Decoração sustentável: inspirações e dicas

Meio Ambiente

Assuntos acerca da sustentabilidade têm chamado a atenção de muita gente, são debatidos e incorporados em empresas, casas, escolas, e outros locais públicos, de forma que conscientizam e informam as pessoas ao redor, sobre a situação mundial e meios de aplicarmos medidas mais sustentáveis.

Temos como exemplo as decorações ecológicas, que além de cooperarem com o meio ambiente, garantem ambientes mais leves e cheios de estilo! Portanto, é possível ter uma decoração sustentável sem precisar abrir mão da elegância e da sofisticação.

O que é sustentabilidade na decoração ?

Sustentabilidade é uma maneira de utilizar recursos naturais sem prejudicar as gerações futuras. É possível fazer isso reduzindo os danos ao meio ambiente e renovando os recursos naturais utilizados. Ou seja, quando falamos em decoração sustentável, estamos nos referindo a um estilo de vida que se baseia em escolhas ecologicamente corretas, optando por produtos e materiais que causam menores danos ao meio ambiente.

Agora que você já sabe o que é uma decoração sustentável, vamos conferir maneiras  sustentáveis de aderir personalidade e sofisticação na sua decoração?

Plantas na decoração

De acordo com Daniela Sedo, paisagista que participou do Casa Cor 2016, incluir plantas pela casa é fundamental para conseguir ambientes refrescantes e com um delicioso toque tropical. Ela indica que devemos dar preferência às plantas brasileiras, já que essas são mais aptas ao nosso clima e podem ser cultivadas dentro de casa. Alguns exemplos: Bromélias, palmeiras e filodendros.

Pode-se ainda optar  por vasos duráveis ou feitos de material reciclado, os quais podem ser deixados em estantes, no chão e em cima de mesas, dependendo do ambiente e do seu gosto.

Acesse nossos guias: Conheça tudo sobre decoração com plantas e Decoração com folhagens para ficar por dentro de todas as nossas dicas envolvendo plantas e folhagens na decoração.

Plantas na decoração
Fonte: Unsplash
Decoração com folhagens
Fonte: Unsplash
Como usar plantas na decoração
Fonte: Unsplash

Móveis sustentáveis

Na hora de comprar móveis novos para a casa, dê preferência para marcas sustentáveis que utilizam madeira de reflorestamento. Pois estes, não agridem o meio ambiente, possuem uma alta durabilidade, e trazem bem-estar, sofisticação e harmonia para o seu lar.

Móveis sustentáveis você encontra na nossa loja de móveis online. Temos móveis para a casa toda, e o melhor é que todos são sustentáveis, ou seja, a madeira utilizada para a produção, é proveniente de florestas plantadas exclusivamente para este fim.

Móveis sustentáveis
Fonte: Iaza
Móveis com madeira de reflorestamento
Fonte: Iaza

Móveis de fibra natural deixam o espaço ainda mais sofisticado e elegante. Eles realmente enchem os ambientes de bom gosto e estilo, e ainda são sustentáveis.

Móveis de fibra natural
Fonte: Iaza
Móveis sustentáveis
Fonte: Iaza

Reutilizar e reciclar

A dica é colocar a criatividade para trabalhar e repensar nas diversas funções inusitadas para itens que iriam para o lixo. Desta forma, além de praticar uma atitude sustentável, você terá uma decoração artesanal cheia de personalidade.

No mundo do DIY (faça você mesmo), ideias para reaproveitar não faltam, só aqui no blog eu já mostrei várias dicas para reutilizar coisas, como: caixotes de madeira, latinhas de alumínio, pneus, cano PVC, garrafa pet, paletes entre outros.

Reutilizar e reciclar
Fonte: Pinterest
Caixote de madeira
Fonte: Unsplash
Faça você mesmo
Fonte: Pinterest

Luz Natural

Abuse da luz natural com grandes janelas, pois elas dão sensação de amplitude ao ambiente e o deixa cheio de vida, dispensam a luz elétrica em grande parte do dia e tem ótimos benefícios para a nossa saúde, melhorando o nosso humor ao longo do dia. Sem falar no clima relaxante que as janelas criam na casa, então quanto mais janelas, melhor.

Grandes janelas
Fonte: Unsplash
Luz natural
Fonte: Unsplash

Tintas ecológicas

Você sabia que existem tintas que não contém materiais tóxicos ou derivados de petróleo? É isso mesmo! Além da composição diferenciada, elas são formuladas com matérias-primas naturais, ou seja, pintura ecologicamente correta.

Se você tem alergia ou procura uma tinta menos agressiva ao meio ambiente, a opção tinta ecológica é totalmente válida. Ah, e vale lembrar que possuem boa funcionalidade e durabilidade como as tradicionais!

Tintas ecológicas
Fonte: Unsplash

Móveis e espaços multifuncionais

Mesmo que não seja muito comentado, os móveis multifuncionais são ótimas opções sustentáveis para o seu lar, nesse quesito, a ideia é reduzir o consumo e aproveitar melhor os espaços do ambiente, pois com uma única peça podemos aproveitar duas ou até mais funções.

Espaços multifuncionais
Fonte: Casa Vogue
Móveis multifuncionais
Fonte: Casa Vogue
Móveis multifuncionais
Fonte: VivaDecora

Viu só? Agora você já sabe como ter uma decoração mais sustentável. Mas lembre-se, além dessas diquinhas que passamos, é preciso também ter consciência do que consumimos, e tomar atitudes ecologicamente corretas! Obrigada por acompanhar até aqui, tchauzinho e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *