Tendência mundial: Casas cada vez mais “verdes”

Meio Ambiente

A valorização da natureza na decoração de interiores é tendência em todos os cantos do mundo. Parece que todas as culturas estão passando por uma fase onde sentem a necessidade de resgatar um pouco de sua essência, e esse resgate normalmente é feito através da conexão com a natureza, com uma decoração verde.

O excesso de informações que nós recebemos no dia a dia, e o “bombardeio” de tecnologia que tem invadido a nossa vida, está tornando a sociedade muito automática, e isso está formando uma geração extremamente estressada e ansiosa.

Para fugir um pouco “dessa máquina” chamada tecnologia que nos cerca em todos os campos, a decoração de interiores está cada vez mais focada na interiorização da natureza dentro dos lares. Ou seja, transformar a sua casa em um lugar relaxante.

Isso não significa que você deve ignorar a tecnologia no interior do seu lar, mas você pode investir em detalhes que deixarão a decoração muito mais leve, natural e relaxante. Aliás, tem uma frase do Bernardo Paz, fundador do Instituto Inhotim, que resume bem isso: “Devemos voltar para a casa dos tataravôs, mas com a tecnologia dos nossos netos”.

Vamos interpretar essa afirmação? Acompanhe a seguir o desmembramento que fizemos dessa introdução para entender como você pode valorizar suas raízes na decoração, sem ignorar as modernizações atuais.

Como criar uma decoração verde?

Você pode estar se perguntando: Ok, mas, como trazer a natureza para dentro de um apartamento de 45m²? Você não precisa ter um belíssimo paisagismo ou um enorme jardim externo para criar essa atmosfera, apostando nas cores, revestimentos e elementos certos, é possível criar ambientes relaxantes e naturais, em qualquer cantinho!

De fora para dentro

Acompanhe à seguir 4 dicas que vão te ajudar a garantir uma decoração que proporcione momentos agradáveis e relaxantes aos moradores.

Cores e revestimentos

É fundamental que a escolha pelas cores e revestimentos da casa estejam conectados com a ideia de trazer a natureza para dentro. Você pode começar por revestimentos que imitam elementos naturais, como a madeira, a pedra, os tijolinhos aparentes ou o cimento queimado.

decoração natural

piso de madeira na decoração

verde na decoração

Essas três opções combinam perfeitamente com os tons de verdes que também devem invadir a decoração, e sem dúvidas trazem lembranças de revestimentos da casa de seus avós, o que vai suavemente te colocando em conexão com suas raízes.

Quanto às cores do ambiente, as neutras como branca, bege e cinza são sempre bem-vindas, e os tons terrosos e de verde também são ótimos para criar conexão com as plantas e folhagens da decoração.

casas mais verdes

decoração natural

decoração verde

Os papéis de parede tropicais também estão em alta, e acabam sendo uma extensão do jardim ou das plantas que você inclui na decoração.

papel de parede natural na decoração

papel de parede verde na decoração

papeis de parede verde

Decoração verde

Para levar a natureza para dentro da sua casa, é fundamental que você tenha plantas. Não importa se é um jardim na varanda, um vaso na sacada ou um pequeno jardim/horta vertical na decoração. O contato e o hábito de manusear as plantas, fazem bem para o corpo e a alma, e podem remeter a lembranças de quem cresceu no interior tendo contato com a terra.

decoração verde

plantas na decoração

Deixar a natureza invadir alguns espaços da sua casa, é primordial para garantir ambientes com mais vida e sensação de bem-estar. Tente incluir plantas em todos os cômodos da casa, não limitando-os apenas à sala de estar e a varanda.

plantas na decoração

A cozinha pode receber uma horta vertical, o banheiro um vaso natural, e assim em todos os ambientes. Tente trazer a natureza para todos os cantinhos, você terá uma experiência maravilhosa. Aproveite para conferir esse artigo que fala sobre jardins de inverno, e aprenda a não errar nas plantas para áreas internas: Jardim de inverno.

decoração com plantas

plantas dentro de casa

jardim interno

jardim na decoração

Iluminação natural

De novo: De fora para dentro, é assim que você vai criando ambientes cada vez mais naturais e relaxantes. Teto solar, janelas amplas e ambientes integrados causam uma sensação de clareza aos cômodos, e fazem os moradores se sentirem mais pertinho da natureza. Nada mais relaxante que uma hora no sofá sentindo o vento entrar pela janela, e a luz exterior invadir o ambiente.

decoração verde

decoração verde

A busca pela conexão com a nossa essência está totalmente ligada com as boas lembranças que nós temos. Por isso, além das plantas, ter objetos que tenham um valor sentimental na estante, ou souvenir trazidos de viagens, por exemplo, tem um poder incrível de despertar memórias e fazer você se sentir bem.

natureza na decoração

Varanda

A varanda ou sacada da casa/apartamento é uma excelente oportunidade de aproveitar a área externa do espaço para conectar-se com a natureza. Se onde você mora não tem vista externa para área verde, você pode construí-la enchendo o espaço de plantas e flores.

varanda com plantas

plantas na varanda

E aí, o que achou da ideia de garantir uma decoração verde na sua casa? É ou não é uma delícia sentir-se refugiado dentro do próprio lar? O contato com a natureza nos acalma e faz nossos dias ficarem mais leves, por isso, investir em elementos naturais na decoração da sua casa, é fundamental para garantir essa atmosfera.

Muita calmaria pra nós, obrigada pela cia, e até a próxima.

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *