Início » Design » Arte com grafite: urbanismo dentro de casa
Arte com grafite: urbanismo dentro de casa
A arte com grafite veio das ruas e hoje ocupa as galerias de arte, sendo também introduzida nas decorações de casas e apartamentos, continue a leitura e saiba tudo sobre e grafite e como incluí-lo na decoração.
O que é o grafite?
O grafite é considerado uma arte urbana caracterizada por desenhos, composta por letras ou figuras elaboradas e expressas pelo artista, transmitindo mensagens ou críticas sociais em locais públicos como muros, ruas, edifícios, paredes, ect. Por muito tempo o grafite não foi visto com “bons olhos” por ser associado à pichação, e hoje é considerada uma forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais.
Qual a sua origem?
O termo grafite é de origem italiana graffito que significa “escrita feita com carvão”, para saber como surgiu o grafite é preciso voltar milhares de anos quando os homens faziam desenhos nas cavernas.
Na modernidade a manifestação artística do grafite está relacionada ao hip-hop, chegando aos EUA na década de 70 pelas comunidades latinas, afro-americanas e jamaicanas, expressando a realidade nas ruas.
Grafite no Brasil
O grafite chegou ao Brasil no final da década de 70 em São Paulo, influenciado pela cultura norte-americana, os brasileiros não se contentaram com esse estilo degrafite, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. E hoje o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores do mundo. Inclusive, muitos artistas são reconhecidos internacionalmente pelas suas obras em diversos países.
Grafite na decoração
A arte com grafite era exclusiva das ruas e agora vem transformando casas e apartamentos com belas obras de arte, deixando os ambientes mais alegres, cheios de personalidade e atitude de forma exclusiva.
O grafite pode seguir estéticas diferentes dependendo da idade, personalidade e gosto. E por isso pode ser utilizado em diversos ambientes como quartos, quartos de adolescentes ou infantis, salas de estar, Home Office ou banheiros. Pode ser feito emparedes, divisórias, vigas, pilares, pisos ou em lugares inusitados.
A vantagem de ter a arte com grafite em casa é a durabilidade e gastos reduzidos com manutenção, visando que a tinta pode se manter intacta por anos dependendo da superfície aplicada. A técnica pode ser realizada com diferentes produtos e materiais, como spray, pincel, látex, colagem ou canetão.
E que tal residência com fachadas artísticas? Um bom grafiteiro saberá escolher e harmonizar as cores para chegar ao resultado desejado pelo cliente, essa decoração com grafite é ideal para quem quer manter a moradia em destaque.
Não existe regra para utilizar o grafite, pois a uma grande variedade de cores e traços, que são suas marcas registradas, por isso apostar em uma parede estampada com desenhos ou inscrições é uma boa alternativa, dar mais movimento e vida ao ambiente. Espero que tenham gostado, até a próxima!
Aline Baron
Universitária catarinense de 21 anos, criativa, aventureira, apaixonada por esportes. Adora redecorar ambientes e caprichar na decoração, além disso, gosta de por a mão na massa e fazer suas próprias decorações, é muito fã de DIY’S e pretende trazer essas ideias para o blog.
Veja mais artigos dela