Decoração com folhagens para transformar a energia da sua casa

Decoração

Não tem quem negue, entrar num ambiente bem arborizado aquece o coração, e faz a gente se sentir super acolhido e bem naquele lugar, não é? A decoração com folhagens faz isso nos interiores, e os benefícios são muito maiores do que somente a estética.

Se você é desse time que adora verde na decoração, especialmente folhagens, mas tem dúvidas na hora de escolhê-las e de como usá-las, você está no lugar certo, pois hoje vou te ajudar com essas dicas incríveis, acompanhe…

Como criar uma decoração com folhagens?

Primeiro você precisa definir o ambiente que deseja incluir uma folhagem, e entender a iluminação do espaço. Se recebe incidência solar ou se tem mais sombra, isso é crucial para definir qual será a melhor folhagem para aquela decoração. Isso feito, é hora de selecionar a planta que se adaptará ao cenário que você tem.

Decoração com folhagens
Fonte: Casa Vogue

Cada vez mais, a natureza está “dando o tom” da decoração de interiores, e investir nela, é criar uma atmosfera única e deslumbrante para a sua casa. Continue acompanhando esse artigo, para descobrir quais são as folhagens mais indicadas para área interna e externa.

Quais são as melhores folhagens para área interna e externa?

Eu cheguei no tema desse artigo porque estou na fase de decorar a minha casa, e sempre sonhei com muitas folhagens nela, mas o que eu não sabia, é que nem todas são adequadas para ambientes totalmente fechados, assim como algumas não suportam exposição direta ao sol. Sabia disso?

Separei algumas espécies de folhagens para te ajudar na hora de escolher as suas. Nessa sequência você vai descobrir quais são as mais resistentes e as mais frágeis para manter dentro ou fora de casa, olha só:

Conheça 7 tipos de folhagens e suas principais características:

Samambaia

Ela sempre teve presença forte na casa dos amantes de folhagens, mas tem um tempinho que elas ganharam força maior também em decorações de eventos. O efeito “desconstruído” que elas trazem ao ambiente, é realmente encantador, com elas é possível criar uma “mini selva” em qualquer lugar.

Samambaia na decoração
Fonte: Pinterest

Elas são de sombra, mas precisam de poucos raios de sol durante o dia. Por isso os melhores lugares para deixá-las são próximo às janelas, na varanda, ou em sacadas gourmet abertas, mas que tenham cobertura, embora elas são sejam de sombra, a presença de luz natural favorece a saúde delas.

Sambaia na decoracao
Fonte: Pinterest

Costela de adão

Uma das mais procuradas para compor ambientes hoje em dia, se existe tendência em folhagens, eu diria que essa está no top 3 sem dúvidas. Praticamente em toda inspiração de decoração com folhagens que você procura, ela aparece, não é verdade? Rsrs.

Mas não por acaso, ela realmente é linda e imponente, como é de porte grande, exige um espaço maior dedicado para ela, e deve ser cultivada na sombra ou em meia sombra.

Costela de adão na decoração
Fonte: Mon Jardin Ma Maison

Você pode abusar da sua beleza em áreas internas, no seu escritório. Ela realmente fica linda e destaca qualquer ambiente. Evite ao máximo deixá-la diretamente exposta ao sol, não tem problema receber luz solar ao longo do dia, mas desde que seja de forma indireta.

Costela de adão na decoração
Fonte: Casa.com.br
Costela de adão no escritório
Fonte: Pinterest

Curiosidade: O que eu não sabia e descobri escolhendo minhas folhagens, é que existe também a opção de mini-costela de adão, que é uma solução ótima para quem não quer abrir mão dela, mas não tem o espaço que uma tradicional exige.

Mini costela de adão na decoração
Fonte: Gazeta do Povo

Comigo ninguém pode

Essa também está sempre no topo da lista de quem ama folhagens, mas principalmente, no topo da lista de quem acredita em superstições.

Afinal, conta a lenda que conforme o nome popularmente “como ninguém pode” é uma planta que ajuda o ambiente a não atrair energia negativa e inveja.

E além dessa história, ela também é lindona, né? O alerta para ela é que ela é venenosa, então caso você tenha crianças ou pets em casa (que quando menos espera, estão com alguma coisa na boca), é indicado deixar fora do alcance.

Essa planta prefere lugares de sombra e úmidos, uma curiosidade sobre ela, é que se ela ficar somente na sombra, ou em grande parte do dia, ela pode ir perdendo os aspectos brancos das folhas. E se ficar diretamente no sol, suas folhas podem ser queimadas pela sensibilidade que possuem.

Comigo ninguém pode na decoração
Fonte: Ideias Incríveis
Folhagens na decoração
Fonte: The Spruce

O ideal mesmo é mantê-la em um lugar que pegue o sol da manhã, mas que não recebe incidência direta.

Jiboia

Essa sem dúvidas está no top 3 de quem adora plantas pendentes. Sabe aquelas que vão caindo ou invadindo o espaço? Se você também acha lindo esse tipo de folhagem na decoração, já sabe por onde começar!

Folhagem jiboia na decoração
Fonte: Tua casa

Ela gosta de ambientes claros e de receber iluminação natural ao longo do dia, perto de portas e janelas ela tende a ser bem saudável! Como os seus ramos pendentes, a melhor escolha é tê-la em um vaso suspenso, ou em superfícies que ela tenha espaço, como em cima de uma estante por exemplo.

Folhagens na decoração
Fonte: Viva Decora

Maranta

Elas são ótimas para espaços internos porque são fãs da sombra, então essa é aquela folhagem para deixar num cantinho que não necessariamente recebe luz solar. Existe uma diversidade de marantas para você escolher, a que eu tenho em casa tem folhas que parecem ser aveludadas, e suas listras e tons lembram uma casca de melancia, eu adoro ela. <3

Maranta na decoração
Fonte: Pinterest

Espada de São Jorge

Essa é aquela folhagem indicada para quem quer ter uma planta em casa, mas não quer muito trabalho. Isso porque ela é uma planta bem resistente, e pode tanto ser usada na área externa com incidência direta de sol, como na área interna com bastante sombra.

Além de ser escolhida pela sua alta resistência, ela é também faz parte das folhagens com superstição, afinal você certamente já ouviu dizer que ter uma espada de São Jorge na entrada de casa é sinônimo de purificação de energias ruins, ou seja, um amuleto protetor.

Espada de são Jorge na decoração
Fonte: Casa Vogue
Folhagens no hall de entrada
Fonte: Viva Decora

Decidiu como vai ser sua decoração com folhagens? Além delas trazerem naturalidade ao ambiente, elas aumentam a sensação de bem-estar em casa, são fortes aliadas na garantia de boas energias, e eu costumo chamar o cultivo delas de terapia.

Eu amo mexer com plantas em casa, mudá-las de vaso, trocar a terra, colocá-las no sol, depois na sombra, e assim por diante. Para quem também gosta, além de decorativas, as folhagens são também um hobby / lazer. 😊

Decoração com folhagens
Fonte: Revista Gama

E claro, você não precisa se prender a uma única espécie de folhagem. Os diferentes formatos, tons e texturas, quando misturados de uma forma harmônica, criam cenários tão lindos, que são capazes de se transformar no cantinho preferido de todos os moradores e visitantes do lar.

Folhagens na decoração

Folhagens na decoração

Se assim como eu, você sempre quis investir em folhagens na decoração, mas não sabia por onde começar, com essas dicas, espero ter facilitado suas escolhas. Vou deixar aqui a indicação de outros posts do blog que são relacionados com esse tema, aproveite para saber mais!

Decoração com plantas

Como criar um jardim de inverno na sua casa

Obrigada pela companhia até aqui, e até mais!

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *