Tudo que você precisa saber sobre pergolado de madeira

Decoração

O pergolado de madeira caiu no gosto dos brasileiros e está fazendo o maior sucesso!

Nessa época do ano a vontade de reunir os amigos para curtir um domingão de sol na área externa da casa aumenta, não é? E nem precisa ser no domingo, qualquer final de tarde ensolarada com um clima gostoso, é um bom motivo para aproveitar ao ar livre.

O pergolado de madeira está fazendo o maior sucesso na decoração de interiores, e ele pode tanto ser usado em áreas externas com piscina, para fazer um jardim ou cobrir a churrasqueira, como para completar uma varanda ou sacada gourmet. Ele pode ser vazado, ter vidro em cima, ou ainda ser coberto com plantas.

Gosta dessa ideia? Então continue acompanhando para saber tudo sobre pergolados de madeira! 😊

O que são e para que servem os pergolados de madeira?

Os pergolados de madeira são estruturas feitas com vigas e colunas de madeira, e o seu uso vem do próprio nome com origem do latim, que significa “cobertura protetora”. E é para isso que ele serve, para proteger uma área, ser abrigo. É normalmente usado para cobrir espaços na área externa.

A madeira escolhida para a montagem do pergolado, deve ser preferencialmente envernizada e impermeabilizada, já que ficará exposto ao sol e a chuva. A escolha pela cobertura ou não do pergolado, vai depender do local onde ele será instalado.

Pergolado no jardim

Talvez seja o uso mais comum dos pergolados, o jardim! E não é por acaso, afinal, ele cria um clima totalmente acolhedor e cheio de charme para a área externa da casa. Ele pode ser usado para montar um espaço com um visual extremamente acolhedor e convidativo para receber amigos e familiares, e celebrar horas deliciosas no jardim da casa.

area de lazer com pergolado
Fonte: Pinterest

Você pode aproveitar para camuflá-lo com vasos e plantas de espécies trepadeiras, que além de realçar o seu jardim, vão proteger o pergolado e garantir sombra para o local. Ou ainda para quem é apaixonado por plantas e flores, esse é um espaço perfeito para acumular coleções de suculentas, orquídeas e quaisquer que forem suas preferências.

pergolado madeira no jardim
Fonte: Pinterest
pergolado madeira decoração
Fonte: Pinterest

O pergolado de jardim também é muito usado para servir de abrigo para carros, tornando-se uma garagem funcional, que pode tanto ser usada para essa função, como varanda quando o veículo não está no local.

garagem com pergolado
Fonte: Pinterest

 

 

 

 

garagem com pergolado
Fonte: Cobrire

Pergolado na sacada/varanda

Essa é uma solução ótima para quem deseja estender a área interna para fora. Muitas sacadas hoje são cobertas e fechadas para melhor aproveitar o espaço dos pequenos apartamentos. Da mesma forma, varandas são fechadas ou cobertas com pergolados para criar um “deck” externo, e ter uma área de churrasco, de apoio a piscina, ou ainda um espaço para festas bem descontraído.

pergolado na garagem
Fonte: Casa casada
sacada pergolado
Fonte: Tua Casa
varanda com pergolado
Fonte: Ideias Decor
pergolado madeira decoração
Fonte: Viva Decora

Pergolado em eventos

Em eventos com estilo rústico, o pergolado é uma peça indispensável! Ele completa a mesa de doces com um toque super charmoso e também é muito usado em casamentos ao ar livre, para montar o altar da celebração, decorado com flores e voais, ele fica um encanto!

pergolado de madeira na decoração
Fonte: Pinterest

A madeira por si só traz aconchego onde é inserida, e por isso, incluir um pergolado de madeira na decoração, é ter a certeza de garantir um cantinho extremamente convidativo e acolhedor no espaço. se você gostou desse artigo, não deixe de conferir o post que fala sobre casas cada vez mais verdes, e sobre móveis rústicos. Se você é apaixonado por madeira na decoração como nós, não deixe de conhecer nossas opções de móveis de madeira que podem transformar a sua casa. <3

Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e por aqui compartilha uma das coisas que está adorando fazer, decorar e ajeitar o próprio ninho.

Veja mais artigos dela

10 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *