7 Ideias criativas para convite de padrinhos de casamento

Casamento

O que você vai encontrar neste artigo:

O casamento é um dos momentos mais inesquecíveis e importantes de nossas vidas, e escolher as pessoas que estarão ao nosso lado neste momento também é uma tarefa de suma importância. 

Entre inúmeros detalhes que é preciso pensar para o grande dia, o convite de padrinhos de casamento não pode ficar de lado. Portanto, para te ajudar nesta tarefa, fizemos este artigo com muito carinho, contendo 7 ideias criativas para convidar os padrinhos e madrinhas de casamento. Confira e escolha o convite preferido do casal!

Quais são os papéis dos padrinhos de casamento?

Os padrinhos são figuras recorrentes em casamentos por conta de uma tradição. Ela começou no Concílio de Trento, que foi realizado entre os anos de 1545 e 1563.

Nessa ocasião, o clero emitiu diversos decretos dogmáticos e disciplinares na Igreja Católica, abrangendo, por exemplo, o sacramento do matrimônio.

Antes do Concílio de Trento, o casal poderia afirmar que era casado se fizesse os votos em qualquer lugar, mesmo que sem testemunhas.

O Concílio determinou que o casamento só seria oficial e reconhecido pela igreja se fosse celebrado por um pároco e tivesse duas testemunhas, pelo menos. Foi aí que surgiram os padrinhos.

Com o passar do tempo, os padrinhos assumiram uma importância maior do que a de testemunha do casamento. Hoje, eles são pessoas próximas do casal e dão apoio físico e psicológico ao par, principalmente na organização do casamento.

Também são responsáveis por organizar festas de despedidas de solteiro e chás. As madrinhas participam de provas do vestido de noiva, ajudando-as nesses momentos.

No dia do casamento, os padrinhos auxiliam a equipe do cerimonial, principalmente na identificação de familiares do casal. Além disso, garantem que a festa seja mais animada!

No pós-casamento, os padrinhos mantêm a conexão com o casal pelo resto da vida. Eles funcionam como apoio e incentivo ao casal, compartilhando experiências.

Como dá para perceber, os padrinhos de casamento possuem um papel fundamental não só no dia da cerimônia, como também na vida do casal, após o grande dia. 

São aqueles que estarão sempre ao lado do casal para ajudar em todos os momentos. E a pessoa escolhida para exercer este importante papel merece um convite especial que transborda carinho. Então, vem comigo e confira as maneiras de colocar todo esse carinho no convite.

Convite com acessórios para padrinhos

Que tal preparar um convite com acessórios que seus padrinhos poderão usar não somente no casamento, mas também em outras ocasiões?

O convite das madrinhas pode conter acessórios de beleza que elas usarão no grande dia. Ótimos exemplos são um par de brincos, anel, pulseira, colar, batom, sombras, cílios postiços, rímel, esmalte, entre outros. 

E para o convite dos padrinhos, pode-se incluir a gravata e os suspensórios, ambos escolhidos pelos noivos, itens que também serão usados no dia do casamento.

No caso das madrinhas, também pode-se acrescentar uma almofadinha ou um pedacinho de tecido com a cor que a noiva escolher para a vestimenta das madrinhas. Se optar por uma paleta de cores, ela também pode ser inserida no convite. Assim fica mais fácil para a madrinha encontrar o vestido perfeito.

Imagem convite com acessórios
Imagem: Pinterest/Maria Eduarda

Convite com docinhos

Uma das formas de encantar seus padrinhos é fazer convites com docinhos! É uma maneira de agradá-los não apenas pelo convite, mas também pelo paladar.

Os chocolates e docinhos fazem parte do gosto universal, o que significa que é muito difícil os padrinhos de casamento não gostarem desse pequeno mimo. 

Portanto, elaborar uma caixinha com bombons, brigadeiros, trufas, entre outros docinhos, é sempre uma ótima ideia e tem chance reduzida de erro.

Além dessa vantagem, pode-se optar por personalizar os docinhos com uma foto dos noivos ou com letrinhas para formar a frase do convite, fazendo com que fique diferente e criativo.

Caso queira personalizar ainda mais o convite, considere escolher doces que o casal sabe que seus padrinhos gostam muito. Dessa forma, é possível agradá-los em cheio!

Convite com a bebida favorita

Uma forma super moderna e descontraída de elaborar o convite de padrinhos de casamento, é inserindo uma garrafa de alguma bebida no convite.

Nesse caso é bom saber os gostos dos padrinhos para não errar. E como padrinhos são sempre pessoas muito próximas dos noivos, fica fácil saber qual é a bebida favorita deles.

As garrafas em miniaturas de vinhos, espumantes, uísques e cervejas, entre outras bebidas, fazem muito sucesso no convite em forma de caixinha. 

Considere, por exemplo, colocar o convite e a bebida em uma caixa de madeira maciça, que é imponente e pode ser utilizada pelos padrinhos para outras finalidades, como armazenar objetos.

Essa dica pode ser usada tanto para os padrinhos quanto para as madrinhas, ou uma caixa com convite e bebidas para o casal.

Convite com charutos para padrinhos

Outro ícone que pode compor o convite dos padrinhos de casamento é o charuto. O mesmo cuidado que se deve ter no convite com bebida, também temos que ter no caso dos charutos. 

Primeiro, é necessário saber se os padrinhos gostam e que tipo ou sabor de charutos preferem. Tendo isso em mente, fica fácil fazer um convite super criativo para os padrinhos.

Dê uma atenção especial para a embalagem em que encaminhará os charutos. Prefira escolher uma personalizada e que possa ser utilizada posteriormente. Presentes com alguma utilidade são sempre as melhores alternativas!

Imagem: Pinterest/ etsy.com

Convite com item personalizado

O convite pode ficar ainda mais intimista e pessoal se tiver um objeto personalizado com o nome dos padrinhos e madrinhas. Neste caso, podem ser usados copos, canecas, taças, entre outros. 

E para exclusividade dos padrinhos, outra ótima ideia é personalizar uma carteira ou um abridor de garrafa com o nome deles. Incrível, não é?

Além de personalizar os presentes com o nome dos padrinhos, outra opção é utilizar algo que saiba que eles gostam muito, como uma imagem, um desenho, flores, enfim, qualquer coisa que demonstre a lembrança, o cuidado e a atenção com essas pessoas especiais.

Imagem: Pinterest/praisewedding.com

Convite com fotos dos padrinhos

Para alimentar ainda mais o lado emocional do convite e deixá-lo mais especial, nada melhor que uma foto da noiva com a madrinha escolhida, e do noivo com o padrinho escolhido. 

Também pode ser usada uma foto só do padrinho e só da madrinha, tendo a opção de personalizá-la e deixá-la ainda mais criativa. Há, ainda, a possibilidade de usar uma foto de algum momento especial do casal com os convidados.

O diferencial desse tipo de presente é que ele é mais pessoal e íntimo. Fica difícil resistir a um pedido para ser padrinho de casamento quando se lembra de momentos especiais e de como a relação de vocês é importante. Portanto, capriche nesse detalhe!

Para não ficar somente no lado sentimental, considere incrementar ainda mais o convite com alguma lembrancinha. Os noivos podem, por exemplo, escolher uma das opções que já citamos acima, como docinhos, bebidas, acessórios, entre outros itens que os padrinhos poderão utilizar ou consumir.

Imagem: Emotion Criativa

O ideal é que considere o orçamento disponível para o convite e lembrancinha. Se puder, monte um kit de itens e encaminhe junto com as fotos e com os pedidos.

Leia também:

>>>Casamentos diferentes do tradicional: Confira 3 opções

Convites do Fernando e da Débora

Para finalizar, resolvi compartilhar com vocês a ideia que o casal Fernando e Débora tiveram para elaborar os convites de padrinhos de casamento. A ideia deles foi publicada no blog Mariée

Quando falamos em madrinhas e padrinhos de casamento, já imaginamos aquelas fotos legais, com as roupas combinando. E esses noivos tiveram uma ideia muito legal de fazer com que os padrinhos de casamento soubessem o que vestir desde o momento em que receberam o convite.

Os convites tinham ilustrações em aquarela bem realistas de cada madrinha e padrinho na parte externa. E no interior do convite também havia orientações ilustradas que deixaram o convite ainda mais especial. Confira:

Imagem convite de madrinha de casamento com ilustração
Convite Madrinha de Casamento Fernando e Débora. Foto: Blog Marriée

Convite das madrinhas

Junto com o convite das madrinhas, foram enviados potinhos com acessórios para usar no cabelo no dia do casamento. Dentro do convite continham instruções sobre o tipo do vestido e a cor do salto. Assim como também tinham ideias de penteados para as madrinhas se inspirarem.

Imagem sugestão de penteado em convite de casamento
Convite Madrinha de Casamento Fernando e Débora. Foto: Blog Marriée

Convite dos padrinhos

Os padrinhos, junto com o convite, receberam 3 presentinhos: um suspensório preto, uma gravata borboleta e uma flor de lapela (também conhecida como boutonnière) feita a mão. E no convite de padrinhos de casamento também tinham algumas orientações de vestimentas, mostrando inclusive, como usar os acessórios que acompanharam o convite.

Imagem convite padrinho de casamento
Convite Padrinho de Casamento Fernando e Débora. Foto: Blog Marriée

Incrível, não é? Como podemos ver, existem inúmeras ideias para o convite de padrinhos de casamento. E para escolher a sua, basta analisar o orçamento separado para este fim e o estilo de decoração da sua festa de casamento. É importante, também, atentar-se para o estilo e gostos pessoais dos seus padrinhos para que a lembrança escolhida seja assertiva!

O que padrinhos podem dar de presente?

Recebeu um convite para ser padrinho de casamento e não sabe o que dar de presente para o casal? Esse é um momento de retribuir o carinho e lembrança dos noivos, escolhendo um item especial para presenteá-los.

Entre as principais opções, destaque para os móveis de madeira maciça, que são perfeitos para compor a decoração da casa nova dos noivos!

Os móveis de madeira maciça possuem características que ajudam a diferenciar essas peças. Um dos principais é a maior durabilidade, tanto que pode permanecer em perfeito estado por muitos anos, passando de geração para geração.

Caso seja um móvel de madeira maciça reflorestada, a peça é uma alternativa sustentável, que não contribui para o desmatamento de florestas nativas.

Os móveis de madeira para casa nova também chamam a atenção por terem traços únicos, seja na cor, nos veios ou nas texturas. São características que tornam as peças exclusivas e nobres. Por isso, valem muito a pena a aquisição e são ótimas dicas de presente para o casal!

Com quais móveis de madeira maciça presentear?

Há uma grande variedade de móveis de madeira maciça que os padrinhos podem presentear o casal. Entre eles, destaque para os da sala de estar e jantar, como sofás, poltronas, aparadores, racks para TV, estantes, mesas de jantar e cadeiras.

Para o quarto de casal, há opções como as camas, cômodas, poltronas e pufes. Em áreas gourmet, móveis como balcões, buffets, bancos e banquetas são ótimas dicas de compra para presentear os noivos.

Essas peças estão disponíveis em diferentes estilos. Há, por exemplo, os móveis de madeira estilo rústico, que têm como uma de suas marcas registradas a valorização das características naturais do material.

Outras opções são os móveis de madeira e ferro estilo industrial, que são modernos e ajudam a compor decorações atuais. Perfeitos para presentear casais que preferem peças diferenciadas!

Ao comprar os móveis para presentear os noivos, é importante ter em mente o estilo de decoração que ambos gostam. Dessa forma, é possível reduzir a possibilidade de erro. 

Além disso, tenha o cuidado de verificar como funciona a troca da peça, caso os noivos decidam escolher outro item. O ideal é que tenha um bom prazo para troca, possibilitando que o casal a faça com mais tranquilidade.

Você encontra móveis de madeira maciça sustentável na Iaza Móveis, que tem vasta experiência no segmento e cria peças de alta qualidade, sempre valorizando a madeira.

Os móveis possuem excelente custo-benefício e valem muito a pena o investimento para dar a alguém especial, ajudando a montar uma decoração dos sonhos e espaços muito mais funcionais!

Espero que tenha gostado deste artigo, e se gostou, não deixe de conferir este outro artigo sobre lembrancinhas para dar aos convidados do grande dia: inspire-se com ideias para lembrancinhas de casamento. Tchauzinho e até a próxima. 

Leia também:

>>>Móveis de madeira maciça: vale a pena o investimento?

Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *