela pode ser usada tanto no centro, quanto no canto do ambiente. A grande vantagem desse formato, é que ele deixa as pessoas frente a frente, e isso deixa todo mundo mais próximo e confortável no ambiente.

mesa de jantar quadrada

Mesas retangulares

A mesa de jantar retangular é um clássico na decoração e nunca deixará de ser usada. Sua variedade de medidas permite que você escolha a que melhor se encaixa no espaço disponível para ela. Além disso, seu formato é facilmente combinado na sala de jantar, podendo ser usada tanto no centro do ambiente, quanto nas laterais, ou ainda com um dos lados encostados na parede.

mesa retangular de madeira Cabriolet

mesa retangular de madeira Flower

escolher mesa de madeira e ferro

3º – Acerte no tamanho

O tamanho da mesa depende da quantidade de cadeiras que você deseja acomodar. Veja essa relação e entenda quantas cadeiras cada medida de mesa comporta:

Mesas Redondas

Diâmetro: 90 cm | Até três cadeiras com 46 cm de largura.

Diâmetro: 120cm | Até seis cadeiras com 46 cm de largura.

Diâmetro: 140 cm | Até seis cadeiras com 46 cm de largura.

Diâmetro: 160 cm | Até oito cadeiras com 46 cm de largura.

 

Mesas quadradas

90cm x 90cm | Até quatro cadeiras com 46cm de largura.

140cm x 140cm | Até oito cadeiras com 46cm de largura.

 

Mesas retangulares

140cm x 90cm | Até seis cadeiras com 46cm de largura.

160cm x 90cm | Até seis cadeiras com 46cm de largura.

180cm x 90cm | Até oito cadeiras com 46cm de largura.

200cm x 100cm | Até oito cadeiras com 46cm de largura.

220cm x 100cm | Até oito cadeiras com 46cm de largura.

240cm x 110cm | Até dez cadeiras com 46cm de largura.

280cm x 110cm | Até dez cadeiras com 46cm de largura.

320cm x 110cm | Até doze cadeiras com 46cm de largura.

 

Agora que você já sabe qual é o formato e o tamanho ideal de mesa para a sua casa, aproveite esse guia exclusivo para acertar na escolha da sua cadeira e também essas dicas de como decorar a mesa de jantar, e monte um belíssimo conjunto para decorar a sua sala de jantar com estilo. 😊

No site da Iaza Móveis de Madeira, você encontra uma linha completa de sala de jantar e várias opções de mesas em madeira maciça, além dos móveis para complementar o ambiente, visite nossa loja online de móveis e confira!

Móveis de madeira para sala de jantar

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *