Telhados ecológicos: conheça as vantagens e desvantagens

Meio Ambiente

Chamadas de telhados ecológicos ou telhados verdes, essas estruturas estão se tornando cada vez mais populares entre moradores, empresas e cidades que se preocupam com a questão da sustentabilidade.

Isso porque os telhados verdes são ótimos para amenizar os impactos do desenvolvimento urbano no meio ambiente.

Porém, é claro, nem tudo são flores – se você pensa em investir em uma estrutura deste tipo, há alguns contrapontos a serem considerados. Veja neste artigo as vantagens e as desvantagens dos telhados ecológicos.

telhados ecológicos
Fonte: Chuttersnap

Vantagens

1. Melhoram o sistema de drenagem

Por conta das mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global, os períodos de chuva têm se tornado cada vez mais intensos, gerando transtornos às cidades. Por isso fazer uma boa drenagem do solo se tornou fundamental para combater alagamentos e inundações.

E é aqui que entra uma das maiores vantagens dos telhados verdes: eles são ótimas opções para complementar e aliviar os sistemas de drenagem. A água da chuva, quando atinge essa cobertura verde, é armazenada pelas plantas e substratos antes de ser liberada de volta ao meio ambiente – veja outros tipos de drenagem do solo aqui.

2. Aumentam a vida útil do telhado

Os telhados estão continuamente expostos a diversos agressores naturais, como vento, chuva, luz ultravioleta e temperaturas flutuantes. Assim, é comum que as telhas estraguem e precisem ser trocadas com frequência.

Já com as coberturas ecológicas, é possível dobrar ou até mesmo triplicar seu tempo de vida útil. A barreira da vegetação ajuda a proteger a membrana à prova d’água por baixo e garante que seu telhado funcione bem por algumas décadas.

telhados ecológicos
Fonte: Chuttersnap

3. Aumenta o desempenho térmico

Outra ótima vantagem do telhado verde é a melhora no desempenho térmico – e é impressionante a diferença que isso pode causar.

Telhado tradicionais costumam ter um isolamento térmico deficiente, levando o edifício a perder calor no inverno e esquentar demais nos meses de verão.

Tudo isso muda com o telhado ecológico porque as plantas absorvem a energia do sol, reduzindo a temperatura do telhado no verão, ao mesmo tempo em que ajudam a eficiência térmica no clima frio, bloqueando o calor no interior.

Consequentemente, você pode reduzir o uso de ar condicionado e aquecedores na sua casa, economizando energia.

4. Ajudam o meio ambiente

Com o menor uso dos equipamentos elétricos, os telhados ecológicos contribuem para minimizar as emissões de gás carbônico, um dos maiores vilões do aquecimento global.

Eles também ajudam a reduzir outras substâncias poluentes, como dióxido de enxofre, ácido nitroso e partículas de poeira, melhorando a qualidade geral do ar.

Por fim, eles são ótimos habitats para abrigar animais selvagens que habitam as cidades, como pássaros e insetos.

Desvantagens

1. Geram uma despesa maior

Infelizmente, telhados verdes tendem a ser um pouco mais caros do que as opções tradicionais. Isso porque eles exigem um suporte extra para a construção lidar com o aumento de carga.

No entanto, apesar da desvantagem inicial, ao longo do tempo essas estruturas compensam o investimento quando se leva em consideração os benefícios destacados anteriormente.

telhados ecológicos
Fonte: Chuttersnap

2. Aumentam o peso sobre o edifício

Não há dúvidas, os telhados verdes são mais pesados ​​e, por isso, requerem mais apoio estrutural para serem implementados. Normalmente, a colocação de um telhado verde poderá adicionar um peso de até 200 kg por metro quadrado em um telhado já existente. A boa notícia é que, embora algumas estruturas precisem ser adaptadas para esse aumento de carga, a maioria dos telhados planos geralmente são capazes de suportá-lo.

3. Requerem manutenção extra

Os cuidados necessários para manter um telhado ecológico podem variar bastante conforme sua complexidade e extensão, mas é claro que ele precisará de mais atenção do que uma cobertura tradicional.

Você deve tratar seu telhado verde como um jardim – portanto, lembre-se que ele exigirá rega, alimentação e capina constantes. Uma opção é contratar alguém para trabalhar no espaço. Se não for possível, saiba que cuidar de plantas e estar mais próximo da natureza são ótimas atividades terapêuticas.

Como se pode ver, os benefícios que os telhados ecológicos são capazes de gerar no ambiente e no bem-estar das pessoas parecem superar as desvantagens.

Se você ficou convencido em ter um, pesquise bem as opções e mãos à obra!

VEJA MAIS TENDÊNCIA MUNDIAL: CASAS CADA VEZ MAIS “VERDES”

Redigido por Júlia Burg

Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *