Por que escolher móveis rústicos para decorar a sua casa?

Meio Ambiente

Você gosta de exclusividade e resistência em móveis? E de se sentir mais perto da natureza, você gosta? Se as suas respostas foram sim para as duas questões anteriores, você tem bons motivos para ler esse artigo e descobrir mais sobre o que os móveis rústicos oferecem.

Foi se o tempo em que móveis rústicos eram encontrados apenas em casas de campo e na praia, hoje em dia, cada vez mais eles estão presentes em residências urbanas e até mesmo em lojas modernas. As suas principais características são resistência e a semelhança com a natureza, e são esses quesitos que nós vamos explorar nesse post e te mostrar como você pode aproveitá-los!

O que são móveis rústicos?

Móveis rústicos são móveis feitos em madeira maciça, e sua principal característica é a evidência de veios, nós e detalhes naturais que a madeira bruta apresenta.

Esses detalhes únicos, fazem desses móveis, peças exclusivas, afinal, a madeira é um material vivo e apresenta características próprias.

móveis rústicos iaza

característica rústica

Hoje em dia, a maioria dos móveis nesse estilo, são feitos com madeira maciça sustentável, o que não agride o meio ambiente, e garante uma durabilidade muito maior do que móveis feitos com madeira compensada, por exemplo.

Além da madeira, é comum encontrar móveis com estilo rústico que levam fibra natural trançada em sua composição, principalmente na produção de cadeiras e banquetas. O acabamento que é feito de forma manual, agrega ainda mais naturalidade ao móvel.

móveis rústicos iaza

móveis rústicos de madeira iaza

Por serem duráveis, os móveis com estilo rústico muitas vezes passam de geração para geração, e cada vez mais, ganham destaque em ambientes modernos.

Onde usar os móveis rústicos?

Em qualquer ambiente da casa. Isso mesmo, as peças rústicas ficam charmosas e transformam qualquer cômodo da casa. Quer ver como? Vamos te mostrar como elas podem ser usadas em cada espaço da casa, acompanhe:

Quarto: O estilo rústico é marcado pela sua naturalidade e pelo aconchego que ele proporciona aos ambientes, e quer cômodo mais propício para receber essas características do que o quarto?

Você pode tanto optar por um jogo de quarto todo rústico, como apostar em um móvel ou outro feito de madeira. A textura e os detalhes da madeira maciça completam a composição requintada e acolhedora que você deseja no quarto.

móveis rústicos no quarto

Sala de estar: Quem não quer uma sala de estar com visual de casa de campo? Sabe aqueles ambientes que te fisgam logo na chegada? As salas com móveis rústicos nos trazem a sensação deliciosa de calmaria e proximidade com a natureza, e é por isso, que eles fazem tanto sucesso nesse ambiente.

Se você já se convenceu que esse é o seu estilo, você tem mil motivos para investir em um belíssimo sofá rústico, que pode ter os braços de madeira, o que o deixa incrivelmente convidativo e charmoso, ou ser todo revestido com tecido rústico.

sofá rústico

móveis rústicos

Os móveis complementares para a sala de estar, como o rack, a mesinha de centro, mesinha lateral e estante, também podem ser feitos em madeira e ter partes em vidro ou espelho, esses detalhes ajudam a tirar um pouco do peso da madeira, e tornam o ambiente mais leve.

móveis rústicos

 

sala de estar rústica iaza móveis

Além dos móveis, a sala de estar rústica também pede uma iluminação mais íntima e a natureza rodeando todo o ambiente. Aproveite o espaço da mesa lateral e mesa de centro para incluir vasos de flores, e se não for usar esses móveis por falta de espaço, invista em arranjos maiores nos espaços vazios do ambiente.

móveis rústicos

 

Banheiro: Assim como em qualquer estilo, o banheiro deve ser decorado de forma que fique funcional para o dia a dia. E para garantir o estilo rústico nesse ambiente, você deve apostar em prateleiras ou em um armário feito em madeira bruta.

móveis de madeira no banheiro
Simples Decoração
móveis rústicos no banheiro
Casa da Valentina

Os acessórios que compõe o banheiro, como cesto de toalhas, podem ser feitos em fibra natural trançada, e o espelho pode ter moldura em madeira ou em corda, ambos contribuirão para um cômodo acolhedor.

espelho de corda no banheiro
Reprodução Pinterest

Sala de jantar: Para muitos, ela ainda é a estrela da casa. Algumas pessoas preferem unir sala de jantar, sala de estar e às vezes até a varanda/sacada em um único cômodo para criar um espaço de convivência, ou ambiente gourmet. Para ambos os casos, o estilo rústico cai como uma luva, afinal, esse estilo é o único que consegue aliar simplicidade e requinte no mesmo espaço.

Para quem deseja uma decoração de sala de jantar clássica, exuberante e inspirada na tranquilidade das casas de fazenda, os móveis rústicos são as melhores opções. As mesas de jantar de madeira maciça com acabamento rústico, são peças que fazem toda a diferença na decoração, e ainda duram anos e anos na sua casa.

Além dela, você pode completar o conjunto com cadeiras, aparador e cristaleira rústica, ambos formam uma composição encantadora e digna de uma casa maravilhosa.

sala de jantar rústica

sala de jantar rústica aiza blog

sala de jantar rústica iaza blog

Cozinha: Se o seu objetivo é transformar a cozinha no coração da casa, as cozinhas de madeira são as melhores opções. Sabe porquê? Além de serem duráveis, elas expõem veios e detalhes naturais da madeira maciça, que são responsáveis por criar um ambiente totalmente acolhedor e aconchegante.

E não dá para negar, cozinhas rústicas nos trazem lembranças deliciosas de casas de campo, de sabor caseiro, e de muito amor envolvido por cozinhar, não é verdade?

cozinhas rústicas

móveis rústicos na cozinha

Hall de entrada: Esse ambiente não precisa ser exatamente um cômodo, pode ser uma parede, um cantinho, é o primeiro espaço onde os convidados pisam na sua casa, e por isso, ele precisa surpreender! A melhor aposta para esse caso, é o aparador de madeira rústico, do qual já demos todas as dicas de como usar nesse artigo só sobre aparadores de madeira.

hall de entrada rústico

Não só no hall de entrada como em todos os ambientes da casa, você pode investir em vasos de flores, preferencialmente naturais e descontraídas sobre os móveis rústicos para destacar ainda mais o clima de casa de campo que você deseja. A natureza presente, o frescor e a tranquilidade completam uma morada maravilhosamente acolhedora e agradável.. {}

E aí, gostou de conhecer mais sobre móveis rústicos? Se ficou curioso e quer conhecer mais opções, acesse a Loja da Iaza, e conheça a linha completa que é oferecida por lá.

Até a próxima. 😊

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn
Sobre a autora:

Jociane Richter

A Joci é Relações Públicas especialista em e-commerce e marketing digital, noiva, catarinense com coração paranaense (nasceu e reside em SC, mas, cresceu e tem raízes no PR), observadora, curiosa, ciclista de final de semana, e ansiosa para construir e decorar a casa própria.

Veja mais artigos dela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FacebookPinterestWhatsAppLinkedIn