Tipos de tecidos para sofás
DICAS

Guia: conheça os 8 tipos de tecidos mais usados em sofás

Os tecidos cumprem papéis importantes na decoração da casa, como trazer aconchego e versatilidade. Além de estarem presentes em vários componentes, eles dão um up no ambiente, deixando um ar de renovação sem a necessidade de grandes reformas. A mobília que mais utiliza do tecido, sem dúvidas, é o sofá. E a parte mais difícil, geralmente, é fazer a escolha do tecido. Por isso fizemos esse guia para você com 8 tipos de tecidos para usar no seu sofá. Acompanhe!

Qual é o tipo de tecido ideal para sofás?

Para decidir o melhor tecido na hora de comprar um sofá, é necessário analisar o que é essencial e o que é irrelevante para o seu bem-estar. Para começar com essa tarefa é preciso saber das desvantagens e vantagens de cada tecido. Se as vantagens suprirem seus requisitos essenciais, e as desvantagens não forem um problema para você, bingo! Esse será o tecido ideal. Então vamos conferir os tecidos para usar nos sofás e descobrir qual será o melhor para você.

  1. Couro

tecido couro características

O couro legítimo é caracterizado por sua beleza e durabilidade. Um sofá de couro, com certeza, é símbolo de muito requinte no ambiente em que for usado. O couro é resistente, fácil de limpar e possui uma alta durabilidade, com a necessidade de poucos cuidados. Não é indicado para lugares muito quentes, pois é um tipo de tecido que absorve temperatura com facilidade. Uma desvantagem é que ele é um dos tecidos mais caros para se comprar no mercado, e por ser um material natural, não se adéqua a qualquer corte.

sofa de couro legítimo

tecido couro legítimo

  1. Couro Sintético

tecido couro sintético

O couro sintético (também conhecido como courino ou couríssimo) é ótimo para quem quer se aproximar do efeito do couro verdadeiro. Além de imitar muito bem, ele também é considerado um tecido muito resistente, recomendado para pessoas que possuem alergia e animais domésticos. Ele também não absorve sujeira e é fácil de limpar. Sua principal vantagem está no seu preço, que é muito mais acessível que o couro legítimo, e suas características são bem semelhantes ao material natural.

sofá chesterfield de courino

sofá em corino

  1. Acquablock

tecido acquablock para sofás

A principal característica desse tecido é que ele é 100% impermeável. O tecido acquablock é altamente indicado para casas que ficam próximas às praias ou em áreas com piscina. Ele não acumula resíduos e fornece uma proteção ainda maior para o móvel.

Além de deixar o sofá muito elegante, esse tecido é fácil e prático de limpar, basta passar um pano úmido para manter o móvel sempre limpo.

sofá com tecido impermeável

sofá tecido impermeável

  1. Sarja

tecido sarja

O Sarja é o estilo de tecido ideal para lugares com temperaturas mais altas, pois ele não absorve o calor, permanecendo com uma temperatura agradável até mesmo nos dias quentes. Além de ser um dos tecidos mais acessíveis financeiramente, ele também é resistente. Sua desvantagem é que ele dá um visual um pouco mais carregado para o sofá.

sofá chesterfield

tecido sarja ideal para sofás

  1. Lona

tecido lona oliva

Esse também é um dos tecidos mais resistentes. Perfeito para o sofá já que ele não suja muito, devido a sua trama mais simples. A técnica para mantê-lo limpo é a mesma do Acquablok, basta passar um paninho úmido e deixar secar naturalmente. Sua desvantagem está no preço que é um pouco mais elevado comparado a outros tecidos.

sofá com tecido lona

sofá com tecido lona

  1. Veludo

tecido veludo para sofá

O veludo é um dos tecidos mais conhecidos, e também é constantemente associado à classe e luxo. Esse tecido deixa o sofá elegante e aconchegante. É altamente recomendado para salas ou lugares com baixas temperaturas, pois além de sofisticado, esse tecido também serve como um abrigo quentinho nos dias frios. Sua desvantagem é que são necessários alguns cuidados quando se trata de limpeza.

sofá em veludo chesterfield

veludo para sofá

  1. Linho

tecido linho características

Linho é um dos tipos de tecido ideal para quem é alérgico, pois ele possui propriedades antialérgicas. É um tecido muito resistente. Ele se destaca por sua tecelagem que tem um bom caimento sobre a espuma, que resulta em um acabamento uniforme, é o famoso “simples e chique”. Seu preço é variável e deve-se levar em conta que seu sofá terá a aparência de novo por longos anos, ou seja, vale a pena o investimento.

sofá com tecido linho claro

sofá em tecido linho

  1. Suede

tecido suede envelhecida rústico

O tecido em suede é sofisticado e elegante como o veludo. Possui sua maciez como particularidade, além de ser muito confortável, ter alta durabilidade e ser fácil de limpar. Consiste em um material tipo camurça sintética, feita com poliéster e sem trama, o que permite evitar o acúmulo de poeira.

É considerado um tecido perfeito para aquecer em dias frios. Mas, também pode ser indicado para lugares com temperaturas mais quentes, pois não absorve tanto calor. Uma de suas desvantagens é que ele pode manchar com mais facilidade que os outros tecidos, mas esse problema pode ser resolvido se ele for impermeabilizado. Assim, ficará mais resistente contra líquidos e umidade.

sofá com tecido suede

tecido suede ideal para sofa

Dica para limpar os tecidos

Uma técnica muito utilizada para fazer a limpeza dos tecidos é misturar água e detergente em um balde até formar uma espuma, e então aplicar apenas a espuma sobre o sofá estofado. Depois é necessário passar um pano seco, e deixar secar naturalmente ou utilizar um secador de cabelo.

No caso do veludo, é só escovar para que não se perca a maciez do tecido. Mas, na insegurança, é melhor levar para um profissional na área de limpeza de estofados.

Agora você já conheceu os tecidos mais conhecidos que são usados nos sofás. Aposto que você já tem um tecido em mente, não é? Só falta encontrar o design perfeito do seu sofá. Para isso você pode conferir esse artigo que vai te ajudar nessa outra tarefa: Guia definitivo: como escolher o sofá da sua casa.

Se estiver procurando um sofá de qualidade e com o tecido escolhido, vale a pena visitar o site da Iaza e conhecer nossos sofás de madeira. Lá você vai encontrar vários sofás maravilhosos e com vários tipos de tecidos.

Aproveita e conta pra gente nos comentários qual seria o estilo de tecido ideal para o seu sofá.

 
FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn
Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn