Como fazer limpeza a seco no sofá de madeira rústico

Dicas

O que você vai encontrar neste artigo:

 

Limpar o sofá de madeira rústica regularmente é essencial para mantê-lo em perfeito estado. Esse processo ajuda a remover sujeiras e manchas, preservando o móvel, sobretudo sua beleza.

No entanto, é preciso ter cuidado na higienização de sofá rústico de madeira! Este material é suscetível a danos, principalmente os provocados pela água. Por isso, recomenda-se fazer uma limpeza a seco.

Afinal, como realizar a limpeza a seco de sofá de madeira rústica? A seguir, você confere dicas preciosas para colocar essa tarefa em prática. Descubra quais são e adote todas na rotina de higienização!

Imagem sofá rústico de madeira maciça 3 lugares
Foto: Iaza

Sofá de madeira rústico

O sofá de madeira rústico dá um charme especial para a decoração de maneira instantânea. Mas não é só isso, ele também é o móvel perfeito para se acomodar e relaxar após um dia intenso.

Esse móvel se destaca dos demais tipos de sofá por sua longa vida útil, já que a madeira rústica é resistente a danos, permanecendo em bom estado por muito tempo. Além disso, o material é versátil, combinando facilmente com diversos tipos de decoração, desde as rústicas até as contemporâneas.

A madeira também conta com o diferencial de ter manutenção simples, bem como de conferir um clima mais aconchegante para a decoração da sala de estar. Assim, o ambiente fica muito mais agradável.

Há diversos modelos de sofá com madeira rústica, como os com base de madeira, que dão um toque de casa de campo para a decoração, deixando esse material em evidência.

Também há modelos totalmente revestidos com couro ou tecido, com almofadas soltas ou fixas. Estas alternativas dão sofisticação para a decoração da sala de estar, complementando o ambiente em grande estilo.

Por que limpar o sofá de madeira rústico a seco?

Indica-se que a limpeza do sofá rústico de madeira seja feita a seco e há um motivo para isso: a água pode danificar o material, deixando-o com manchas. 

Além disso, se não secar totalmente, a umidade faz a fibra da madeira inchar e o material se racha, o que compromete a durabilidade do móvel. Também há o risco de mofo e bolor ao manter a madeira úmida. 

Portanto, sempre que quiser limpar móveis rústicos de madeira opte pela higienização a seco, que é eficaz e ainda protege as peças, minimizando a chance de danos.

Como fazer a limpeza de sofá de madeira rústico a seco?

O processo de higienização de sofá rústico de madeira a seco é mais simples do que muitos pensam! A seguir, apresentamos um passo a passo de tudo o que você precisa saber:

Passe o aspirador no móvel

Durante a semana, o sofá pode acumular poeira e outras sujeiras pequenas. O aspirador de pó é eficaz na remoção desses resíduos, conseguindo tirá-los tanto da superfície como dos vãos do móvel.

A recomendação geral é que passe o eletrodoméstico no móvel uma vez por semana, para realizar uma limpeza básica, e antes de fazer uma higienização mais pesada. Assim, conseguirá remover a camada superior de sujeira facilmente.

Se o sofá tiver partes removíveis, passe o aspirador de pó nelas e retire do móvel para conseguir limpar todos os seus cantos. Use um bocal mais fino para os vãos e o de tecidos para o restante do sofá.

Imagem mulher limpando o sofá com aspirador de pó
Foto: Freepik

Faça uma limpeza mais profunda

A limpeza profunda deve ser feita uma vez ao mês, no mínimo, ou sempre que quiser remover manchas. Tenha em mente que quanto mais nova for a mancha, mais simples será retirá-la. Portanto, tente fazer a limpeza assim que possível.

O método e o material utilizados dependem do revestimento do sofá. Se for o couro, recomenda-se o uso de produtos próprios para limpeza desse material. O motivo é simples: além de limpar e tirar manchas, estes produtos hidratam o couro. 

Por isso, ao utilizá-los é possível evitar o efeito de ressecado que alguns couros ganham com o passar do tempo, dando-lhe maior maleabilidade, sem comprometer sua beleza.

E o que fazer quando o sofá tem revestimento de tecido?

Se ele tiver manchas, comece a limpeza colocando bicarbonato de sódio sobre elas. Deixe repousar por 30 minutos e esfregue delicadamente com uma escova de cerdas macias. Depois, tire o excesso de bicarbonato com o aspirador de pó.

Para finalizar, borrife álcool em todo o revestimento. Trata-se de um produto que evapora fácil e rapidamente, por isso dá para utilizá-lo na limpeza. Caso queira deixar o sofá mais cheiroso, coloque uma colher de chá de amaciante ao álcool antes de borrifa-lo.

Mas atenção a um detalhe: não deixe o tecido encharcado! Deve-se borrifar a uma distância de quinze centímetros do tecido, o que possibilitará ampliar o jato, sem concentrá-lo num só local.

Além disso, tenha o cuidado de não borrifar o álcool em partes de madeira visíveis, como na base do móvel. A madeira deve ser limpa somente com um pano macio e levemente umedecido em água. Evite usar um pano muito molhado!

 

Leia também:

>>>Como conservar móveis de madeira maciça?

Dicas extras para limpar seu sofá de madeira rústica

Há outras informações sobre a limpeza que você precisa conhecer para realizar essa tarefa corretamente e com menor risco de danos ao móvel. A seguir, listamos as principais:

Imagem Sofá de Madeira Maciça 3 lugares 200cm Minas
Foto: Iaza

Não use produtos e materiais abrasivos

Não use, sob hipótese alguma, produtos abrasivos para limpar seu sofá de madeira rústico. Ótimos exemplos são os produtos químicos, escovas com cerdas duras e escovas de limpeza profunda.

Esses produtos e materiais podem riscar e manchar o móvel irreversivelmente, portanto, o melhor é evitá-los. Dessa forma, conseguirá preservar seu sofá em bom estado.

Use hidratante para couro

Caso o produto utilizado na limpeza do sofá de couro não tenha poder de hidratação, compre um hidratante separadamente. Ele é essencial porque evita o ressecamento do couro, deixando o revestimento como novo. 

Limpe as peças acessórias

Se mantiver almofadas e mantas sobre o sofá, também limpe essas peças regularmente. Neste caso, recomenda-se que siga as orientações do fabricante para acertar na higienização. De maneira geral, dá para lavar esses itens em casa, na máquina de lavar roupas, sem usar produtos alvejantes.

Conheça a variedade de móveis rústicos que a Iaza tem para a sua casa. Acesse o site e confira.

 

Leia também:

>>>Móveis de madeira maciça para deixar sua sala de estar mais sofisticada

>>>Decoração rústica para sala: confira essas dicas de móveis que não podem faltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *