Quarto adolescente: 5 passos para acertar na decoração

Decoração

Ah… a adolescência, uma fase conhecida por ser a mais complicada e a mais divertida ao mesmo tempo. Todo jovem sonha em ter seu próprio quarto com sua privacidade. O quarto adolescente é conhecido por ser um lugar de refúgio, onde eles podem se expressar, então é muito importante que a decoração do quarto acompanhe essa fase.

Mas, normalmente é uma tarefa difícil para os pais atingir as expectativas dos filhos na decoração do quarto. Por isso, preparamos esse artigo, com dicas incríveis de como arrasar na decoração de um quarto adolescente. Confira!

Como decorar um quarto adolescente?

Antes de tudo, é necessário olhar para o quarto na perspectiva do adolescente, imaginar o que ele ama e como gostaria do seu quarto. Afinal, adolescentes possuem gostos muito diferentes dos adultos. Já que para eles o quarto não é apenas um lugar para dormir, mas, também um lugar para fugir do mundo e das regras e expressar suas personalidades. Confira agora 5 passos incríveis para decorar um quarto adolescente.

decoração de quarto adolescente

1. Cores predominantes

Quando se fala em decorar um quarto adolescente a primeira coisa que nos vem a mente é, “que cor usar?”, e essa pergunta não possui uma resposta óbvia. Alguns gostam de cores vibrantes e colorir o quarto todo, já outros são do “quanto mais preto melhor”, e existem inúmeras formas de fazer com que ambos os estilos fiquem incríveis.

Normalmente os pais se assustam quando se fala em usar preto no quarto, dá a impressão que vai ficar algo carregado. Mas temos uma ótima notícia, o preto pode sim ser utilizado com muita elegância em vários ambientes, inclusive em um quarto adolescente. Dá uma olhada…

quarto-adolescente preto

quarto adolescente decoração preta

Nós temos um artigo exclusivo sobre como usar o preto na decoração, vale a pena conferir: Como utilizar o preto na decoração da sua casa.

Cores vibrantes também são muito bem-vindas para decorar um quarto adolescente, pois as cores vivas remetem à alegria e energias positivas. Pode-se optar por um quarto branco e abusar das cores nos objetos decorativos, mobílias e roupas de cama. Da mesma forma pode ser feito o contrário, utilizando cores nas paredes como plano de fundo e optando por cores neutras nos demais componentes.

decoração de quarto adolescente

quarto adolescente vermelho

2. Explorar as paredes

Muitos jovens gostam de explorar seu lado artístico e expressar isso nas paredes do quarto. Portanto, pode-se escolher uma das paredes como foco para deixar aflorar a imaginação e a criatividade. Alguns adolescentes amam grafite, outros amam pinturas e artesanatos ou preferem decorar com papéis de parede. E uma parede com essa decoração exclusiva deixará o quarto ainda mais especial.

quarto adolescente com parede grafitada

quarto teen com grafite

quarto adolescente com tumblr

decoração criativa em quarto adolescente

quarto tumblr de adolescente

Também é possível escolher uma parte do quarto para fazer a parede lousa. Onde o adolescente poderá expor suas ideias, organizar sua rotina e também explorar sua criatividade. Para saber mais sobre esse tipo de parede confira esse artigo: Parede lousa na decoração.

parede de lousa na decoração

parede lousa quarto adolescente

3. Área de estudos

Em algum lugar do quarto deve ser trabalhado um cantinho para dedicar aos estudos. Uma área bem organizada e com espaço suficiente, para servir inclusive como incentivo para estudar. Nesse aspecto é interessante utilizar um canto do quarto que não ocupe tanto espaço, deixando o lugar visualmente maior. A mobília utilizada para este espaço deve entrar em harmonia com o estilo de decoração escolhida para o quarto.

área de estudos no quarto

quarto adolescente - canto para estudar

quarto adolescente com espaço para estudos

4. Organização

Nós já sabemos que organização e adolescente é uma combinação rara, sendo assim, vale investir em componentes que ajudarão a manter o quarto organizado com facilidade. Como prateleiras, gavetas, caixas organizadoras e cabideiro.

organização no quarto adolescente

quarto adolescente organizado

5. Detalhes

É interessante incorporar o quarto com detalhes que o adolescente mais gosta. Por exemplo, muitos possuem vontade de viajar ou morar em outro país, então pode-se acrescentar quadros de bandeiras, globos, roupas de cama personalizadas e etc.

decoração de quarto adolescente

detalhes quarto adolescente

Nessa fase é muito comum também que os adolescentes tenham um ídolo, alguém famoso que admiram e se espelham, pode ser um cantor, uma banda, um YouTuber, entre outros. Portanto objetos decorativos personalizados ou até mesmo banners do ídolo deixarão o quarto incrível.

decoração de quarto adolescente

Essa é uma das fases mais importantes da vida, pois é na adolescência que se começa a experimentar o gosto das responsabilidades e também formar opiniões próprias. E para acompanhar essa fase tão incrível, nada melhor que ter, pelo menos um cantinho da casa, do seu jeito.

Agora que você já sabe como fazer um quarto adolescente muito estiloso, conta pra gente como seria o seu quarto ideal. Tchauzinho e até a próxima.

Sobre a autora:

Rafaela Specht

Extrovertida e animada são características que descrevem a Rafa, ela adora viajar, é catarinense e é amante da decoração de interiores, principalmente quando se trata de cores vibrantes e decorações cheias de personalidades.

Veja mais artigos dela

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *