Como conservar móveis de madeira maciça?

Dicas

Os móveis de madeira maciça são excelentes investimentos para seu lar. Eles são funcionais e bonitos, ajudando a montar uma decoração encantadora. Além disso, são duráveis, permanecendo em bom estado por muito tempo.

Mas para que fiquem sempre bonitos é importante saber conservá-los. Para lhe auxiliar nesse processo, preparamos este guia com dicas de conservação de móveis de madeira. Continue a leitura e confira!

Dicas para conservar móveis de madeira maciça

Existem várias dicas de conservação de móveis de madeira maciça para quarto e sala, a maioria simples de ser adotada no dia a dia. A seguir, listamos quais são as principais:

Faça a limpeza periódica do móvel

Quanto menos sujeira o móvel acumular, melhor. O motivo disso é simples: assim, há um risco menor de desenvolver manchas, que são marcas que podem comprometer a beleza do móvel.

Portanto, tente fazer uma limpeza periódica na peça. Mas, afinal, como limpar móveis de madeira maciça? Recomenda-se que passe um pano seco macio sobre o móvel todos os dias para remover o pó. Se houver manchas, tente removê-las com um pano umedecido em água e sabão.

Imagem de uma pessoa passando um pano limpando um móvel de madeira
Fonte: MaryHelp

Caso coloque objetos em cima do móvel, tire todos ao fazer a limpeza, tomando o cuidado de não os arrastar. Dessa forma, evitará riscos na madeira, deixando-a em perfeito estado.

Em momento algum use produtos de limpeza abrasivos, como saponáceos e álcool. Também não esfregue a superfície com escova, palha de aço ou esponja, pois podem danificar a madeira irreversivelmente.

Evite contato do móvel com água

Sempre que possível, evite o contato dos móveis rústicos de madeira maciça com a água, pois há um grande risco de provocar danos como manchas e estufamentos.

Isso envolve evitar apoiar copos com bebidas geladas sobre o móvel. Prefira sempre colocá-los sobre um suporte específico, minimizando o risco de danos à peça.

Não instale o móvel em locais úmidos

Imagem de uma parede com mofo
Fonte: Tua Casa

A umidade é uma das principais inimigas da madeira maciça, principalmente quando em excesso. Se quiser evitar danos e mofo na peça, instale-a em um local sem umidade e arejado.

Antes da instalação, verifique as paredes para buscar sinais de umidade. Caso haja algum, providencie o conserto, o que ajudará a preservar o móvel e também seu lar, evitando que o problema se agrave em longo prazo.

Não deixe o móvel exposto diretamente ao sol

A exposição direta ao sol pode desbotar ou manchar o móvel de madeira maciça. É justamente por isso que se recomenda evitar instalá-lo junto a áreas com incidência solar direta durante todo o dia.

Em alguns casos específicos, como o do sofá de madeira maciça, é possível utilizar mantas sobre a parte que pega sol. Além de proteger o móvel, a manta dá um charme extra para a decoração.

Imagem Sofá de Madeira Maciça 3 lugares
Fonte: Iaza

Nem sempre dá para evitar a incidência do sol sobre o móvel, seja pelo tamanho do cômodo ou por sua estrutura. Se esse for o caso, considere instalar cortinas na área para bloquear parte do excesso da luminosidade natural.

Evite o excesso de peso sobre o móvel

Há quem sobrecarregue os móveis de madeira, como mesas, aparadores, armários e cadeiras, com muito peso. O problema é que alguns deles não aguentam esse excesso e a madeira pode ficar torta com o passar do tempo.

Portanto, evite apoiar muitos objetos sobre o móvel. Outra dica é evitar empilhar móveis durante a limpeza. Use a peça exatamente como indica o fabricante, porque o risco de danificá-la é reduzido.

Se mesmo assim precisar guardar ou apoiar objetos pesados sobre o móvel, tenha o cuidado de equilibrar o peso, distribuindo-o de forma uniforme. Caso concentre todo o peso em um canto do móvel, há um alto risco de quebra.

– Leia também:
>>>  COMO ESCOLHER MÓVEIS DE MADEIRA MACIÇA PARA A MINHA CASA?

Não arraste o móvel

Durante a limpeza da casa ou reorganização do cômodo é comum querer tirar o móvel do lugar. O grande problema é que muitos não fazem isso de maneira adequada e acabam arrastando a peça.

Arrastar o móvel de madeira pode provocar uma série de danos não somente à peça, mas também ao piso. Há, por exemplo, a possibilidade de riscar e arranhar o revestimento do piso, comprometendo sua beleza.

Imagem de um homem arrastando um sofá
Fonte: Viciados em limpeza

No que se refere ao móvel, especificamente, arrastá-lo pela casa pode desalinhar as portas e gavetas, bem como prejudicar o funcionamento das ferragens. Com isso, ele pode não realizar processos de abertura e fechamento adequadamente. 

Então, como mover o móvel de madeira maciça? A recomendação é ter paciência, tirar todos os objetos que estão em cima dele, o que ajudará a reduzir o peso, e levantá-lo. Caso seja pesado, peça ajuda a mais uma pessoa.

Se for um móvel grande, como o guarda-roupa, recomenda-se que desmonte partes menores, faça o transporte ao local que deseja e a reinstalação.

Faça uma manutenção periódica 

Além da limpeza, recomenda-se fazer uma manutenção periódica nos móveis, o que envolve verificar se suas partes estão funcionando corretamente. Em caso negativo, providencie o conserto.

Normalmente, o conserto contempla troca de parafusos, lubrificação, substituição de puxadores e dobradiças, entre outros. Não sabe fazer esses procedimentos por conta própria? Sem problemas, contrate um profissional. Lembre que é mais barato consertar do que comprar um móvel novo.

Imagem de uma pessoa trocando o parafuso da porta em um móvel de madeira
Fonte: GetNinjas

Se estiver em dúvida sobre como proceder com a manutenção, verifique as orientações do fabricante para ter uma orientação mais precisa. Desse modo, minimiza-se a possibilidade de danos ao móvel.

Use óleo ou cera para hidratar a madeira

Imagem de uma pessoa passando óleo em um móvel de madeira
Fonte: Tecnonoticias

O uso de óleo ou cera específica para hidratar a madeira é um passo essencial para conservar o móvel. O produto dá brilho ao material, disfarça riscos leves e forma uma camada de proteção sobre a superfície.

Antes de passar o produto, sempre faça um teste sobre a madeira, aplicando um pouco em uma parte não visível. Assim, verá se sua tonalidade é adequada à do móvel e não provoca manchas.

Essa não é uma prática indicada pelo fabricante porque pode invalidar uma assistência por exemplo, não que seja errado fazer isso, só é importante não evidenciar essa dica a uma indicação do fabricante mesmo. 

Comprar móveis de madeira maciça

Imagem Mesa de Jantar Madeira Pés Torneados Flora Canela
Fonte: Iaza

Está pensando em complementar a decoração de seu lar e está em busca de lojas online de móveis de madeira maciça? A Iaza tem alternativas incríveis para seu lar, todas de excelente qualidade, durabilidade e design atual. Aproveite para conhecer!

– Confira também estes artigos para conservar seus móveis:
>>> DICAS PARA CONSERVAR SEUS MÓVEIS DE ÁREA EXTERNA

>>> COMO CUIDAR DE MÓVEIS DE MADEIRA PARA GARANTIR SUA DURABILIDADE

Sobre a autora:

Camila

Redatora e revisora formada em Letras pela USP, apaixonada por comunicação e pelo mundo da decoração, da moda e da beleza. Conectada em tendências e apreciadora de boa comida e de séries nas horas vagas.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *